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As pessoas da organização que formam o corpo funcional contribuem para a instalação de um clima favorável que conduz a resultados. Alguns autores entendem que há três fatores: (1) equidade, (2) realização e (3) companheirismo que as pessoas desejam na organização e que contribuem para um clima positivo. Acerca desses fatores, analise as assertivas abaixo.

I. Companheirismo é a busca por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção na posição.
II. Realização é saber que o reconhecimento positivo do trabalho funciona como agente estimulador.
III. Equidade é a percepção que os funcionários têm dos seus superiores quanto a ações justas na sua relação com a estrutura social: remuneração e avaliação de desempenho.
IV. Realização é entender que o melhor clima possível elimina o conflito, que só traz instabilidade e incerteza.

É correto o que se afirma em

Os costumes, as tradições e a maneira usual de fazer as coisas em uma organização dependem muito do que foi feito antes e do grau de sucesso que foi então alcançado. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Muitas organizações estão migrando de sistemas tradicionais para sistemas baseados em competências. Essa tendência é mundial e tem sido seguida por empresas de todos os ramos de atividade e de todos os portes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

A Industrialização Clássica e Neoclássica e a era da Informação, cada uma delas, encaravam as pessoas e a estrutura organizacional com abordagens distintas. Nesse sentido, a área de pessoal passou por três etapas: Relações Industriais, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Sobre esse assunto, correlacione às colunas utilizando–se das siglas da Coluna A e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna A

RI. Relações Industriais.
RH. Recursos Humanos.
GP. Gestão de Pessoas.
Coluna B

( ) Terceirização de atividades não essenciais (outsourcing) e papel de consultoria interna.
( ) Surgem órgãos destinados a fazer cumprir as exigências legais a respeito do emprego.
( ) Além das tarefas operacionais e burocráticas, desenvolvem funções operacionais e táticas, como órgãos prestadores de serviços especializados.
( ) Cuidam do recrutamento, seleção, treinamento, avaliação, remuneração, higiene e segurança do trabalho e de relações trabalhistas e sindicais com certa centralização e monopólio dessas atividades.
( ) Outras tarefas são acrescentadas como o relacionamento da organização com os sindicatos.

Há inúmeros fatores intervenientes que provocam significativas alterações no planejamento de Gestão de Pessoas. Acerca desses fatores, assinale a alternativa correta.

Há critérios que servem como padrão para avaliação do treinamento. Sobre eles, assinale a alternativa correta.

As organizações, hoje, precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível, de forma que esse valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado. A pesquisa de clima deve contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais. A respeito do assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A variável “o trabalho em si” avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os diversos setores da instituição.

( ) Conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário e distribuição de tarefas é medida pela variável “estilo gerencial”.

( ) A variável “orientação para resultados” mede uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.

( ) A variável “qualidade de vida no trabalho” avalia o grau de preocupação da empresa sobre as condições biopsicossociais do trabalhador na empresa.

( ) A variável “condições físicas de trabalho” avalia a percepção e satisfação dos funcionários quanto às estratégias de prevenção e controle sobre os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais a que estão sujeitos os colaboradores.

Não se pode ignorar os aspectos potencialmente disfuncionais da cultura, que afetam a eficácia da organização. Sobre esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A cultura torna–se um passivo quando os valores compartilhados não estão em concordância com aqueles que poderiam melhorar a eficácia da organização.
( ) Tradicionalmente, os fatores básicos que norteavam as decisões sobre aquisições e fusões estavam relacionados a vantagens financeiras ou à sinergia de produtos e não levavam em consideração a compatibilidade cultural. Atualmente, isso mudou.
( ) A cultura torna–se um passivo quando nas aquisições e fusões as culturas das empresas tiverem compatibilidade entre si.
( ) A cultura tornar–se–á um passivo quando, na contratação de novos funcionários, esses não buscarem se enquadrar à organização, isto é, não aceitarem os valores essenciais da cultura organizacional.
( ) A cultura torna–se um passivo quando limita a amplitude de valores e estilos aceitáveis, exercendo pressão sobre a conformidade dos funcionários.

Leia o texto abaixo para responder à questão 94.

O currículo pode ser definido como: “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes”.
Moreira e Silva, 1994. In: PARECER CNE/CEB nº 7/2010.

A fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas. Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos” e correspondem

A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político–pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, pois o currículo constitui base importante para o trabalho pedagógico. Um currículo, de acordo com o proposto pelo Parecer CNE/CEB nº 7/2010, que se pretende democrático, deve visar

Há mais de 10 anos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) atribuíram à escola, entre outras funções, a de ensinar os alunos a se relacionarem de maneira seletiva e crítica com o universo das informações a que têm acesso no seu cotidiano. Informações essas que emergem das mais variadas fontes e, hoje, de modo espacial, das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Buscando potencializar a inserção dessas tecnologias no currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 13 de julho de 2010, apontam que as disciplinas que compõem o currículo devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo “que as tecnologias de informação e comunicação perpassem, transversalmente, a proposta curricular, (...) imprimindo direção aos projetos políticopedagógicos” (BRASIL, 2010). Essas propostas pedagógicas e políticas buscam

Pensar em escola e educação hoje, no Brasil, é pensar

em qualidade de ensino e de serviços prestados à

sociedade em constante transformação. A qualidade dos

serviços oferecidos por meio da educação depende da

qualidade das relações humanas. O desafio que se coloca

ao Projeto Político–Pedagógico da escola é o de propiciar

uma boa qualidade para todos. O Projeto PolíticoPedagógico,

na perspectiva da gestão participativa, pode

contribuir para a qualidade dos serviços oferecidos na

escola e, para isto, é necessário

O movimento da inclusão social vem defendendo, simultaneamente, o direito à igualdade e à diferença, pois o desenvolvimento humano dá–se em função das trocas entre parceiros sociais, por meio de processos de interação e mediação. O homem não se constrói na ausência do outro. Nessa perspectiva, no caso das pessoas com deficiência, interessa

Avaliação de desempenho é uma ferramenta indispensável no contexto organizacional nas instituições públicas e privadas. É um diagnóstico sistematizado sobre a relação de compromisso existente entre os indivíduos e a organização e sobre os incidentes críticos, tanto positivos quanto negativos, que ocorrem ao longo de um período. Como tal, ela serve para

No Projeto Político–Pedagógico, deve–se conceber a

organização do espaço físico da instituição escolar de tal

modo que este seja compatível com as características de

seus sujeitos, além da natureza e das finalidades da

educação, deliberadas e assumidas pela comunidade

educacional. A noção de espaço foi sendo reconstruída,

ressignificada, enriquecida, deixando de ser vista apenas

em sua dimensão geométrica para assumir a dimensão

social. Sobre o espaço físico das instituições

educacionais, assinale a alternativa incorreta.

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