
Em relação ao texto CG1A1-I, às ideias nele expressas e à sua construção, julgue o item a seguir.
É correto considerar como palavras-chave do tema central do texto as expressões “mudança permanente”, “escola em tempo integral”, “revolução da vida atual” e “simples memorização”, por exemplo.

Considerando aspectos sintáticos e semânticos do texto CG1A1-I, julgue o item.
No primeiro período do quinto parágrafo, a palavra “ideais” é um adjetivo que qualifica “atitudes”.

Considerando os sentidos e as propriedades linguísticas do texto CG1A1-II, julgue o item que se segue.
A pesquisa conduzida por pesquisadores brasileiros, segundo o texto, sugere que são inversamente proporcionais os índices de criminalidade entre jovens e o aumento de carga horária na educação básica.

Julgue o item subsequente, relativo a aspecto linguístico do texto CG1A1-II.
No texto, a palavra “nações” (último parágrafo) está empregada em referência a “estados” (penúltimo parágrafo), como forma de exaltar os entes federados que aderiram ao modelo de sistema educacional inaugurado por Pernambuco.
À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente, julgue o item a seguir.
A humilhação é uma forma de tratamento cruel ou degradante e seu uso contra crianças e adolescentes pelas pessoas encarregadas do seu cuidado, do seu trato, da sua educação ou da sua proteção é proibido por lei.
A respeito das administrações direta e indireta do Estado, julgue o item a seguir.
A desconcentração consiste na transferência de serviços da administração direta para a administração indireta.
Considerando conceitos gerais de informática básica, julgue o item subsequente.
Os arquivos do computador podem ser protegidos contra vírus do tipo ransomware por meio da realização de backup na nuvem ou em outras mídias diferentes do HD do computador.
Entre os muitos recursos que podem ser usados no processo didático em sala de aula incluem-se as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Considerando os recursos didáticos no ensino, em geral, e as TDIC, em particular, julgue o item que se segue.
A vantagem das TDIC é seu uso universal, independentemente do local em que se situam as unidades de ensino.
Em Pernambuco, o currículo da área de física para o ensino médio se estabelece em harmonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com relação a esse tema e suas ramificações, julgue os itens subsequentes.
A BNCC prevê ações de divulgação científica.
Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item seguinte.
Recomenda-se que os estudantes com altas habilidades tenham aulas separadamente dos demais, a fim de melhorar o seu desempenho.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se segue.
É previsto que o atendimento educacional especializado aconteça em horário contrário ao da aula regular e em sala especial.
No que diz respeito à relação professor-estudante no ambiente educativo, julgue o item subsecutivo.
O docente tem a atribuição profissional de imprimir valores sociais hegemônicos no comportamento dos estudantes.
O experimento proposto por Faraday consiste em uma bobina de cobre conectada a um amperímetro de alta sensibilidade, formando-se um circuito fechado, além de um ímã que pode ser afastado ou aproximado da bobina. Tendo como referência inicial o experimento de Faraday, julgue os itens seguintes.
Todas as propriedades e as características magnéticas dos materiais podem ser vinculadas unicamente ao movimento dos elétrons ao redor do núcleo atômico.
Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.
Os referenciais teóricos de determinada abordagem didática são espelhados na sequência didática de maneira direta, sem intermediação.
Um telescópio refrator é constituído por duas lentes convergentes: uma objetiva, de distância focal igual a 50,0 cm; e uma ocular, de distância focal igual a 2,0 cm.
Tendo como referência essas informações, julgue o item subsequente.
Ao se utilizar o referido telescópio para observar objetos distantes, como a Lua, planetas e estrelas, a imagem da lente objetiva será formada a uma distância de 52,0 cm dessa lente.