A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso:
Conforme os RCNEI para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que dentre outros procedimentos de ensino o professor considere, na organização do trabalho educativo:
Os RCNEI orientam que a avaliação na educação infantil deve contemplar o esforço do professor em:
A professora Mariana seguindo as recomendações dos RCNEI, contempladas no PPP escolar, desenvolve as atividades curriculares por meio de projetos. Os projetos permitem:
Quanto menores forem as crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão diretamente associadas aos:
A instituição de educação infantil deve ajudar as crianças a organizarem melhor as suas informações e estratégias, bem como proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos. O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro lado corresponde a uma necessidade social de:
O profissional do ensino deve fundamentar a sua prática:
Quando se transforma a vida de aula e da escola, de modo que se possa vivenciar práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que induzam à solidariedade, à colaboração, à experimentação compartilhada, assim como a outro tipo de relações com o conhecimento e com a cultura que estimulem a busca, a comparação, a iniciativa e a criação, identifica-se as características de uma Pedagogia:
Se cabe ao professor fazer uma re-seleção dos conteúdos a partir do que lhe é sugerido na programação oficial que tem como base o Projeto Político Pedagógico (PPP) escolar, é preciso que ele tenha:
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda:
A intervenção intencional baseada na observação das brincadeiras das crianças, oferecendo-lhes material adequado, assim como um espaço estruturado para brincar deve permitir:
O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe:
A professora Fátima seguindo as recomendações dos RCNEI, contempladas no Projeto Político Pedagógico (PPP escolar), informa sempre as crianças acerca de suas competências, valorizando os seus esforços e oferecendo os meios para o aperfeiçoamento de seus limites, encorajando-as a evoluírem em função de seus progressos e dos próprios esforços, evitando colocá-las em situações de comparação. Desta forma a professora está utilizando uma avaliação:
O conhecimento científico socialmente construído e acumulado historicamente apresenta um modo:
A percepção dos componentes da paisagem local e de outras paisagens pode se ampliar na medida em que as crianças aprendem a: