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A didática é tratada nesta avaliação, como um ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva o estudo sistemático da didática como teoria do processo de ensino, deve levar em conta:

Os conteúdos de ensino devem retratar a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em:

Durante o período a chamada Idade Média, na Europa Ocidental, os laços de fidelidade, conhecidos como relações de vassalagem, difundiram-se como forma predominante das relações sociais aristocráticas da época. Tais relações foram assinaladas, exceto:

A partir do século XV, a expansão marítima portuguesa pode ser entendida como parte do contexto maior de expansão comercial da Europa. Dentre as peculiaridades, que favoreceram Portugal neste processo, não está:

Em 14 de julho de 1789, uma multidão invadiu a Bastilha, uma prisão praticamente desativada. A tomada da Bastilha pela população foi um ato de enorme importância, pois simbolizou o levante popular contra o Absolutismo. Das seguintes mudanças aprovadas pela Assembleia, durante o momento revolucionário e antes da Convenção Nacional, não está:

A proclamação de independência não ocorreu da noite para o dia. Em uma série de situações e de diferentes sujeitos históricos a situação colonial foi questionada. A respeito desse tema, analise as proposições a seguir:

I – Um grupo de indivíduos favoráveis à independência e contrários ao retorno das medidas controladoras por parte de Portugal, incentivados pelos ideais liberais e republicanos do Iluminismo e da Revolução Francesa, formaram o primeiro partido da colônia: O Partido Republicano. Apesar de não ter as características de um partido político da atualidade, esse agrupamento foi fundamental para fortalecer o processo de independência e representar os interesses dos burgueses brasileiros e portugueses que residiam no Brasil.

II – Apesar das reações negativas, por parte da cúpula política em Portugal, à decisão de dom Pedro de continuar no Brasil, no início da década de 1820, o avanço no rompimento das relações metropolitanas com Portugal ainda esbarrava em decisões políticas dentro do território americano. Por este motivo, as tropas portuguesas na colônia não manifestaram nenhuma reação contrária a dom Pedro e a organização política continuou com funcionários brasileiros e portugueses.

III – O processo pela independência brasileira foi marcado pelos ideais e transformações que ocorriam no mundo Ocidental, entre o fim do século XVIII e início do século XIX. Livre do controle metropolitano, como em décadas anteriores, o Brasil passou a se integrar cada vez mais aos principais centros econômicos do período. Os desdobramentos da Revolução Francesa e das guerras napoleônicas, com a transferência da Corte e da família real para o Brasil, aceleraram o movimento de independência da colônia

Com base nas proposições anteriores, assinale:

O pretexto para deflagração da guerra foi o assassinato do príncipe herdeiro do Império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando, e de sua esposa, na cidade de Saravejo, capital da Bósnia, cometido por um nacionalista sérvio do grupo Mão Negra, em 28 de junho de 1914. No entanto, a eclosão da guerra não se tratou de um ato intempestivo, pois a guerra só foi declarada um mês depois dos assassinatos. Várias nações se envolveram no conflito, refletindo as diferentes conjunturas vividas na Europa antes da eclosão da guerra. Fizeram parte dessas conjunturas, exceto:

O saber pertence à classe social que o produz pelo seu trabalho e deve ser por ela reapropriado, recuperando:

O professor Waldir utiliza os jogos pedagógicos conforme definido no PPP escolar, com base nas orientações dos PCN. Assim sendo, ele deve planejar as atividades lúdicas, oferecendo aos estudantes as condições para as aprendizagens significativas, advindas de situações pedagógicas intencionais. É importante ressaltar que essas aprendizagens, de natureza diversa, devem ocorrer:

Leia a seguir um trecho da carta do papa Gregório III a São Bonifácio, em 732, a respeito da cristianização dos germânicos:

"Ordenamos-te, portanto, conforme aos estatutos dos santos cânones, à medida que cresce a multidão dos fiéis, que nomeies bispos em nome da sede apostólica, mas com uma piedosa consideração, a fim de que a dignidade episcopal não seja aviltada [...]."

Carta do papa Gregório III a São Bonifácio [732]. CARPENTIER, J.; LEBRUN, F. Histoire de l'Europe. Paris: Seuil, 1990. p. 149-150. [Texto adaptado].

Entre os séculos VI e X, a Igreja Católica medieval fortaleceu seu poder na Europa e dentre as causas deste fortalecimento está a conversão de reinos europeus. O processo de evangelização aconteceu:

Em nossa contemporaneidade, a Igreja Católica busca se aproximar cada vez mais dos fiéis e se mostrar um pouco mais flexível diante das novas demandas sociais. Contudo, nem sempre foi este tipo de política que norteou a Igreja. Durante a Baixa Idade Média, divergências teológicas e o surgimento de novos valores resultaram em contestações a Igreja, tais como:

“Em 1784, um jornalista de Berlim perguntou ao filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) sobre o significado de um termo que começava a entrar em voga na segunda metade do século XVIII: 'O que é o Iluminismo?'. A resposta nos ajuda muito a compreender esse conceito e o movimento de renovação de ideias que tomou corpo naquela época."

VAINFAS, Ronaldo [Org.]. História: o longo século XIX. São Paulo: Saraiva, 2010. v. 2. p. 11.

Do conjunto de ideias que predominaram entre os iluministas, pode ser considerado valor fundamental nesse movimento:

“Podemos ver o movimento como uma transição. Devemos encarar, através da destruição das máquinas, os motivos dos indivíduos que brandiam as marretas. Enquanto um 'movimento do próprio povo', fica-se surpreendido não com seu atraso, mas com sua maturidade crescente.

[...] Foi uma fase de transição em que as águas do sindicalismo, represadas pelas Leis de Associação, lutaram por irromper e se converter numa presença manifesta e explícita."

THOMPSON, Edward Palmer. Um exército de justiceiros. In: THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. v. 3. p. 179. [Texto adaptado].

As proposições do texto anterior podem ser associadas ao movimento do início do século XIX, na Inglaterra, conhecido como:

No Brasil, com o fim do regime militar, iniciava-se a fase política designada como Nova República. Em 1986, foi elaborado o seguinte plano econômico:

“Foi o primeiro dos planos econômicos a ser lançado para tentar sanar a crise inflacionária brasileira dos anos 1980. Caracterizou-se por substituir a moeda corrente, além de congelar o valor de aluguéis e hipotecas por um ano; estabelecer um reajuste salarial conforme aumento determinado da inflação; criar o seguro-desemprego; instituir o congelamento por tempo indeterminado dos preços – medida considerada carro-chefe do plano."

ALVES, Alexandre (Org.). Conexões com a história. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2015. p. 683. [Texto adaptado].

O plano descrito anteriormente ficou conhecido como:

O processo didático caracterizado como mediação escolar, perpassado pelos objetivos-conteúdos-métodos, apoiado no processo de ensino e aprendizagem, deve ter em vista as finalidades da educação em nossa sociedade. Assim sendo os objetivos devem:

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