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Na atualidade, a presença militar dos EUA com bases e tropas em todos os continentes representa que o país

Texto I - A rede geográfica pode ser considerada como “um conjunto de localizações geográficas interconectadas entre si por certo número de ligações”. Texto II - A partir da década de 1970, num contexto em que o mercado se torna global, houve transformações no território brasileiro. Ele passa a adquirir novos conteúdos de acordo com as possibilidades produtivas e de circulação de mercadorias, de capitais, de ideias e de informações. Tal situação marca um novo meio geográfico, caracterizado por diferenças entre as áreas contínuas no Sudeste e no Sul e as manchas e pontos do resto do país. A associação entre os conteúdos dos dois textos revela uma estreita relação com

Um colunista de uma revista semanal escreveu sobre o massacre ocorrido na Noruega, em julho de 2011: Nesta era da internet a informação é instantânea. A desinformação, também. A notícia sobre os trágicos atentados de Oslo chegou-me enquanto eu navegava pelos sites que costumo frequentar para me atualizar sobre o que ocorre no mundo. Pus-me imediatamente em busca dos detalhes. Abri a página de uma respeitada revista internacional. Além de alguns pormenores, obtive também a primeira explicação, que veria em seguida nas versões eletrônicas dos jornais brasileiros, segundo a qual o perpetrador dos atos terríveis era alguém a serviço de um movimento fundamentalista islâmico. Dois dias depois do acontecido, quando ficou claro que, na verdade, se tratava de um extremista de direita que pertenceu a movimentos neonazistas, ainda é possível encontrar, mesmo com ressalvas [...], a mesma interpretação apressada, baseada no preconceito contra muçulmanos. Revista Carta Capital, São Paulo: Confi ança, n. 657, p.41, 3 ago. 2011 Adaptado. Com base na leitura do texto, analise as afirmações. I - Na Europa, em tempos de crise e de níveis elevados de desemprego, imigrantes, especialmente muçulmanos, não são bem vistos e vêm sendo vítimas de atitudes preconceituosas. II - Diante dos atentados “isolados” em Oslo, há uma tendência clara na Europa de iniciar uma reação generalizada contra a islamofobia e de uma reação de estímulo à colaboração de imigrantes estrangeiros no processo de superação da crise. III - Após o atentado de 11 de setembro de 2001, interesses econômicos e políticos, e não apenas preconceitos, motivaram a decisão de dirigentes de países desenvolvidos para o combate aos países de origem islâmica. É correto o que se afirma em

A categoria de juventude foi construída ao longo da era

moderna e está diretamente relacionada à educação nas

sociedades contemporâneas. Embora não haja uma conceituação

universalmente reconhecida sobre o que é juventude,

algumas características gerais são aceitas por

especialistas de diferentes áreas de conhecimento, e as

políticas educacionais promovidas durante o século XX

buscaram contemplá-las.

Nesse sentido, tem-se que

A abordagem de temas abrangentes e contemporâneos

tem sido uma preocupação dos educadores e objeto de

normatização legal no Brasil, em especial quanto às possibilidades

do desenvolvimento dos conteúdos programá-

ticos da base nacional comum do Ensino Fundamental.

Tais conteúdos devem ser permeados por temas que

A avaliação tem sido um tema constante nos debates

sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso

escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira

sobre educação vêm refletindo esses debates, como

demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida

na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20

de dezembro de 1996

Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar

Existem várias formas para a representação do espaço geográfico. Por exemplo, a representação do espaço pode ser feita por meio de mapas e de vários campos discursivos – o científico, o literário, o jornalístico, etc. Também nas salas de aula, as representações dos espaços são construídas. Além de o espaço ser entendido como resultado da relação natureza-sociedade-trabalho, há, hoje, uma tendência de se incorporar, na análise dos espaços geográficos, os valores, desejos e interesses dos indivíduos que interferiram nas diferentes formas de organização espacial. De acordo com o texto acima, a representação do espaço na sala de aula, enquanto um discurso geográfico, além de evidenciar as engrenagens da produção de riquezas materiais, incorpora os meandros da

De uso tão antigo, como a própria Geografia, o termo escala encontra-se de tal modo incorporado ao vocabulário e ao imaginário geográficos que qualquer discussão a seu respeito parece desprovida de sentido, ou mesmo de utilidade. Como recurso matemático fundamental da cartografia, a escala é, e sempre foi, uma fração que indica a relação entre medidas do real e aquelas da sua representação gráfica. Porém, a conceituação de escala, como esta relação apenas, é cada vez mais insatisfatória, tendo em vista as possibilidades de reflexão que o termo pode adquirir, desde que liberto de uma perspectiva puramente matemática. Na Geografia, o raciocínio analógico entre escalas cartográfica e geográfica dificultou a problematização do conceito. CASTRO, Iná E. de. O problema da escala. In: CASTRO, Iná E. de. (Org.) et al. Geografi a: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. A palavra escala expressa um conceito muito importante para a Geografia, e é usada em muitos contextos. Embora a escala cartográfica e a escala geográfica possam estar relacionadas, existem diferenças substanciais entre elas. Enquanto a escala cartográfica se refere ao número de vezes que a realidade foi reduzida, para determinada representação do espaço geográfico, a escala geográfica confere visibilidade a certo estudo geográfico ao definir, de forma ampla, a(o)

A metropolização corresponde ao processo de formação de metrópoles, que é acompanhado do crescimento acelerado de certas cidades, como reflexo da modernização e da concentração econômica em alguns pontos do território. Há, contudo, uma tendência atual de reversão no crescimento das grandes metrópoles porque indústrias e empresas do setor de serviços passam a escolher localizações geográficas alternativas às saturadas metrópoles, provocando redução nos índices de crescimento das grandes cidades e aumento dos índices de crescimento das cidades médias. Qual o nome desse fenômeno?

Sobre o conflito Israel-Palestina, quando o grupo Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza, Israel decretou o bloqueio ao território. Isso impedia a circulação de bens e pessoas, ou por terra ou por mar, e visava a impedir a entrada de armas e militantes islâmicos. Tal situação provocou reações e contestações no mundo, gerando grave crise humanitária. Observando a geopolítica no Oriente Médio, em relação aos acontecimentos mais recentes, do ano de 2011, tem-se que

O trabalho didático nas aulas de Geografia deve possibilitar o desenvolvimento de competências e habilidades para compreensão da dinâmica política, econômica e social do mundo atual, a partir do reconhecimento, da interpretação, da análise, da crítica do processo e da opção de política econômica que acompanha a revolução técnico-científica. A opção de política econômica definida nas últimas décadas e uma característica do modelo de acumulação flexí- vel são, respectivamente,

À medida que enriquece, a China começa a enfrentar um

problema inesperado: a falta de gente para trabalhar nas

fábricas.


O conjunto de informações acima apresentadas, sobre a

China, revela um(a)

Estabelecendo-se uma relação entre espaço urbano/industrial e problemas ambientais, um dos desafios a ser enfrentado no mundo é gerar cada vez mais energia, ampliando a participação de fontes renováveis e limpas. Sobre a matriz energética brasileira, reconhece-se que, comparada à matriz energética mundial, ela apresenta

Acompanhando as transformações ocorridas no cenário

mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem

tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização

das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças

na realidade do ensino nacional.

Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes

Curriculares Nacionais Gerais para a Educação

Básica, que têm como um dos seus objetivos

A produção e a definição de conteúdos curriculares escolares

estão relacionadas a vários fatores, dentre os quais

se destacam, por sua importância, as características culturais

da sociedade em que esses conteúdos se constituem

e a cultura da escola onde eles são trabalhados.

Considerando-se esses dois fatores,

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