Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A brincadeira é uma linguagem infantil que mantém um vínculo essencial com aquilo que é o “não-brincar”. Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso:

Conforme os RCNEI para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que dentre outros procedimentos de ensino o professor considere, na organização do trabalho educativo:

Os RCNEI orientam que a avaliação na educação infantil deve contemplar o esforço do professor em:

A professora Mariana seguindo as recomendações dos RCNEI, contempladas no PPP escolar, desenvolve as atividades curriculares por meio de projetos. Os projetos permitem:

Quanto menores forem as crianças, mais suas representações e noções sobre o mundo estão diretamente associadas aos:

A instituição de educação infantil deve ajudar as crianças a organizarem melhor as suas informações e estratégias, bem como proporcionar condições para a aquisição de novos conhecimentos matemáticos. O trabalho com noções matemáticas na educação infantil atende, por um lado, às necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro lado corresponde a uma necessidade social de:

O profissional do ensino deve fundamentar a sua prática:

Quando se transforma a vida de aula e da escola, de modo que se possa vivenciar práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que induzam à solidariedade, à colaboração, à experimentação compartilhada, assim como a outro tipo de relações com o conhecimento e com a cultura que estimulem a busca, a comparação, a iniciativa e a criação, identifica-se as características de uma Pedagogia:

Se cabe ao professor fazer uma re-seleção dos conteúdos a partir do que lhe é sugerido na programação oficial que tem como base o Projeto Político Pedagógico (PPP) escolar, é preciso que ele tenha:

Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda:

A intervenção intencional baseada na observação das brincadeiras das crianças, oferecendo-lhes material adequado, assim como um espaço estruturado para brincar deve permitir:

O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe:

A professora Fátima seguindo as recomendações dos RCNEI, contempladas no Projeto Político Pedagógico (PPP escolar), informa sempre as crianças acerca de suas competências, valorizando os seus esforços e oferecendo os meios para o aperfeiçoamento de seus limites, encorajando-as a evoluírem em função de seus progressos e dos próprios esforços, evitando colocá-las em situações de comparação. Desta forma a professora está utilizando uma avaliação:

O conhecimento científico socialmente construído e acumulado historicamente apresenta um modo:

A percepção dos componentes da paisagem local e de outras paisagens pode se ampliar na medida em que as crianças aprendem a:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282