Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades
contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas
da área da educação como fundamentais para o sucesso
dos processos educacionais porque
A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,
conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,
do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino
fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre
outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em
especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,
que nem sempre poderiam cursar as chamadas
“classes de alfabetização".
Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro
ano do Ensino Fundamental deve
Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto
Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade
de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando
institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,
níveis e modalidades.
Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico
Ao refletir sobre o trabalho de produção de textos dos alunos das séries iniciais, Eglê Franchi chama a atenção para
aspectos relevantes que devem ser levados em conta pelo professor, conforme se lê no texto a seguir.
Um dos aspectos que mais diretamente contribuem para a regressão da criatividade das crianças é a imposição das
convenções e das normas do dialeto padrão escolar e culto. Os esforços dos docentes para levar as crianças a utilizarem
a língua segundo os padrões da norma culta (na escola, baseada na linguagem escrita) vêm acompanhados habitualmente
de um processo de desprestígio e ridículo das formas dialetais utilizadas pela criança (em razão da idade,
de sua origem regional ou de seu meio social). Tenho certeza de que não é sem graves consequências que se rompe
o sistema linguístico da criança, que esta se sente submetida a situações de ridículo no uso de expressões dialetais de
sua linguagem doméstica e paterna: repressão linguística e opressão da normatividade ‘gramatical’ e culta.
FRANCHI, Eglê. A redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1986, p. 44 Adaptado.
A análise do texto NÃO permite a seguinte conclusão:
O texto acima é um recurso a ser utilizado numa atividade com os alunos com o objetivo de trabalhar o(a)
Agora, segundo os dados do novo Censo, divulgados em novembro de 2010, sabemos que somos 190.755.799 pessoas
em todo o Brasil. O aumento de 12% da população nos últimos dez anos ficou bem abaixo dos 15,6% registrados
na década anterior (1991-2010), o que comprova que o ritmo de crescimento populacional vem caindo.
Revista Atualidades, São Paulo: Ed. Abril, n.14, 2o sem. de 2011 . p. 139
A principal causa para a situação retratada é o(a)
Para pensar nesse longo período, destaco a trajetória dos artistas Chico Buarque e Caetano Veloso, em primeiro
lugar porque eles são muito conhecidos também fora do Brasil, quer pelo talento, quer pela presença frequente nos
meios de comunicação de massa e pela inserção privilegiada na indústria cultural. Em segundo lugar e principalmente,
porque eles são referenciais para a compreensão dos caminhos de uma geração para a qual as artes, a cultura,
a política e a vida cotidiana enlaçaram-se de modo original e criativo na década de 1960, não só no Brasil, mas em
escala planetária. Chico Buarque e Caetano Veloso, no percurso de suas vidas e obras, até os dias de hoje, só podem
ser compreendidos a partir das origens na cultura política brasileira dos anos 1960, marcada pelas lutas contra o subdesenvolvimento
nacional e pela constituição de uma identidade para o povo brasileiro, como parte de um processo
de libertação dos países do chamado “Terceiro Mundo”, particularmente da América Latina.
Disponível em:
A partir do texto, é possível concluir que as manifestações artísticas e culturais no cinema, no teatro e na música que surgiram
no Brasil na década de 1960 foram marcadas por uma grande associação entre arte e
Ao dividir 5.232 por 4, João cometeu um erro e encontrou como resultado o número 138 . Ao analisar o resultado encontrado, João achou o número pequeno demais. Assim, refez a conta e chegou ao resultado correto. Qual a diferença entre o resultado correto e o primeiro quociente encontrado por João?
Ao organizar os livros de uma bilblioteca, o bibliotecário
observou que metade dos livros do acervo eram de literatura;
metade dos livros restantes eram de matemática e
que a sexta parte dos livros que não eram nem de matemática,
nem de literatura, eram de ciências.
Se 300 livros do acervo não eram de literatura, nem de
matemática, nem de ciências, quantos eram os livros de
matemática?
Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas
para a análise da qualidade do ensino oferecido em
redes públicas.
No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,
constitui-se dos alunos
Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão
social.
Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à
escola
Segundo Jânia M. Ramos, a concepção de que a distinção entre fala e escrita é gradativa “possibilita ao professor lidar
com as regras da modalidade escrita como algo resultante de um processo do qual o aprendiz participa ativamente, e não
mais como um conjunto de regras arbitrárias e autoritárias às quais o aprendiz é obrigado a se submeter passivamente e
sem saber por quê.”
RAMOS, Jânia M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1977
As frases apresentadas a seguir estão de acordo com a posição defendida pela autora, EXCETO:
Reconhecendo a necessidade de prevenção às doenças transmissíveis, em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental,
considere as afirmativas abaixo.
I - O enfoque maior deve ser dado ao reconhecimento dos sintomas das doenças, ao invés de focar no detalhamento
das patologias.
II - Os alunos devem entender o papel pessoal no cuidado da saúde, tanto individual quanto coletiva.
III - O grau de aprofundamento em sala de aula sobre as doenças sexualmente transmissíveis depende do interesse do grupo.
É correto o que se afirma em
O fósforo é essencial a todos os seres vivos.
Isso porque ele é fundamental na composição dos(as)
As fotos a seguir retratam a Avenida Rio Branco – Natal,
em dois momentos distintos.
Um professor utiliza essas fotos em uma aula, nos anos
iniciais do Ensino Fundamental, para tratar de um dos
conceitos fundamentais da Geografia.
O conceito tratado com seu respectivo significado e a exploração
didática desse conceito a partir dessas fotos são,
respectivamente: