Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.
Ao trabalhar com projetos a partir de uma concepção cartesiana de construção do conhecimento, é possível o desenvolvimento de competências vinculadas às inteligências múltiplas.
Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.
O ponto central do conceito de educação bancária consiste na conscientização e no comprometimento do aluno.
Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.
Segundo a concepção progressista de Paulo Freire, a relação autoritária interrompe a vocação do ser humano de se tornar mais completo enquanto pessoa, por isso o autoritarismo dificulta a tarefa educacional.
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o comportamentalismo, os processos de raciocínio e de aprendizagem dos alunos são mais relevantes que os resultados obtidos
Acerca do desenvolvimento de competências, julgue os itens subsequentes.
Um professor com vasto conhecimento teórico, que se graduou em universidade de renome e que realizou diversos cursos de aperfeiçoamento deve ser considerado, em razão de seu saber, um profissional competente.
A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A restruturação curricular proposta pela secretaria de educação refere-se ao currículo formal, norteador do trabalho das unidades de ensino, sendo a cultura organizacional de cada uma dessas unidades a norteadora do currículo real, ou seja, do conteúdo que de fato os alunos aprendem na escola, o qual nem sempre corresponde ao que está escrito nos planos de ensino ou ao que o professor tenta ensinar
A educação é construção histórica e social, não ocorrendo isoladamente. Acerca do papel da interação grupal no processo de planejamento educacional, julgue os itens subsecutivos.
A distribuição de tarefas em um grupo de trabalho pauta-se na diferenciação dos papéis desempenhados pelos sujeitos que o integram, o que requer a atenta observação do coordenador para o não rompimento da definição inicial desses papéis.
Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.
Ao conceber a avaliação como o ato de aplicar prova, isolada de outros contextos, o professor confere a ela caráter qualitativo e a função de controle da aprendizagem.
Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.
Entre as finalidades do projeto político-pedagógico inclui-se a promoção da gestão escolar pautada no trabalho coletivo, de forma que se eliminem as práticas autoritárias e competitivas no interior da instituição.
No que se refere à pesquisa participante, instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os itens a seguir.
As proposições da pesquisa participante contribuem para o trabalho docente emancipador, devido ao seu caráter crítico-reflexivo e à sua perspectiva transformadora.
Considerando a legislação aplicada à educação a distância, julgue os próximos itens.
Os cursos na modalidade de educação a distância prescindem, conforme legislação, da realização de momentos presenciais para a realização de atividades de avaliação de desempenho de estudantes.
Acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), julgue os itens seguintes.
Segundo concepção de avaliação presente nos PCNs, o controle do desempenho do aluno deve ser feito mediante notas ou conceitos atribuídos com base em instrumentos de avaliação somativa.
Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.
Em um processo de transdisciplinaridade, as disciplinas devem ser eliminadas, pois a divisão do conhecimento impede a organização curricular global.
Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.
A escolha do tema de um projeto deve ser responsabilidade do aluno ou do grupo, porém essa escolha deve ser direcionada pelo currículo oficial vigente, ou seja, os temas precisam ser escolhidos a partir dos conteúdos estabelecidos pela coordenação central.
Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.
A introdução de novas tecnologias na educação deve ser acompanhada de uma sólida formação dos professores para que eles possam exercer sua profissão de forma responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras.