Na sociedade atual, entendendo–a como sociedade do conhecimento, numa instituição educacional, a ação de planejar é
As novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) prometem gerar uma transformação radical da vida em sociedade ao permitir que todos falem e se façam ouvir, condição–chave para a construção de uma sociedade participativa e igualitária a todos os cidadãos. Por esse motivo, há necessidade de oportunizar o acesso ao mundo digital e virtual a todos, sem exclusão. A educação a distância (EAD) é aquela que ocorre quando o ensinante e o aprendente
Na organização dos conhecimentos escolares, o enfoque
globalizador tem suas raízes no pensamento educativo de
Decroly, estando vinculado aos centros de interesses e à
intenção de proporcionar aos alunos a possibilidade de
compreender os conteúdos de ensino de forma global,
mais totalizadora e contextualizada, não fragmentada. São
propostas que se baseiam na ideia de integração dos
conhecimentos, que consideram o contexto social, o
mundo fora da escola e a realidade do aluno no
desenvolvimento curricular. A sequência de ensino/
aprendizagem no método de Kilpatrick, no qual as
habilidades vinculadas ao saber fazer e ao saber resolver
são o fio condutor do método, apresenta as seguintes
fases:
A chave, tanto para a reorganização do conhecimento
escolar em currículo, quanto para o próprio
desenvolvimento deste, é a clareza quanto ao papel da
aquisição de competências e habilidades na formação do
cidadão. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as
competências e habilidades
Hoje é necessário utilizar e compreender o recurso digital
como forma de ampliação de conhecimento coletivo
dentro do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O mundo contemporâneo tem demandas que se utilizam
da comunicação digital e a EJA não pode ser
desvinculada de seu uso. O principal desafio em trabalhar
as tecnologias da informação e da comunicação digital
com jovens e adultos é(são)
Se a Educação quiser fomentar a sensibilidade social, deve trabalhar com a compreensão da complexidade. Segundo Edgard Morin, “as mentes formadas pelas ciências disciplinares perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade, cada qual tende a ser responsável por sua tarefa especializada, assim como ao enfraquecimento da solidariedade, cada qual não sente os vínculos com seus concidadãos.” Dessa forma, a educação, para compreender a complexidade, exige uma reorganização curricular adotando metodologias mais globalizadoras. A interdisciplinaridade é uma proposta metodológica que aponta possibilidades de
Leia o trecho abaixo.
“(…) A minha questão não é acabar com a escola, é mudá–la completamente, é radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto a tecnologia. Eu continuo lutando no sentido de pôr a escola à altura do seu tempo. E pôr a escola à altura do seu tempo não é soterrá–la, mas refazê–la.” Freire, 1961.
É correto afirmar que, para Freire,
Leia o texto abaixo para responder à questão 94.
O currículo pode ser definido como: “experiências
escolares que se desdobram em torno do conhecimento,
permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências
e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente
acumulados e contribuindo para construir as identidades dos
estudantes”.
Moreira e Silva, 1994. In: PARECER CNE/CEB nº 7/2010.
A fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas. Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos” e correspondem
A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político–pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, pois o currículo constitui base importante para o trabalho pedagógico. Um currículo, de acordo com o proposto pelo Parecer CNE/CEB nº 7/2010, que se pretende democrático, deve visar
Há mais de 10 anos que os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) atribuíram à escola, entre outras funções, a de ensinar os alunos a se relacionarem de maneira seletiva e crítica com o universo das informações a que têm acesso no seu cotidiano. Informações essas que emergem das mais variadas fontes e, hoje, de modo espacial, das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). Buscando potencializar a inserção dessas tecnologias no currículo, as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, de 13 de julho de 2010, apontam que as disciplinas que compõem o currículo devem ser organicamente planejadas e geridas de tal modo “que as tecnologias de informação e comunicação perpassem, transversalmente, a proposta curricular, (...) imprimindo direção aos projetos políticopedagógicos” (BRASIL, 2010). Essas propostas pedagógicas e políticas buscam
Pensar em escola e educação hoje, no Brasil, é pensar
em qualidade de ensino e de serviços prestados à
sociedade em constante transformação. A qualidade dos
serviços oferecidos por meio da educação depende da
qualidade das relações humanas. O desafio que se coloca
ao Projeto Político–Pedagógico da escola é o de propiciar
uma boa qualidade para todos. O Projeto PolíticoPedagógico,
na perspectiva da gestão participativa, pode
contribuir para a qualidade dos serviços oferecidos na
escola e, para isto, é necessário
O movimento da inclusão social vem defendendo, simultaneamente, o direito à igualdade e à diferença, pois o desenvolvimento humano dá–se em função das trocas entre parceiros sociais, por meio de processos de interação e mediação. O homem não se constrói na ausência do outro. Nessa perspectiva, no caso das pessoas com deficiência, interessa
No Projeto Político–Pedagógico, deve–se conceber a
organização do espaço físico da instituição escolar de tal
modo que este seja compatível com as características de
seus sujeitos, além da natureza e das finalidades da
educação, deliberadas e assumidas pela comunidade
educacional. A noção de espaço foi sendo reconstruída,
ressignificada, enriquecida, deixando de ser vista apenas
em sua dimensão geométrica para assumir a dimensão
social. Sobre o espaço físico das instituições
educacionais, assinale a alternativa incorreta.
Planejamento educacional é práxis criadora, ou seja, não
reitera e reproduz práticas sociais transpostas de
realidades distintas que se mostram como exemplos a
serem seguidos, de modo indiscriminado. Para que um
projeto pedagógico se realize, são necessários 3
componentes: saber, poder e querer. Conhecer o que se
deseja ou se necessita, tornar sua realização possível e,
de fato, ter vontade de que se concretize. É correto afirmar
que, para elaborar um projeto educacional, é necessário
Observe a charge abaixo para responder à questão 95.
A Constituição brasileira de 1988 garante a todos os cidadãos brasileiros o direito de acesso e de permanência na escola. Para atender a esse desafio, tem sido defendida, entre outras questões, a necessidade de substituir a antiga concepção de avaliação escolar punitiva e excludente por outra forma de avaliação. Com base nessas informações, assinale a alternativa que expressa o apresentado na charge.