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A alfabetização como a apropriação do sistema de escrita, pressupõe a compreensão do princípio alfabético, indispensável ao domínio da leitura e da escrita. Nesta perspectiva o letramento, por sua vez, é definido como:

Conforme os documentos do MEC que circulam nas redes sociais a alfabetização em Matemática deve ser conceituada como:

Em relação aos números naturais, os alunos têm oportunidade de ampliar ideias e procedimentos relativos a contagem, comparação, ordenação, estimativa e operações que os envolvem. Pela análise das regras de funcionamento do sistema de numeração decimal, os alunos podem:

Por meio de temas de trabalho, o processo de ensino e aprendizagem na área de Ciências Naturais pode ser desenvolvido dentro de contextos social e culturalmente relevantes, que potencializam a aprendizagem:

Para a sociedade brasileira atual, a questão da identidade tem se tornado um tema de dimensões abrangentes, uma vez que se vive um extenso processo migratório que tem desarticulado formas tradicionais de relações sociais e culturais. Nesse processo migratório, a perda da identidade tem apresentado situações:

A perspectiva crítica do ensino de Geografia, nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer a orientação do professor, no sentido de mobilizar as situações de aprendizagem para desenvolver:

O profissional do ensino deve fundamentar a sua prática:

Quando se transforma a vida de aula e da escola, de modo que se possa vivenciar práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que induzam à solidariedade, à colaboração, à experimentação compartilhada, assim como a outro tipo de relações com o conhecimento e com a cultura que estimulem a busca, a comparação, a iniciativa e a criação, identifica-se as características de uma Pedagogia:

Se cabe ao professor fazer uma re-seleção dos conteúdos a partir do que lhe é sugerido na programação oficial que tem como base o Projeto Político Pedagógico (PPP) escolar, é preciso que ele tenha:

A professora Ivonete costuma planejar e organizar saraus literários nos quais as crianças escolhem textos (histórias, poesias, parlendas) para contar ou recitar no dia do encontro. De acordo com os documentos do Ministério de Educação (MEC), a professora está:

Os jogos constituem-se como uma forma interessante de ensinar e aprender, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo, favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e estimula a busca de soluções. Dentre outros benefícios os jogos devem propiciar:

As atividades de leitura, escrita, comparação e ordenação de notações numéricas devem tomar como ponto de partida os números que a criança conhece ao ingressar no Ensino Fundamental. Esse trabalho pode ser feito por meio de atividades em que o professor:

Para que o aluno compreenda a integridade do corpo, é importante estabelecer relações entre os vários processos vitais, e destes com o ambiente, a cultura ou a sociedade. São essas relações que estão expressas:

A categoria território deve mobilizar os alunos a compreenderem que deve ser trabalhada, conforme os PCN, enquanto:

A didática é tratada nesta avaliação, como um ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva o estudo sistemático da didática como teoria do processo de ensino, deve levar em conta:

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