Em um experimento de dupla fenda, um feixe luminoso de comprimento de onda igual a 500 nm atravessa igualmente duas fendas, distantes uma da outra em 0,1 mm; o feixe produz imagens em uma tela posicionada a uma distância de 4 m das fendas.
Considerando as informações apresentadas, julgue os itens que se seguem.
O fenômeno que faz a luz passar por uma fenda é chamado de polarização.

Tendo como referência essas informações, considerando que, em módulo, a aceleração da gravidade é g = 9,8 m/s2 e desconsiderando as forças dissipativas, julgue o seguinte item.
Para qualquer ponto do percurso no intervalo de A a C, a soma das energias cinética e potencial é constante.
Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.
Os referenciais teóricos servem apenas de guias genéricos para a elaboração de sequências didáticas, uma vez que o que importa e dá coerência a uma aula é a experiência do professor.
Entre os muitos recursos que podem ser usados no processo didático em sala de aula incluem-se as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Considerando os recursos didáticos no ensino, em geral, e as TDIC, em particular, julgue o item que se segue.
Recentemente as TDIC têm ganhado lugar de notoriedade entre os recursos didáticos utilizados em sala de aula.

A figura apresentada ilustra um experimento para o estudo do princípio de Arquimedes, no qual um objeto cúbico tem 50% do seu volume submerso em um volume inicial de 100 L de água.
Nesse experimento, o objeto está em equilíbrio.
Com base nessas informações e nos princípios que regem as teorias dos fluidos, julgue o item subsequente.
O volume total do objeto cúbico é igual a 11,04 L.
Em Pernambuco, o currículo da área de física para o ensino médio se estabelece em harmonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com relação a esse tema e suas ramificações, julgue os itens subsequentes.
As habilidades previstas no currículo em questão não fazem referência direta aos desenvolvimentos específicos da física quântica.
Acerca da educação especial inclusiva, julgue o item seguinte.
Educação precoce e educação profissional são realizadas em ambientes especializados, fora do âmbito escolar.
Com base no Currículo de Pernambuco, julgue o item que se segue.
No Currículo de Pernambuco, está prevista a valorização de conteúdos factuais.
Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A didática é uma disciplina prática, sem interseção com as disciplinas teóricas.
Para o diagrama apresentado, as projeções nos planos A1, A2 e A3, indicadas pelas setas, referem-se às leis de Boyle, de Gay-Lussac e de Charles, respectivamente.
Eratóstenes (século VII a.C.) observou que, durante o solstício de verão, na cidade de Siena, ao meio-dia, o Sol se posicionava exatamente no zênite, ou seja, os raios solares incidiam perpendicularmente ao solo. Ele observou também que, em Alexandria (ao norte e distante 800 km de Siena), no mesmo horário, a luz do Sol, ao incidir em um objeto, projetava uma sombra posicionada verticalmente ao solo, formando um ângulo de 7,2º, como ilustra a figura a seguir.

Considerando essas informações e assumindo 3,14 como o valor de
, julgue o item a seguir.
A partir do modelo de Eratóstenes, conclui-se que o raio da Terra é de aproximadamente 6.370 km.

Tendo como referência essas informações, considerando que, em módulo, a aceleração da gravidade é g = 9,8 m/s2 e desconsiderando as forças dissipativas, julgue o seguinte item.
Se o jovem partisse do ponto P com uma velocidade inicial nula, o seu movimento sobre a pista de treino seria do tipo movimento uniformemente variado.
No circuito a seguir, a bateria tem força eletromotriz de 27 V e resistência interna r = 1 Ω; os resistores têm resistências R1 = 4 Ω, R2 = 8 Ω, R3 = 16 Ω, R4 = 8 Ω e R5 = 2 Ω.
Tendo como referência as informações e a representação precedentes, julgue os próximos itens.
Em funcionamento, a bateria gera 81 W e fornece ao circuito externo 72 W.
No circuito a seguir, a bateria tem força eletromotriz de 27 V e resistência interna r = 1 Ω; os resistores têm resistências R1 = 4 Ω, R2 = 8 Ω, R3 = 16 Ω, R4 = 8 Ω e R5 = 2 Ω.
Tendo como referência as informações e a representação precedentes, julgue os próximos itens.
A resistência equivalente vista dos pontos a e b (pontos externos da bateria) é igual a 8 Ω.
Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.
A tecnologia da educação conhecida como ensino por investigação preconiza que se deve sempre permitir aos estudantes a manipulação da situação experimental, sob o argumento de que isso induz à construção de hipóteses a serem testadas.