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Considere o texto a seguir. Francisco Adolfo Varnhagen avança mais nas explicações se valendo de detalhes: “Feitas as pazes com os índios, passou Jerônimo de Albuquerque a fundar no próprio Rio Grande uma povoação. E como era para isso imprópria a porção do arrecife ilhada (em preamar) onde estava o forte, segundo ainda hoje se pode ver, escolheu para isso o primeiro chão elevado e firme, que se apresenta às margens direitas do rio, obra de meia légua acima de sua perigosa barra [...]. A dita povoação, depois vila e cidade, de cujo nome não conseguiu fazer-se digna por seu correspondente crescimento, se chamou de Natal em virtude, sem dúvida, de se haver inaugurado o seu pelourinho ou a igreja matriz a 25 de dezembro desse ano da fundação (1599).
Disponível em: . Acesso em 04 out. 2011 . Adaptado. Sobre o tempo e sua complexa relação de níveis e ritmos de duração com a sociedade, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de História ressaltam a possibilidade de identificar a velocidade com que as mudanças ocorrem. Assim, podem ser estabelecidos três tempos: o tempo do acontecimento breve, o da conjuntura e o da estrutura.
De acordo com essa perspectiva, sobre a fundação da cidade de Natal, o momento do evento de inauguração de seu pelourinho ou da igreja matriz deve ser identificado como um fato histórico de tempo do tipo

A segunda viagem ao interior do país, rumo a São Paulo, começou no dia 14 de agosto, três semanas antes do Grito do Ipiranga. O objetivo, como na vez anterior, era apaziguar os ânimos na província, dividida entre dois grupos políticos, um ligado à família do ministro José Bonifácio e outro, ao coronel Francisco Inácio, comandante da força pública e aliado da João Carlos Oeynhausen, presidente da junta provisória local. GOMES, Laurentino. 1822. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010
Sobre o período da história do Brasil referido no texto, analise as afirmações a seguir. I – Os movimentos revoltosos tinham o objetivo de efetivar a Proclamação da República.
II – As viagens foram realizadas por D. Pedro I como parte do processo que levou à Independência do Brasil.
III – As mudanças nos regimes políticos no Brasil foram feitas à custa de embates, gerados, muitas vezes, pela contradição de interesses entre grupos sociais.
É correto o que se afirma em

Em uma caixa havia 87 fichas. Em cada ficha estava escrito um número natural menor que 87 e não havia duas fichas com números iguais. Uma professora retirou dessa caixa todas as fichas nas quais o número escrito era um múltiplo de 3 que, quando dividido por 5, deixa resto 2
Quantas fichas essa professora retirou da caixa?

Um pedaço de barbante de 1,02 m de comprimento foi partido ao meio. Cada metade foi partida em três partes iguais, e cada uma dessas partes, em 5 pedacinhos de mesmo tamanho.
Quantos milímetros media cada um desses pedacinhos?

A categoria de juventude foi construída ao longo da era

moderna e está diretamente relacionada à educação nas

sociedades contemporâneas. Embora não haja uma conceituação

universalmente reconhecida sobre o que é juventude,

algumas características gerais são aceitas por

especialistas de diferentes áreas de conhecimento, e as

políticas educacionais promovidas durante o século XX

buscaram contemplá-las.

Nesse sentido, tem-se que

A abordagem de temas abrangentes e contemporâneos

tem sido uma preocupação dos educadores e objeto de

normatização legal no Brasil, em especial quanto às possibilidades

do desenvolvimento dos conteúdos programá-

ticos da base nacional comum do Ensino Fundamental.

Tais conteúdos devem ser permeados por temas que

A avaliação tem sido um tema constante nos debates

sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso

escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira

sobre educação vêm refletindo esses debates, como

demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida

na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20

de dezembro de 1996

Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar

No processo de leitura dos alunos do Ensino Fundamental, é importante que eles apreendam diversos recursos presentes

no texto. O professor deve estar atento ao fato de que os alunos têm muito contato com outras linguagens, além da

linguagem verbal. Ao combinar o texto verbal e o não verbal, os alunos devem perceber a função que a linguagem visual

representa em alguns gêneros textuais, como as tirinhas, as histórias em quadrinhos e as propagandas.

A esse respeito, considere a história em quadrinhos da Mafalda.


Nessa tirinha, para reforçar a atitude crítica da personagem Mafalda, o leitor deve perceber a

O prêmio Nobel de física de 2011 foi dado a 3 cientistas que estudaram a expansão do universo, como ilustrado a seguir.


Um exemplo de evidência que aponta para a possibilidade de o universo estar em expansão é a de que

Sobre o ciclo biogeoquímico do fósforo, considere as afirmativas a seguir. I - Os animais são a principal fonte de transformação do fósforo inorgânico em orgânico.
II - Os fertilizantes orgânicos contêm muitos fosfatos que, ao alcançarem os corpos de água, propiciam o crescimento desordenado de algas, constituindo uma forma de poluição.
III - O grande depósito de fósforo encontra-se na geosfera (rochas) na maioria dos ecossistemas.
É correto o que se afirma em

Os mapas, junto a qualquer cultura, sempre foram, são e serão formas de saber socialmente carregadas de julgamentos de valor. Não há nada de inerte e passivo em seus registros. Como linguagem, os mapas conjugam-se com a prática histórica, podendo revelar diferentes visões de mundo. Carregam, outrossim, um simbolismo que pode estar associado ao conteú- do neles representado. Constituem um saber que é produto social, ficando atrelados [...] ao exercício da propaganda, da vigilância, detendo influência política sobre a sociedade.
Harley, 1988; Gould e Bailly, 1995. In: MARTINELLI, Marcelo. Mapas da Geografi a e Cartografi a Temática. São Paulo: Contexto, 2008, p.8
Considerando o texto, uma conclusão possível é de que os mapas, enquanto uma linguagem da Cartografia e uma forma de representação do espaço, têm uma vinculação estreita com a(o)


Na charge de Angeli apresentada acima, o primeiro quadrinho, intitulado “Pós-milagre!" refere-se a um momento posterior

ao período conhecido como o do Milagre Brasileiro.

Esse período, ainda influenciado pelos anos do milagre, é caracterizado pela(o)

A crescente participação do café na economia e a necessidade da mão de obra escrava para derrubar floresta, plantar as mudas e fazer a colheita dificultaram a implementação da Lei Feijó. Assinada entre o Governo da Regência do Brasil e a Grã- Bretanha em 7 de novembro de 1831, a lei, em seu artigo 1º, declarava: “Todos os escravos, que entrarem no território ou portos do Brasil, vindos de fora, ficam livres”. Disponível em: . Acesso em 13 out. 2011
A partir da leitura do texto conclui-se que, no referido contexto histórico, os cafeicultores

Um menino tinha em seu bolso 6 moedas, totalizando 80 centavos.
Se todas a moedas valiam menos de 50 centavos, quantas moedas de 10 centavos havia no bolso desse menino?

Acompanhando as transformações ocorridas no cenário

mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem

tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização

das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças

na realidade do ensino nacional.

Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes

Curriculares Nacionais Gerais para a Educação

Básica, que têm como um dos seus objetivos

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