De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – DCNEF, as crianças, quase sempre, percebem o sentido das transformações corporais e culturais, afetivo-emocionais, sociais pelas quais passam. Tais transformações requerem-lhes:
Na educação escolar é preciso ter claro que são utilizados dois tipos de brinquedos: educativos e pedagógicos. Entretanto, vale a pena lembrar que eles possuem funções diferentes, apesar de serem confundidos com frequência. Os brinquedos pedagógicos pedem:
De acordo com a legislação vigente a reorganização do Ensino Fundamental de nove anos, abrange a população na faixa etária:
A atividade artística, concebida como dialética permanente entre a pesquisa e a criação, a formação e a realização, o invisível e o visível fundamenta a própria essência de uma ação artística. Uma ação artística oferece a grande quantidade de pessoas a possibilidade de uma atividade artística pessoal autêntica: às crianças das escolas, às pessoas envolvidas com práticas de amador, e, naturalmente, aos artistas profissionais. O OE precisa colaborar com outros profissionais da educação para oferecer a todos os alunos:
A escola democrática é aquela que possibilita a todos, os que nela ingressam:
A orientação educacional se destina a assistir ao educando, individualmente ou em grupo, no âmbito:
A prática educativa e especialmente os objetivos, os conteúdos do ensino e o trabalho docente estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. Significa que a prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada:
O ensino, como atividade específica da escola, tem como propósito central a aprendizagem e o estudo dos alunos. Significa que:
A OE Carla participa, sistematicamente, do planejamento bimestral, de acordo com os encaminhamentos definidos no PPP escolar que foi elaborado e é avaliado coletivamente. De acordo com o PPP “Todas as pessoas têm direito subjetivo à educação de qualidade socialmente referenciada". A este direito corresponde a obrigação:
Respeitadas as marcas singulares antropoculturais que as crianças de diferentes contextos adquirem, os objetivos da formação básica, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, de tal modo que os aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social sejam priorizados na sua formação, complementando:
A OE Marluce acompanha, sistematicamente, os processos de ensino e aprendizagem, definidos na avaliação coletiva do PPP escolar, assumidos por meio dos compromissos científicos e filosóficos partilhados no planejamento anual, com vistas à construção de uma educação integral favorecendo o sujeito como agente de mudança, qual deve levar em conta:
O OE Moisés se preocupa com os conteúdos atitudinais, o chamado currículo oculto. Nele, devem ser contemplados aspectos:
De acordo com a legislação, em vigor, o exercício da profissão de OE é privativo:
A professora Marta procura formular boas perguntas que exigem de seus alunos, a busca de pesquisas, a pensarem por si mesmos, tirarem conclusões acerca da temática estudada. Ao assumir uma postura pedagógica que expressa confiabilidade, coerência, segurança a professora deve:
O professor Marcílio participa de forma sistemática e coletiva da elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola em que trabalha. Nesse sentido deve levar em conta que os planos de ensino traduzem os princípios norteadores do PPP, tornando-se: