A produção e a definição de conteúdos curriculares escolares
estão relacionadas a vários fatores, dentre os quais
se destacam, por sua importância, as características culturais
da sociedade em que esses conteúdos se constituem
e a cultura da escola onde eles são trabalhados.
Considerando-se esses dois fatores,
Em uma turma de 5° ano, o professor desenvolve, a partir da leitura desse texto, uma atividade em que se focalizam os
mecanismos de coesão que têm por objetivo estabelecer a continuidade textual.
Para avaliar se os alunos conseguem localizar o trecho que apresenta a palavra que como um recurso coesivo de referência
a um elemento anterior apresentado no texto, é preciso que eles marquem:
Para atender às possibilidades de aprendizagem da leitura e da escrita, o professor deve escolher, primeiramente, textos
de acordo com a experiência de vida dos alunos e, gradualmente, trabalhar com gêneros textuais mais complexos.
Uma sequência que atende a essa estratégia é
Durante muitos anos, o ensino de ciências nas escolas foi
pautado pelas descrições de seu instrumental téorico ou
experimental.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino
de ciências naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental
deve
Existem alguns fatores condicionantes ao surgimento das voçorocas, que são profundos e extensos sulcos na terra resultantes
das enxurradas, que alteram totalmente as paisagens. Há propensão ao surgimento do fenômeno em algumas
regiões.
Algumas práticas econômicas têm um profundo impacto sobre o meio ambiente e algumas delas são ainda mais devastadoras.
Quando o solo é submetido a longos períodos de certas práticas, podem ocorrer as voçorocas.
Considerando os fatores antrópicos, uma prática econômica que pode contribuir, de forma mais expressiva, para a ocorrência
das voçorocas é a(o)
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o professor tem que ter clareza do conceito de espaço – objeto de estudo da
Geografia.
Um conceito amplamente aceito é:
O espaço é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistema de objetos e sistemas
de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único, no qual a história se dá.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1996, p.51
A aplicação desse conceito exige o conhecimento de que o sistema de objetos, ainda que não possa ser visto isoladamente,
pode ser representado, por exemplo, pelas ruas de um bairro, pelas redes técnicas, etc.
Já o sistema de ações pode ser representado, por exemplo, por
A prosperidade da produção açucareira no Brasil
chamou a atenção dos holandeses que, em 1630,
invadiram Pernambuco, maior produtor de açúcar
da época. Os flamengos passaram então a trabalhar
no local, adquirindo a experiência necessária do
cultivo da cana-de-açúcar para, após sua expulsão,
poderem utilizar este aprendizado, e foi o que aconteceu.
Após a expulsão, foram para as Antilhas, onde
prosseguiram com a cultura do açúcar, passando a
ser durante os séculos XVII e XVIII, concorrentes do
Brasil no abastecimento do mercado europeu.
Disponível em:
Essa etapa é marcada, especialmente, pela expansão
rumo
Um comerciante vende balas de três tipos, A, B e C.
Os preços de custo e de venda de cada unidade dessas
balas são mostrados na tabela a seguir
O comerciante construiu um gráfico indicando a quantidade
de balas de cada tipo vendidas na última semana.
Lembrando que lucro é a diferença entre o preço de venda
e o preço de custo qual foi, em reais, o lucro obtido com as
balas vendidas na última semana?
Entender as causas do sucesso ou do fracasso dos alunos
tem sido uma preocupação recorrente de professores
e educadores em geral. As características culturais dos
alunos vêm a ser um fator geralmente apontado como determinante
para a aprendizagem de crianças, adolescentes
ou jovens.
Considerando as teorias educacionais contemporâneas,
qual, dentre as afirmativas abaixo relacionadas, NÃO
justifica essa situação?
Embora as práticas de avaliação acompanhem a história
da educação escolar, contemporaneamente tem crescido
a preocupação em fazer dessa um componente importante
do processo de ensino e aprendizagem.
Considerando-se a realidade das escolas brasileiras, uma
das funções que a avaliação deve ter é ser um instrumento
para
Em sala de aula, a leitura desse texto pode ser ponto de partida para o estudo da linguagem figurada, em que as palavras
e expressões dependem da extensão do significado original, como ocorre em “aqueles dois ovos de fogo” para se referir
aos olhos da onça.
Outro exemplo de linguagem figurada nesse texto é
As variações que a língua apresenta dependem de muitos fatores como: profissão, grupo social, região geográfica, nível de escolaridade. Nos trechos a seguir, são observados exemplos de linguagem técnica, própria de determinadas profissões, com EXCEÇÃO de:
O cientista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Miguel
Nicolelis, promete que o chute inicial do Mundial de Futebol
de 2014 será dado por uma criança portadora de paralisia
através de uma interface cérebro-máquina-cérebro.
Um avanço nesse objetivo foi mostrado num trabalho
realizado por seu grupo em 2011 . Nele um macaco opera
um braço virtual através de microfios implantados em seu
cérebro, como mostra a figura ao lado. Através desses
fios, o macaco sentiu as texturas dos objetos virtuais e
pôde movê-los na tela do computador.
Embora tecnicamente complexo, esse método baseia-se
diretamente em que propriedade fundamental e de qual
sistema faz uso para que esse movimento seja possível?
O processo de abertura da economia brasileira, diante do processo de globalização, foi muito rápido e muitas empresas
não conseguiram uma adaptação a essa nova realidade de mercado, o que culminou em venda de empresas nacionais às
grandes corporações transnacionais.
Sobre a relação entre a situação brasileira no contexto da globalização e o papel das transnacionais, analise as afirmativas abaixo.
I - As transnacionais, nas últimas décadas, aumentaram em muito sua participação na economia brasileira.
II - As grandes corporações transnacionais investem maciçamente em tecnologia e isso gerou, na década de 1990, muitos
cortes no setor de empregos no Brasil.
III - As empresas transnacionais que operam no Brasil, no contexto da economia global, deixaram de ter seus centros de
decisão fora das fronteiras do país sede e o Estado brasileiro passou a comandar o funcionamento dos mercados a
elas associados .
É correto APENAS o que se afirma em
Ainda que um processo de globalização seja incontestável, há quem considere esse processo carregado de um conteúdo
perverso. É fundamental o fortalecimento da cidadania em todos os seus aspectos. O uso do território deveria contemplar
todos os cidadãos em seus diferentes modos de vida. O social deveria ser prioridade dos governantes. Dessa forma,
somente com a participação de todos os setores sociais será possível tomar as melhores decisões para fazer frente aos
processos fragmentadores dos agentes hegemônicos, que caminham junto com a globalização.
Nesse contexto, relacionando-se essas ideias à situação brasileira, há muitos críticos à forma como a globalização se
inseriu e se processa no país.
Esses críticos consideram que é necessária a construção de um projeto nacional que priorize, antes de tudo, o(a)