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A alfabetização e o Letramento como fenômenos distintos, mas inseparáveis e interdependentes, requer uma prática docente planejada à luz de uma nova compreensão sobre os processos cognitivos envolvidos no ato de ler e escrever. Por isso os professores devem considerar o livro como:

No que concerne ao estudo de noções de probabilidade, a finalidade, do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é promover:

O raciocínio espaço-temporal baseia-se na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica. A capacidade de identificação dessa circunstância impõe-se como:

No ensino da Geografia, na Educação Básica, é fundamental que os professores possam criar situações de aprendizagem que possibilitem o desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para que o aluno possa:

No 3º e no 4º ano o plano de ensino deve contemplar a noção de lugar em que se vive e as dinâmicas em torno da cidade, com ênfase nas diferenciações entre a vida privada e a vida pública, a urbana e a rural. Nesse momento, também são analisados:

A prática educativa e especialmente os objetivos, os conteúdos do ensino e o trabalho docente estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. Significa que a prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada:

O ensino, como atividade específica da escola, tem como propósito central a aprendizagem e o estudo dos alunos. Significa que:

As pesquisas e documentos expedidos pelo Ministério de Educação – MEC contribuíram para que parte dos professores, desenvolvessem suas práticas a partir do entendimento do quanto é imprescindível hoje se “alfabetizar letrando”, ou seja, é preciso possibilitar aos alunos:

No Ensino Fundamental, desde os Anos Iniciais, espera-se que os alunos identifiquem e estabeleçam pontos de referência para a localização e o deslocamento de objetos, construam representações de espaços conhecidos e estimem distâncias, usando, como suporte:

Para que o estudante compreenda saúde de forma abrangente, e não relacionada apenas ao seu próprio corpo, é necessário que ele seja:

O processo de aprendizagem deve levar em conta, de forma progressiva, a escola, a comunidade, o Estado e o país. É importante também que os alunos:

O ensino de História, nos anos iniciais, tem início quando a criança toma consciência da existência de um “Eu” e de um “Outro”. O exercício de separação dos sujeitos é:

A professora Marta procura formular boas perguntas que exigem de seus alunos, a busca de pesquisas, a pensarem por si mesmos, tirarem conclusões acerca da temática estudada. Ao assumir uma postura pedagógica que expressa confiabilidade, coerência, segurança a professora deve:

O professor Marcílio participa de forma sistemática e coletiva da elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola em que trabalha. Nesse sentido deve levar em conta que os planos de ensino traduzem os princípios norteadores do PPP, tornando-se:

O papel da escola ao propiciar condições para o desenvolvimento do aluno com capacidades múltiplas de interação com a sociedade, amplia suas experiências de letramento e deve possibilitar:

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