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Apesar de todas as mudanças que ocorrem nas sociedades

contemporâneas, escola e família são duas instituições que continuam sendo apontadas pelos especialistas

da área da educação como fundamentais para o sucesso

dos processos educacionais porque

A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos,

conforme a Resolução n° 07, de 14 de dezembro de 2010,

do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica, que fixou Diretrizes Curriculares para o ensino

fundamental de nove anos, teve como objetivo, dentre

outros, favorecer a permanência de todos os alunos, em

especial os que se encontram em situações sociais desvantajosas,

que nem sempre poderiam cursar as chamadas

“classes de alfabetização".

Tendo em vista essa Resolução, o conteúdo do primeiro

ano do Ensino Fundamental deve

Estabelecido pela atual legislação brasileira, o Projeto

Político-Pedagógico deve contemplar a questão da qualidade

de ensino, em todas as suas dimensões, ordenando

institucionalmente o trabalho escolar em suas especificidades,

níveis e modalidades.

Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico

Ao refletir sobre o trabalho de produção de textos dos alunos das séries iniciais, Eglê Franchi chama a atenção para aspectos relevantes que devem ser levados em conta pelo professor, conforme se lê no texto a seguir.
Um dos aspectos que mais diretamente contribuem para a regressão da criatividade das crianças é a imposição das convenções e das normas do dialeto padrão escolar e culto. Os esforços dos docentes para levar as crianças a utilizarem a língua segundo os padrões da norma culta (na escola, baseada na linguagem escrita) vêm acompanhados habitualmente de um processo de desprestígio e ridículo das formas dialetais utilizadas pela criança (em razão da idade, de sua origem regional ou de seu meio social). Tenho certeza de que não é sem graves consequências que se rompe o sistema linguístico da criança, que esta se sente submetida a situações de ridículo no uso de expressões dialetais de sua linguagem doméstica e paterna: repressão linguística e opressão da normatividade ‘gramatical’ e culta. FRANCHI, Eglê. A redação na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1986, p. 44 Adaptado.
A análise do texto NÃO permite a seguinte conclusão:


O texto acima é um recurso a ser utilizado numa atividade com os alunos com o objetivo de trabalhar o(a)

Agora, segundo os dados do novo Censo, divulgados em novembro de 2010, sabemos que somos 190.755.799 pessoas em todo o Brasil. O aumento de 12% da população nos últimos dez anos ficou bem abaixo dos 15,6% registrados na década anterior (1991-2010), o que comprova que o ritmo de crescimento populacional vem caindo. Revista Atualidades, São Paulo: Ed. Abril, n.14, 2o sem. de 2011 . p. 139
A principal causa para a situação retratada é o(a)

Para pensar nesse longo período, destaco a trajetória dos artistas Chico Buarque e Caetano Veloso, em primeiro lugar porque eles são muito conhecidos também fora do Brasil, quer pelo talento, quer pela presença frequente nos meios de comunicação de massa e pela inserção privilegiada na indústria cultural. Em segundo lugar e principalmente, porque eles são referenciais para a compreensão dos caminhos de uma geração para a qual as artes, a cultura, a política e a vida cotidiana enlaçaram-se de modo original e criativo na década de 1960, não só no Brasil, mas em escala planetária. Chico Buarque e Caetano Veloso, no percurso de suas vidas e obras, até os dias de hoje, só podem ser compreendidos a partir das origens na cultura política brasileira dos anos 1960, marcada pelas lutas contra o subdesenvolvimento nacional e pela constituição de uma identidade para o povo brasileiro, como parte de um processo de libertação dos países do chamado “Terceiro Mundo”, particularmente da América Latina. Disponível em: . Acesso em 15 out. 2011 Adaptado.
A partir do texto, é possível concluir que as manifestações artísticas e culturais no cinema, no teatro e na música que surgiram no Brasil na década de 1960 foram marcadas por uma grande associação entre arte e

Ao dividir 5.232 por 4, João cometeu um erro e encontrou como resultado o número 138 . Ao analisar o resultado encontrado, João achou o número pequeno demais. Assim, refez a conta e chegou ao resultado correto. Qual a diferença entre o resultado correto e o primeiro quociente encontrado por João?

Ao organizar os livros de uma bilblioteca, o bibliotecário observou que metade dos livros do acervo eram de literatura; metade dos livros restantes eram de matemática e que a sexta parte dos livros que não eram nem de matemática, nem de literatura, eram de ciências.
Se 300 livros do acervo não eram de literatura, nem de matemática, nem de ciências, quantos eram os livros de matemática?

Avaliações diagnósticas têm sido amplamente empregadas

para a análise da qualidade do ensino oferecido em

redes públicas.

No caso da Prova Brasil, o segmento no qual ela é aplicada,

constitui-se dos alunos

Uma das grandes preocupações da educação no século XXI é contribuir para a redução de toda forma de exclusão

social.

Nesse sentido, cabe aos profissionais da educação e à

escola

Segundo Jânia M. Ramos, a concepção de que a distinção entre fala e escrita é gradativa “possibilita ao professor lidar com as regras da modalidade escrita como algo resultante de um processo do qual o aprendiz participa ativamente, e não mais como um conjunto de regras arbitrárias e autoritárias às quais o aprendiz é obrigado a se submeter passivamente e sem saber por quê.”
RAMOS, Jânia M. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1977
As frases apresentadas a seguir estão de acordo com a posição defendida pela autora, EXCETO:

Reconhecendo a necessidade de prevenção às doenças transmissíveis, em sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considere as afirmativas abaixo.
I - O enfoque maior deve ser dado ao reconhecimento dos sintomas das doenças, ao invés de focar no detalhamento das patologias.
II - Os alunos devem entender o papel pessoal no cuidado da saúde, tanto individual quanto coletiva.
III - O grau de aprofundamento em sala de aula sobre as doenças sexualmente transmissíveis depende do interesse do grupo.
É correto o que se afirma em

O fósforo é essencial a todos os seres vivos.
Isso porque ele é fundamental na composição dos(as)

As fotos a seguir retratam a Avenida Rio Branco – Natal,

em dois momentos distintos.


Um professor utiliza essas fotos em uma aula, nos anos

iniciais do Ensino Fundamental, para tratar de um dos

conceitos fundamentais da Geografia.

O conceito tratado com seu respectivo significado e a exploração

didática desse conceito a partir dessas fotos são,

respectivamente:

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