Dois pêndulos simples têm fios de suspensão finos, com comprimentos iguais, e a massa de um deles é o dobro da massa do outro. Eles estão pendurados verticalmente em uma mesma corda esticada horizontalmente, um próximo ao outro.
A partir da situação apresentada, julgue o item que se segue.
Se um dos pêndulos for colocado para oscilar, o outro pêndulo também irá oscilar na mesma frequência do primeiro, mesmo que não haja contato entre eles.
Em um experimento de dupla fenda, um feixe luminoso de comprimento de onda igual a 500 nm atravessa igualmente duas fendas, distantes uma da outra em 0,1 mm; o feixe produz imagens em uma tela posicionada a uma distância de 4 m das fendas.
Considerando as informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.
As raias formadas na tela são tais que os picos dos máximos estão separados uns dos outros por uma distância superior a 4 cm.
Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.
Alguns referenciais teóricos usados na construção de sequências didáticas possuem caráter normativo.

Em relação ao texto CG1A1-I, às ideias nele expressas e à sua construção, julgue o item a seguir.
Conclui-se da leitura do sexto parágrafo que o último período do texto não expressa uma opinião pessoal do autor.

Considerando aspectos sintáticos e semânticos do texto CG1A1-I, julgue o item.
O termo “incremento” (primeiro período do segundo parágrafo) poderia ser substituído, sem alteração do sentido original do texto, por desenvolvimento.

Considerando os sentidos e as propriedades linguísticas do texto CG1A1-II, julgue o item que se segue.
No quinto parágrafo, o emprego da primeira pessoa do singular indica que a autora do texto integrou a equipe de pesquisadores que avaliaram os impactos da educação integral em Pernambuco.

Julgue o item subsequente, relativo a aspecto linguístico do texto CG1A1-II.
Haveria alteração de sentido no texto caso a expressão “Muito se tem pesquisado” (primeiro parágrafo) fosse substituída por Muito se pesquisou.
Considerando as disposições do Estatuto do Servidor Público do Estado de Pernambuco, julgue o item subsequente.
Estágio probatório é o período inicial de dois anos de efetivo exercício do servidor público nomeado para provimento de cargo efetivo ou em comissão, em virtude de aprovação em concurso público, e tem por objeto, além da obtenção da estabilidade, aferir a aptidão do servidor para o exercício do cargo.
Acerca da investidura em cargo público, julgue o item seguinte.
A reintegração de servidor estável, em razão de sua demissão ter sido invalidada, dar-se-á em cargo imediatamente superior àquele que ele ocupava quando da efetivação de sua
demissão.
No que diz respeito à penalidade disciplinar de suspensão, julgue o seguinte item.
Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa.
Com relação às ferramentas disponíveis na plataforma Google Sala de Aula, julgue o item a seguir.
O progresso da realização de uma atividade atribuída a um aluno em um documento no Google Sala de Aula poderá ser acompanhado mesmo antes de sua entrega
Considerando conceitos gerais de informática básica, julgue o item subsequente.
No Windows Explorer, para selecionar aleatoriamente vários arquivos contidos em uma pasta, é necessário clicar sobre cada arquivo, mantendo-se pressionada a tecla CTRL.

A figura apresentada ilustra um experimento para o estudo do princípio de Arquimedes, no qual um objeto cúbico tem 50% do seu volume submerso em um volume inicial de 100 L de água.
Nesse experimento, o objeto está em equilíbrio.
Com base nessas informações e nos princípios que regem as teorias dos fluidos, julgue o item subsequente.
O teorema de Stevin estabelece que a pressão absoluta em um ponto de um líquido homogêneo e incompressível, de densidade p e à profundidade ℎ, é igual à pressão atmosférica (exercida sobre a superfície desse líquido) mais a pressão efetiva.
Entre os muitos recursos que podem ser usados no processo didático em sala de aula incluem-se as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Considerando os recursos didáticos no ensino, em geral, e as TDIC, em particular, julgue o item que se segue.
O Clicker e o Tracker são recursos, relacionados às TDIC, que cumprem as mesmas funções didáticas.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A dinâmica da relação professor-estudante é fundamental para a ação didática.