Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Caso as necessidades de aprendizagem não tenham sido identificadas a partir de referenciais de desempenho organizacional e individual, então é pouco provável que os programas e ações instrucionais exerçam efeitos positivos sobre o comportamento dos colaboradores e os resultados da organização.
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Para exercer efeitos positivos na motivação dos aprendizes, os objetivos de ensino devem ser formulados de maneira clara, desafiadora e factível, como no seguinte exemplo: ao final do curso, os aprendizes devem ser capazes de identificar necessidades de aprendizagem de natureza afetiva, psicomotora e cognitiva.
No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.
No caso da cultura da organização ser marcada por um alto nível de incerteza e por uma orientação de curto-prazo, os programas de treinamentos tenderão a ser mais exitosos do que os programas de educação corporativa.
Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.
A satisfação no trabalho é um resultado do ambiente organizacional sobre a saúde do trabalhador, determinada prioritariamente por características pessoais dos trabalhadores, pelo ambiente físico e pela estrutura das organizações.
A respeito de atração e retenção de talentos, julgue o item subsecutivo.
A gestão das relações com as comunidades internas e externas às organizações, orientada pela lógica do desenvolvimento sustentável, pode ser uma estratégia de atração e retenção de talentos, além de melhorar a imagem da empresa e o seu próprio desempenho.
Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.
Comunidades de prática estimulam o aprendizado coletivo entre membros das equipes de trabalho que compõem a estrutura formal das organizações; se o foco recair sobre as redes de trabalho que vão além desta estrutura formal, o portal do conhecimento é a prática apropriada.
Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.
A abordagem biológica da personalidade enfatiza que o comportamento humano é influenciado pela hereditariedade e pela estrutura fisiológica do organismo.
Julgue o item que se segue, acerca da avaliação psicológica.
Os psicólogos aplicam avaliações psicológicas para compreender o funcionamento psicológico das pessoas e as suas implicações com relação a como elas irão desempenhar uma dada atividade, analisando, por exemplo, a qualidade das suas interações interpessoais.
Com relação a psicodiagnóstico e psicoterapia, julgue o item subsequente.
Um dos riscos na atividade de psicodiagnóstico é a fragmentação em dimensões — biológica, psicológica, sociológica etc. —, o que contribui para a instabilidade, o reducionismo e a heterogeneidade da prática profissional.
Julgue o item que se segue, a respeito de saúde e segurança no trabalho.
Os programas de segurança e de saúde constituem atividades paralelas importantes para a manutenção das condições físicas e psicológicas adequadas dos indivíduos nas organizações.
Acerca de aspectos pertinentes a avaliação de desempenho nas organizações, julgue o próximo item.
O padrão de desempenho esperado, ligado às metas e às competências organizacionais, define o grau de confiabilidade da avaliação de desempenho nas organizações.
Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.
O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações.
Julgue o item a seguir, acerca do levantamento de necessidades de treinamento.
Caso o levantamento de necessidades tenha por finalidade a confecção de um plano corporativo de educação, são necessárias três análises, cada qual dependente de determinados parâmetros: organizacional (estratégia, estrutura e cultura corporativa), de tarefas (processos, espaços ocupacionais e(ou) cargos) e individual (repertório atual de conhecimentos, habilidades e atitudes).
Acerca dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas, julgue o item subsequente.
Se, com determinada ação de treinamento visa-se, ao final, tornar os aprendizes capazes de elaborar mapas organizacionais de competências individuais, então são apropriadas as seguintes estratégias de ensino-aprendizagem: exposição oral dialogada e casos de ensino.
No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.
A crença de que as pessoas não são confiáveis, a maior valorização do trabalho administrativo em detrimento do manual e a restrição da autonomia gerencial são características, respectivamente, de uma cultura organizacional individualista, com alta distância do poder e com nível elevado de incerteza.