A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Considere que, ao analisarem os conteúdos sobre diversidade étnico-racial, os professores de determinada escola da rede tenham sugerido a supressão desse conteúdo do currículo, por considerá-lo irrelevante. Considere, ainda, que tal sugestão tenha sido fundamentada na autonomia da escola para a formulação do currículo e no desinteresse da comunidade pela temática. Nessa situação, deve-se acatar a sugestão proposta por essa escola, dada a inexistência de instrumento legal que obrigue as escolas a trabalharem tal conteúdo
Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.
A avaliação da aprendizagem tem função diagnóstica, podendo embasar o planejamento do professor e constituir-se em instrumento dialético do avanço e da identificação de novos rumos educacionais.
O planejamento voltado à educação implica intencionalidade educativa. Acerca do processo de planejamento, julgue os itens subsequentes.
O planejamento em educação abrange os níveis educacional, curricular e de ensino. O PNE insere-se no nível educacional, por abranger o sistema de ensino, prevendo os rumos da educação na perspectiva do desenvolvimento tanto da sociedade quanto do indivíduo.
O planejamento voltado à educação implica intencionalidade educativa. Acerca do processo de planejamento, julgue os itens subsequentes.
Os interesses, desejos, ideologias e propostas dos educadores influenciam o planejamento de ensino, uma vez que as visões de mundo e de sociedade desses profissionais se consolidam no ato de planejar os objetivos e metas de ensino.
Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.
São funções do projeto político-pedagógico: diagnóstico e análise da realidade, definição de objetivos e eixos norteadores, determinação de atividades e responsabilidades a serem assumidas, além da avaliação dos processos e resultados previstos.
Julgue os itens seguintes, relativos à liderança e às relações humanas no trabalho.
A participação coletiva da comunidade na escola é feita mediante instâncias colegiadas deliberativas, processo de escolha de dirigentes, construção de projeto político-pedagógico e definição da aplicação dos recursos.
No que diz respeito à concepção e prática da supervisão, julgue os itens subsequentes.
A despeito das dificuldades presentes no cotidiano escolar, o supervisor escolar tem-se mantido estritamente em atividades inerentes à sua área de atuação.
Acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), julgue os itens seguintes.
De acordo com a orientação proposta nos PCNs quanto ao papel do professor no processo de aprendizagem, a intervenção do professor subordina-se à participação do aluno.
Com relação ao Plano Nacional de Educação 2001-2010 (PNE), julgue os itens a seguir.
Mediante a Lei n.º 10.172/2001, foi aprovado o PNE para o decênio de 2001-2010, o que facultou aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a elaboração de planos decenais correspondentes
Julgue os itens que se seguem, relativos a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e globalização do conhecimento.
De acordo com a abordagem transdisciplinar, não deve haver fronteiras entre as áreas do conhecimento, sendo, portanto, dificultosa a distinção entre as diversas disciplinas.
Com relação à metodologia de projetos e à ação pedagógica, julgue os itens a seguir.
Cabe aos alunos a realização da avaliação de todo o processo externo de elaboração de um projeto; ao professor cabe a avaliação do processo interno e a sua implementação.
Com relação a novas tecnologias aplicadas à educação e a plataformas de aprendizagem virtuais e de avaliação educacional, julgue os itens seguintes.
O uso das tecnologias é inovador por natureza, por isso transforma necessariamente as concepções e os métodos de ensino e de aprendizagem que, ao educador, parecem ineficazes.
Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.
A prática educativa realmente política possibilita tanto a construção de saberes pelas pessoas quanto a própria conscientização.
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Segundo Vigotsky, o aprendizado é o responsável por formar a zona de desenvolvimento proximal, pois quando a criança interage com outras pessoas, ela é capaz de colocar em movimento vários processos possíveis de ocorrer.
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Contrapondo-se à ideia de reforço positivo e negativo, Ausubel cogitou um condicionamento operante que pudesse extinguir um tipo de comportamento.