Considere o texto a seguir.
Francisco Adolfo Varnhagen avança mais nas explicações se valendo de detalhes: “Feitas as pazes com os índios,
passou Jerônimo de Albuquerque a fundar no próprio Rio Grande uma povoação. E como era para isso imprópria a
porção do arrecife ilhada (em preamar) onde estava o forte, segundo ainda hoje se pode ver, escolheu para isso o
primeiro chão elevado e firme, que se apresenta às margens direitas do rio, obra de meia légua acima de sua perigosa
barra [...]. A dita povoação, depois vila e cidade, de cujo nome não conseguiu fazer-se digna por seu correspondente
crescimento, se chamou de Natal em virtude, sem dúvida, de se haver inaugurado o seu pelourinho ou a igreja matriz
a 25 de dezembro desse ano da fundação (1599).
Disponível em:
De acordo com essa perspectiva, sobre a fundação da cidade de Natal, o momento do evento de inauguração de seu pelourinho
ou da igreja matriz deve ser identificado como um fato histórico de tempo do tipo
A segunda viagem ao interior do país, rumo a São Paulo,
começou no dia 14 de agosto, três semanas antes
do Grito do Ipiranga. O objetivo, como na vez anterior,
era apaziguar os ânimos na província, dividida entre
dois grupos políticos, um ligado à família do ministro
José Bonifácio e outro, ao coronel Francisco Inácio,
comandante da força pública e aliado da João Carlos
Oeynhausen, presidente da junta provisória local.
GOMES, Laurentino. 1822. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira, 2010
Sobre o período da história do Brasil referido no texto,
analise as afirmações a seguir.
I – Os movimentos revoltosos tinham o objetivo de efetivar
a Proclamação da República.
II – As viagens foram realizadas por D. Pedro I como
parte do processo que levou à Independência do
Brasil.
III – As mudanças nos regimes políticos no Brasil foram
feitas à custa de embates, gerados, muitas vezes,
pela contradição de interesses entre grupos sociais.
É correto o que se afirma em
Em uma caixa havia 87 fichas. Em cada ficha estava
escrito um número natural menor que 87 e não havia duas
fichas com números iguais. Uma professora retirou dessa
caixa todas as fichas nas quais o número escrito era um
múltiplo de 3 que, quando dividido por 5, deixa resto 2
Quantas fichas essa professora retirou da caixa?
Um pedaço de barbante de 1,02 m de comprimento foi
partido ao meio. Cada metade foi partida em três partes
iguais, e cada uma dessas partes, em 5 pedacinhos de
mesmo tamanho.
Quantos milímetros media cada um desses pedacinhos?
A categoria de juventude foi construída ao longo da era
moderna e está diretamente relacionada à educação nas
sociedades contemporâneas. Embora não haja uma conceituação
universalmente reconhecida sobre o que é juventude,
algumas características gerais são aceitas por
especialistas de diferentes áreas de conhecimento, e as
políticas educacionais promovidas durante o século XX
buscaram contemplá-las.
Nesse sentido, tem-se que
A abordagem de temas abrangentes e contemporâneos
tem sido uma preocupação dos educadores e objeto de
normatização legal no Brasil, em especial quanto às possibilidades
do desenvolvimento dos conteúdos programá-
ticos da base nacional comum do Ensino Fundamental.
Tais conteúdos devem ser permeados por temas que
A avaliação tem sido um tema constante nos debates
sobre educação, em especial sobre sucesso e fracasso
escolar. Nesse sentido, as mudanças na legislação brasileira
sobre educação vêm refletindo esses debates, como
demonstra a determinação sobre avaliação estabelecida
na Lei de Diretrizes e Bases, Lei Federal n 9.394, de 20
de dezembro de 1996
Essa Lei preconiza ter a avaliação do rendimento escolar
No processo de leitura dos alunos do Ensino Fundamental, é importante que eles apreendam diversos recursos presentes
no texto. O professor deve estar atento ao fato de que os alunos têm muito contato com outras linguagens, além da
linguagem verbal. Ao combinar o texto verbal e o não verbal, os alunos devem perceber a função que a linguagem visual
representa em alguns gêneros textuais, como as tirinhas, as histórias em quadrinhos e as propagandas.
A esse respeito, considere a história em quadrinhos da Mafalda.
Nessa tirinha, para reforçar a atitude crítica da personagem Mafalda, o leitor deve perceber a
O prêmio Nobel de física de 2011 foi dado a 3 cientistas que estudaram a expansão do universo, como ilustrado a seguir.
Um exemplo de evidência que aponta para a possibilidade de o universo estar em expansão é a de que
Sobre o ciclo biogeoquímico do fósforo, considere as afirmativas a seguir.
I - Os animais são a principal fonte de transformação do fósforo inorgânico em orgânico.
II - Os fertilizantes orgânicos contêm muitos fosfatos que, ao alcançarem os corpos de água, propiciam o crescimento
desordenado de algas, constituindo uma forma de poluição.
III - O grande depósito de fósforo encontra-se na geosfera (rochas) na maioria dos ecossistemas.
É correto o que se afirma em
Os mapas, junto a qualquer cultura, sempre foram,
são e serão formas de saber socialmente carregadas
de julgamentos de valor. Não há nada de inerte e passivo
em seus registros. Como linguagem, os mapas
conjugam-se com a prática histórica, podendo revelar
diferentes visões de mundo. Carregam, outrossim,
um simbolismo que pode estar associado ao conteú-
do neles representado. Constituem um saber que é
produto social, ficando atrelados [...] ao exercício da
propaganda, da vigilância, detendo influência política
sobre a sociedade.
Harley, 1988; Gould e Bailly, 1995. In: MARTINELLI, Marcelo.
Mapas da Geografi a e Cartografi a Temática. São Paulo:
Contexto, 2008, p.8
Considerando o texto, uma conclusão possível é de que
os mapas, enquanto uma linguagem da Cartografia e uma
forma de representação do espaço, têm uma vinculação
estreita com a(o)
Na charge de Angeli apresentada acima, o primeiro quadrinho, intitulado “Pós-milagre!" refere-se a um momento posterior
ao período conhecido como o do Milagre Brasileiro.
Esse período, ainda influenciado pelos anos do milagre, é caracterizado pela(o)
A crescente participação do café na economia e a
necessidade da mão de obra escrava para derrubar
floresta, plantar as mudas e fazer a colheita dificultaram
a implementação da Lei Feijó. Assinada entre
o Governo da Regência do Brasil e a Grã- Bretanha
em 7 de novembro de 1831, a lei, em seu artigo 1º,
declarava: “Todos os escravos, que entrarem no território
ou portos do Brasil, vindos de fora, ficam livres”.
Disponível em:
A partir da leitura do texto conclui-se que, no referido contexto
histórico, os cafeicultores
Um menino tinha em seu bolso 6 moedas, totalizando
80 centavos.
Se todas a moedas valiam menos de 50 centavos, quantas
moedas de 10 centavos havia no bolso desse menino?
Acompanhando as transformações ocorridas no cenário
mundial, o Estado brasileiro, desde os anos de 1990, tem
tomado medidas de ordem legal objetivando a atualização
das políticas educacionais a fim de possibilitar mudanças
na realidade do ensino nacional.
Dentre essas medidas, tem-se o estabelecimento de Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação
Básica, que têm como um dos seus objetivos