Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
O planejamento compreende um processo de organização e de
estruturação de ações intencionais para atingir os objetivos
estabelecidos sobre a realidade.
Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.
A escola tecnicista valoriza as técnicas de ensino e concebe o
professor e o aluno como cumpridores de tarefas.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
O modelo integrado de avaliação do impacto do treinamento
no trabalho (IMPACT) propõe e apresenta instrumentos para
a mensuração da aprendizagem no contexto organizacional.
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue os itens a seguir.
O marco lógico, adotado como ferramenta de planejamento e
avaliação, serve para medir as relações entre as ações de
TD&E e os resultados pretendidos em termos de desempenhos
individuais, organizacionais e de grupos e equipes de trabalho.
Acerca da plataforma Moodle (modular object-oriented dynamic learning environment) e de cursos a distância, julgue os itens subsequentes.
É necessário configurar, na criação de um curso no Moodle, o
formato, que se refere à organização dos conteúdos no
ambiente virtual de aprendizagem.
A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.
A discussão em torno da perspectiva interdisciplinar em
educação não tem respaldo nas teorias do currículo, em razão
do atendimento, por este, das necessidades de todas as
disciplinas de forma individual.
No que se refere à construção coletiva e à gestão do conhecimento nas organizações, julgue os itens a seguir.
A gestão do conhecimento impulsiona o processo de
transformação e de desenvolvimento organizacional.
No que se refere à construção coletiva e à gestão do conhecimento nas organizações, julgue os itens a seguir.
A competência de uma organização em reproduzir novos
métodos e processos de outras organizações —
disseminando-os e incorporando-os em suas diversas instâncias
organizacionais — é entendida como construção do
conhecimento organizacional.
Julgue os itens subsequentes, acerca da construção coletiva e da gestão do conhecimento nas organizações.
A interação entre pessoas e o uso de tecnologias, a serviço da
construção coletiva de conhecimento, facilitam os processos de
conhecimento da organização, mas requerem atenção do gestor
pela possibilidade de manipulação de dados organizacionais.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
No contexto da ação social, dispensa-se a realização de
planejamentos estruturados com objetivos claros e prazos
estabelecidos, pois estes serão determinados em função das
ações ocorridas na realidade em que se deseja intervir.
Com relação à ação pedagógica em projetos sociais, julgue os itens que se seguem.
A hierarquia na relação entre educador e educando, na ação
pedagógica em projetos sociais, é condição necessária para o
rigor do projeto.
Julgue os itens a seguir, acerca da educação corporativa.
A universidade corporativa tem como proposta contribuir,
academicamente, com uma renovação teórica no universo
econômico
Julgue os itens seguintes, relativos à aprendizagem organizacional e ao desenvolvimento de competências como conhecimentos, habilidades e atitudes.
A aprendizagem organizacional em empresas se associa ao
processo de formação em sua continuidade, às mudanças de
atitudes, à ênfase no coletivo, à criação e reflexão sob a ótica
da inovação e da conscientização e à disseminação e
apropriação do conhecimento.
Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.
O planejamento envolve ações sistemáticas que atendam às
necessidades detectadas sobre uma dada realidade, sem perder
de vista os objetivos a fim de alcançar bons resultados.
Acerca da educação a distância, julgue o item subsecutivo
No cotidiano da educação a distância, há a dicotomia entre as
tarefas dos processos de ensinar — referentes à estrutura
organizacional, ao planejamento, à concepção metodológica e
à produção de materiais — e dos processos de aprender —
relativos a características e necessidades dos estudantes,
modos, condições de estudos e níveis de motivação.