Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A didática é tratada nesta avaliação, como um ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva o estudo sistemático da didática como teoria do processo de ensino, deve levar em conta:

Os conteúdos de ensino devem retratar a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em:

A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a frequentam, indiscriminadamente, elementos da cultura que enriquecem o seu desenvolvimento e inserção social. Deste modo estará cumprindo um papel:

Nas instituições que oferecem a Educação Infantil é necessário organizar o tempo didático, ou seja, o tempo de trabalho educativo realizado com as crianças. A rotina deve envolver:

A prática educativa deve se organizar de forma que as crianças de zero a três anos de idade desenvolvam várias capacidades, dentre elas:

A professora Flávia segue as orientações dos RCNEI que recomendam que ela ajude as crianças a combinar e cumprir regras, na faixa etária de quatro a seis anos de idade a fim de desenvolverem:

De acordo com as recomendações dos RCNEI, o trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para:

O saber pertence à classe social que o produz pelo seu trabalho e deve ser por ela reapropriado, recuperando:

O professor Waldir utiliza os jogos pedagógicos conforme definido no PPP escolar, com base nas orientações dos PCN. Assim sendo, ele deve planejar as atividades lúdicas, oferecendo aos estudantes as condições para as aprendizagens significativas, advindas de situações pedagógicas intencionais. É importante ressaltar que essas aprendizagens, de natureza diversa, devem ocorrer:

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) as crianças possuem uma natureza singular, que as caracteriza como seres que:

As crianças que apresentam necessidades especiais (portadores de deficiência mental, auditiva, visual, física e deficiência múltipla, e portadores de altas habilidades) devem ser atendidas:

As diferentes aprendizagens se dão por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento, e este processo é protagonizado pelas crianças quando:

O professor Fábio segue os RCNEI e assim cuida de sua expressão e posturas corporais ao se relacionar com as crianças de três anos de idade. Deste modo ele deve:

A professora Márcia promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. Desta forma a professora deve ter como um dos objetivos básicos propiciar:

As situações de aprendizagem no cotidiano das creches e pré-escolas podem ser organizadas de três maneiras: as atividades permanentes, os projetos e as sequências de atividades. As sequências de atividades são:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282