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Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

Caso as necessidades de aprendizagem não tenham sido identificadas a partir de referenciais de desempenho organizacional e individual, então é pouco provável que os programas e ações instrucionais exerçam efeitos positivos sobre o comportamento dos colaboradores e os resultados da organização.

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Para exercer efeitos positivos na motivação dos aprendizes, os objetivos de ensino devem ser formulados de maneira clara, desafiadora e factível, como no seguinte exemplo: ao final do curso, os aprendizes devem ser capazes de identificar necessidades de aprendizagem de natureza afetiva, psicomotora e cognitiva.

No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.

No caso da cultura da organização ser marcada por um alto nível de incerteza e por uma orientação de curto-prazo, os programas de treinamentos tenderão a ser mais exitosos do que os programas de educação corporativa.

Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.

A satisfação no trabalho é um resultado do ambiente organizacional sobre a saúde do trabalhador, determinada prioritariamente por características pessoais dos trabalhadores, pelo ambiente físico e pela estrutura das organizações.

A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.

A gestão das relações com as comunidades internas e externas às organizações, orientada pela lógica do desenvolvimento sustentável, pode ser uma estratégia de atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem da empresa e o seu próprio desempenho.

Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.

Comunidades de prática estimulam o aprendizado coletivo entre membros das equipes de trabalho que compõem a estrutura formal das organizações; se o foco recair sobre as redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal do conhecimento é a prática apropriada.

Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.

A abordagem biológica da personalidade enfatiza que o comportamento humano é influenciado pela hereditariedade e pela estrutura fisiológica do organismo.

Julgue o item que se segue, acerca da avaliação psicológica.

Os psicólogos aplicam avaliações psicológicas para compreender o funcionamento psicológico das pessoas e as suas implicações com relação a como elas irão desempenhar uma dada atividade, analisando, por exemplo, a qualidade das suas interações interpessoais.

Com relação a psicodiagnóstico e psicoterapia, julgue o item subsequente.

Um dos riscos na atividade de psicodiagnóstico é a fragmentação em dimensões — biológica, psicológica, sociológica etc. —, o que contribui para a instabilidade, o reducionismo e a heterogeneidade da prática profissional.

Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.

Os programas de segurança e de saúde constituem atividades paralelas importantes para a manutenção das condições físicas e psicológicas adequadas dos indivíduos nas organizações.

Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item.

O padrão de desempenho esperado, ligado às metas e às competências organizacionais, define o grau de confiabilidade da avaliação de desempenho nas organizações.

Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.

O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações.

Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.

Caso o levantamento de necessidades tenha por finalidade a confecção de um plano corporativo de educação, são necessárias três análises, cada qual dependente de determinados parâmetros: organizacional (estratégia, estrutura e cultura corporativa), de tarefas (processos, espaços ocupacionais e(ou) cargos) e individual (repertório atual de conhecimentos, habilidades e atitudes).

Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.

Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino.

No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.

A crença de que as pessoas não são confiáveis, a maior valorização do trabalho administrativo em detrimento do manual e a restrição da autonomia gerencial são características, respectivamente, de uma cultura organizacional individualista, com alta distância do poder e com nível elevado de incerteza.

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