Ir para o conteúdo principal

A proclamação de independência não ocorreu da noite para o dia. Em uma série de situações e de diferentes sujeitos históricos a situação colonial foi questionada. A respeito desse tema, analise as proposições a seguir:

I – Um grupo de indivíduos favoráveis à independência e contrários ao retorno das medidas controladoras por parte de Portugal, incentivados pelos ideais liberais e republicanos do Iluminismo e da Revolução Francesa, formaram o primeiro partido da colônia: O Partido Republicano. Apesar de não ter as características de um partido político da atualidade, esse agrupamento foi fundamental para fortalecer o processo de independência e representar os interesses dos burgueses brasileiros e portugueses que residiam no Brasil.

II – Apesar das reações negativas, por parte da cúpula política em Portugal, à decisão de dom Pedro de continuar no Brasil, no início da década de 1820, o avanço no rompimento das relações metropolitanas com Portugal ainda esbarrava em decisões políticas dentro do território americano. Por este motivo, as tropas portuguesas na colônia não manifestaram nenhuma reação contrária a dom Pedro e a organização política continuou com funcionários brasileiros e portugueses.

III – O processo pela independência brasileira foi marcado pelos ideais e transformações que ocorriam no mundo Ocidental, entre o fim do século XVIII e início do século XIX. Livre do controle metropolitano, como em décadas anteriores, o Brasil passou a se integrar cada vez mais aos principais centros econômicos do período. Os desdobramentos da Revolução Francesa e das guerras napoleônicas, com a transferência da Corte e da família real para o Brasil, aceleraram o movimento de independência da colônia

Com base nas proposições anteriores, assinale:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282