As pessoas da organização que formam o corpo funcional
contribuem para a instalação de um clima favorável que
conduz a resultados. Alguns autores entendem que há
três fatores: (1) equidade, (2) realização e (3)
companheirismo que as pessoas desejam na organização
e que contribuem para um clima positivo. Acerca desses
fatores, analise as assertivas abaixo.
I. Companheirismo é a busca por relações amistosas,
porque assim há maiores possibilidades de
manutenção na posição.
II. Realização é saber que o reconhecimento positivo
do trabalho funciona como agente estimulador.
III. Equidade é a percepção que os funcionários têm
dos seus superiores quanto a ações justas na sua
relação com a estrutura social: remuneração e
avaliação de desempenho.
IV. Realização é entender que o melhor clima possível
elimina o conflito, que só traz instabilidade e
incerteza.
É correto o que se afirma em
Os costumes, as tradições e a maneira usual de fazer as coisas em uma organização dependem muito do que foi feito antes e do grau de sucesso que foi então alcançado. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Muitas organizações estão migrando de sistemas tradicionais para sistemas baseados em competências. Essa tendência é mundial e tem sido seguida por empresas de todos os ramos de atividade e de todos os portes. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
A Industrialização Clássica e Neoclássica e a era da
Informação, cada uma delas, encaravam as pessoas e a
estrutura organizacional com abordagens distintas. Nesse
sentido, a área de pessoal passou por três etapas:
Relações Industriais, Recursos Humanos e Gestão de
Pessoas. Sobre esse assunto, correlacione às colunas
utilizando–se das siglas da Coluna A e, em seguida,
assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Coluna A
RI. Relações Industriais.
RH. Recursos Humanos.
GP. Gestão de Pessoas.
Coluna B
( ) Terceirização de atividades não essenciais
(outsourcing) e papel de consultoria interna.
( ) Surgem órgãos destinados a fazer cumprir as
exigências legais a respeito do emprego.
( ) Além das tarefas operacionais e burocráticas,
desenvolvem funções operacionais e táticas, como
órgãos prestadores de serviços especializados.
( ) Cuidam do recrutamento, seleção, treinamento,
avaliação, remuneração, higiene e segurança do
trabalho e de relações trabalhistas e sindicais com
certa centralização e monopólio dessas atividades.
( ) Outras tarefas são acrescentadas como o
relacionamento da organização com os sindicatos.
Há inúmeros fatores intervenientes que provocam significativas alterações no planejamento de Gestão de Pessoas. Acerca desses fatores, assinale a alternativa correta.
Há critérios que servem como padrão para avaliação do treinamento. Sobre eles, assinale a alternativa correta.
As organizações, hoje, precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores no mais elevado nível, de forma que esse valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado. A pesquisa de clima deve contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais. A respeito do assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A variável “o trabalho em si” avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os diversos setores da instituição.
( ) Conhecer a percepção e a atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário e distribuição de tarefas é medida pela variável “estilo gerencial”.
( ) A variável “orientação para resultados” mede uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões.
( ) A variável “qualidade de vida no trabalho” avalia o grau de preocupação da empresa sobre as condições biopsicossociais do trabalhador na empresa.
( ) A variável “condições físicas de trabalho” avalia a percepção e satisfação dos funcionários quanto às estratégias de prevenção e controle sobre os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais a que estão sujeitos os colaboradores.
Não se pode ignorar os aspectos potencialmente
disfuncionais da cultura, que afetam a eficácia da
organização. Sobre esse assunto, marque V para
verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A cultura torna–se um passivo quando os valores
compartilhados não estão em concordância com
aqueles que poderiam melhorar a eficácia da
organização.
( ) Tradicionalmente, os fatores básicos que norteavam
as decisões sobre aquisições e fusões estavam
relacionados a vantagens financeiras ou à sinergia
de produtos e não levavam em consideração a
compatibilidade cultural. Atualmente, isso mudou.
( ) A cultura torna–se um passivo quando nas
aquisições e fusões as culturas das empresas
tiverem compatibilidade entre si.
( ) A cultura tornar–se–á um passivo quando, na
contratação de novos funcionários, esses não
buscarem se enquadrar à organização, isto é, não
aceitarem os valores essenciais da cultura
organizacional.
( ) A cultura torna–se um passivo quando limita a
amplitude de valores e estilos aceitáveis, exercendo
pressão sobre a conformidade dos funcionários.
Leia o texto abaixo para responder à questão 94.
O currículo pode ser definido como: “experiências
escolares que se desdobram em torno do conhecimento,
permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências
e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente
acumulados e contribuindo para construir as identidades dos
estudantes”.
Moreira e Silva, 1994. In: PARECER CNE/CEB nº 7/2010.
A fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas. Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos” e correspondem
A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político–pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, pois o currículo constitui base importante para o trabalho pedagógico. Um currículo, de acordo com o proposto pelo Parecer CNE/CEB nº 7/2010, que se pretende democrático, deve visar
Há mais de 10 anos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) atribuíram à escola, entre outras funções, a de ensinar os alunos a se relacionarem de maneira seletiva e crítica com o universo das informações a que têm acesso no seu cotidiano. Informações essas que emergem das mais variadas fontes e, hoje, de modo espacial, das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Buscando potencializar a inserção dessas tecnologias no currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 13 de julho de 2010, apontam que as disciplinas que compõem o currículo devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo “que as tecnologias de informação e comunicação perpassem, transversalmente, a proposta curricular, (...) imprimindo direção aos projetos políticopedagógicos” (BRASIL, 2010). Essas propostas pedagógicas e políticas buscam
Pensar em escola e educação hoje, no Brasil, é pensar
em qualidade de ensino e de serviços prestados à
sociedade em constante transformação. A qualidade dos
serviços oferecidos por meio da educação depende da
qualidade das relações humanas. O desafio que se coloca
ao Projeto Político–Pedagógico da escola é o de propiciar
uma boa qualidade para todos. O Projeto PolíticoPedagógico,
na perspectiva da gestão participativa, pode
contribuir para a qualidade dos serviços oferecidos na
escola e, para isto, é necessário
O movimento da inclusão social vem defendendo, simultaneamente, o direito à igualdade e à diferença, pois o desenvolvimento humano dá–se em função das trocas entre parceiros sociais, por meio de processos de interação e mediação. O homem não se constrói na ausência do outro. Nessa perspectiva, no caso das pessoas com deficiência, interessa
Avaliação de desempenho é uma ferramenta indispensável no contexto organizacional nas instituições públicas e privadas. É um diagnóstico sistematizado sobre a relação de compromisso existente entre os indivíduos e a organização e sobre os incidentes críticos, tanto positivos quanto negativos, que ocorrem ao longo de um período. Como tal, ela serve para
No Projeto Político–Pedagógico, deve–se conceber a
organização do espaço físico da instituição escolar de tal
modo que este seja compatível com as características de
seus sujeitos, além da natureza e das finalidades da
educação, deliberadas e assumidas pela comunidade
educacional. A noção de espaço foi sendo reconstruída,
ressignificada, enriquecida, deixando de ser vista apenas
em sua dimensão geométrica para assumir a dimensão
social. Sobre o espaço físico das instituições
educacionais, assinale a alternativa incorreta.