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Acerca da capacidade postulatória e do litisconsórcio, julgue os itens a seguir.

A capacidade postulatória, definida como a autorização legal

para atuar em juízo, é prerrogativa de advogados públicos e

privados e defensores públicos, por exemplo.

A respeito de sentença e coisa julgada, julgue os itens que se seguem.

A sentença é composta basicamente de três partes: relatório,

fundamentação e dispositivo, determinando a lei processual

que o juiz, quando considerar adequado, poderá dispensar o

relatório.

A respeito do regramento do RGPS sobre manutenção da qualidade de segurado e salário-família, julgue os itens seguintes.

Empregado demitido de determinada empresa após ter

contribuído por quinze anos de serviço manterá a qualidade de

segurado por até trinta e seis meses, caso comprove a situação

de desemprego em órgão próprio da previdência social.

Acerca das receitas destinadas ao custeio do RGPS e do prazo decadencial ou prescricional para a cobrança dos créditos pertinentes, julgue o próximo item

As receitas para a seguridade social dos estados, do Distrito

Federal e dos municípios provêm de seus respectivos

orçamentos e do orçamento da União.

Julgue os itens a seguir, acerca dos regimes de previdência.

O servidor ocupante exclusivamente de cargo em comissão é

filiado obrigatório do regime geral de previdência social.

À luz das normas constitucionais e da jurisprudência majoritária e atual do STF concernentes ao Sistema Tributário Nacional, aos servidores públicos, ao controle de constitucionalidade e ao regime de precatórios, julgue os itens a seguir.

Até a edição de lei complementar específica, aplicam-se aos

servidores públicos federais estatutários as regras do regime

geral da previdência social relativas à aposentadoria especial.

Com relação à ordem social, ao processo legislativo, à advocacia pública e à ordem econômica e financeira, julgue os itens seguintes

A consultoria e o assessoramento jurídico das autarquias federais, fundações públicas e privadas, empresas públicas e sociedades de economia mista que sejam controladas pela União são de competência privativa da AGU.

Com relação aos convênios administrativos, aos agentes públicos e à responsabilidade civil do Estado, julgue os itens a seguir.

Considera-se agente público, para efeito de caracterização da

prática de ato de improbidade administrativa, todo aquele que

exerça, ainda que transitoriamente, cargo, emprego ou função

na administração pública direta ou indireta, desde que tal

cargo, emprego ou função seja exercido de forma remunerada.

A FUNPRESP–EXE abriu um procedimento licitatório na

modalidade de concorrência para a contratação de uma empresa de

consultoria especializada em políticas de assistência social, para

prestar assessoramento técnico especializado na área de previdência

complementar.

O edital de licitação foi inicialmente assinado pelo diretor

de seguridade da fundação. Após a publicação do edital,

descobriu-se que o instrumento de delegação de competências ao

diretor de seguridade não deixava claro que ele poderia assinar

editais de licitação, ainda que o regimento permitisse a delegação

de tal competência, que, regimentalmente, é do diretor-presidente

da fundação.

Para evitar qualquer questionamento nesse sentido,

foi feita uma segunda publicação do edital, assinada pelo

diretor-presidente da FUNPRESP–EXE, simplesmente

convalidando o edital anterior. Após a publicação do ato de

convalidação, o edital foi impugnado por um dos licitantes, a

cooperativa OMEGACOOP.

Em sua impugnação, a OMEGACOOP informa que presta

serviços de assistência social sem fins lucrativos, razão pela qual

alega ter o direito de ser tratada como uma OSCIP. Alega, ainda, ter

experiência no mercado, pois já havia firmado termos de parceria

com entes municipais para a prestação de serviço de assessoramento

em políticas de assistência.

A OMEGACOOP sustenta que o edital não possui regras

que garantam o tratamento diferenciado que favoreça ONGs

e OSCIPs, o que contrariaria a Lei n.º 8.666/1993. Defende, ainda,

que por ser uma cooperativa, deveria ter um tratamento

diferenciado também em relação ao fornecimento de certidões

e documentação.

Por fim, alega a OMEGACOOP que o primeiro edital

havia sido assinado por uma autoridade incompetente e que, nesse

caso, se trata incompetência absoluta, razão por que o edital deveria

ter sido anulado de ofício pelo diretor-presidente, com a reabertura

de todo o processo de licitação. Defende que, no caso em exame,

não seria admissível a convalidação, por tratar-se de vício

insanável.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O edital deveria ser anulado e refeito, por não privilegiar

entidades como as sociedades cooperativas, o que contraria

previsão da Lei n.º 8.666/1993.

A respeito do negócio jurídico, das obrigações e da prescrição, julgue os itens a seguir.

O prazo prescricional iniciado contra uma pessoa continuará

a correr contra o seu sucessor.

Julgue os itens que se seguem, relativos a contratos, atos unilaterais, títulos de crédito e responsabilidade civil.

Aquele que pagar a quem não seja o verdadeiro credor terá

direito à restituição do indébito, independentemente da

comprovação do erro.

A respeito de sentença e coisa julgada, julgue os itens que se seguem.

A coisa julgada constituída na ação popular, assim como a

constituída na ação civil pública, tem eficácia oponível contra

todos, nos limites da competência territorial do órgão prolator.

A respeito do regramento do RGPS sobre manutenção da qualidade de segurado e salário-família, julgue os itens seguintes.

Terá direito ao salário-família o empregado aposentado que

retornar ao trabalho na mesma empresa exercendo a mesma

função.

Julgue os itens a seguir, acerca dos regimes de previdência.

Tanto o regime de previdência público quanto o privado têm

caráter obrigatório, sendo ilegal manter-se o trabalhador sem

proteção previdenciária.

Com relação à ordem social, ao processo legislativo, à advocacia pública e à ordem econômica e financeira, julgue os itens seguintes

Leis que tratem da criação de órgãos da administração pública

federal são de iniciativa privativa do presidente da República.

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