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Para que a escola seja um espaço de encontro qualificado, dinâmico, relacional e aberto às múltiplas possibilidades de atuações humanas, o processo de comunicação, presencial e digital, deve ser sobretudo:

A inclusão social de crianças e adolescente com necessidades especiais nas escolas exige espaços inclusivos de acessibilidade e um ambiente onde a diversidade deve ser respeitada e valorizada por toda a coletividade escolar. A escola que objetiva alcançar a equidade com qualidade, integrando os alunos com necessidades especiais com os demais, promoverá, com todos os alunos em seu cotidiano escolar:

As políticas públicas de inclusão social caracterizam-se por serem estratégicas e terem a finalidade de garantir a todos brasileiros os direitos constitucionais de educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, segurança, previdência social, entre outros. No entanto, para que a educação pública possa ser de fato inclusiva e igualitária, é necessário que o conjunto de ações governamentais de inclusão social garantam também aos estudantes e seus familiares uma condição de existência:

Milena é uma assistente de aluno sem experiência anterior na função. Quando começou a trabalhar, deparou-se com um triplo processo de adaptação: o dela em um novo trabalho, o das crianças se adaptando à creche e de grande parte das famílias que estavam aprendendo a deixar seus filhos pela primeira vez em uma instituição educacional. Para enfrentar o desafio, Milena entendeu que precisava aprimorar a sua capacidade de comunicação, por isso, em sua rotina de atendimento às crianças e às famílias, ela se esforçou para desenvolver, principalmente, suas habilidades de:

Todos que atuam em uma escola de educação infantil têm o compromisso de garantir o bem-estar do aluno, propiciando a ele um ambiente educacional que o torne ativo, curioso, competente, criativo e relativamente autônomo. Por essa razão, na prática educativa realizada pela comunidade escolar, o assistente de aluno deverá se integrar e participar:

Lúcia é uma assistente de aluno que tem perda parcial de audição e que trabalha em uma escola que inclui alunos com necessidade especiais. Ela está preparada para atender a todos os alunos porque compreende, na teoria e na prática, o que é ser diferente e ser tratado com igualdade de direitos. Por isso, em seu trabalho, procura orientar todos os alunos para que tenham atitudes:

Clarice, ao iniciar seu trabalho como assistente de aluno, terá que contribuir para que todos os estudantes na escola se sintam seguros e acolhidos por serem cada um deles singulares, valorizando cada estudante por suas características físicas, culturais e religiosas. Para conseguir agir dessa maneira, Clarice precisará refletir, analisar e avaliar como se desvencilhar:

Na Educação Infantil, a criança necessita do coletivo escolar até adquirir autonomia para cuidar de si, o que expõe de forma mais evidente a relação indissociável do educar e cuidar nesse ambiente. O assistente de aluno realiza a prática educativa nos espaços de recreação quando:

A escola possui diversos instrumentos de participação e de informação que têm a finalidade de divulgar o trabalho pedagógico que será realizado, facilitando o entrosamento com as famílias das crianças matriculadas. O coletivo escolar precisa conhecer esses instrumentos, pois eles serão temas do diálogo que irá se estabelecer entre as famílias e a escola, sendo que a essência dos princípios e da prática pedagógica estão presentes:

Marina, ao controlar a movimentação de alunos na entrada e na saída da escola e garantir a segurança de todos, orienta os pais e os estudantes sobre os cuidados na educação no trânsito, recomendando a eles que as crianças de até 10 anos de idade devem atravessar a rua:

João acompanhou os alunos no recreio e viu Pedro ficar por dois dias seguidos sentado em um banco do pátio quieto, triste e sozinho. Estranhou porque o menino é ativo, alegre e tem muitos amigos e amigas, então, perguntou como ele se sentia. Pedro disse que estava bem e não quis conversar mais. João sabe que toda criança tem direito a mudanças de humor, no entanto, João resolveu conversar com a professora de Pedro sobre a sua mudança de comportamento; a professora confirmou que o aluno estava diferente nos últimos dias. Por esses motivos, os dois foram conversar com a diretora sobre o receio que tinham de que o estudante estivesse sujeito a alguma situação de violência na escola ou fora dela. A atitude do assistente de aluno João demonstrou que ele:

Todo o coletivo escolar precisa colaborar para a organização e manutenção do ambiente escolar. O assistente de aluno, por assistir os alunos nas atividades programadas e de recreação, tem a possibilidade de colaborar com diversos problemas que afetam o ambiente, além disso, é um agente educacional muito próximo dos alunos, o que possibilita, em sua rotina de trabalho, orientá-los a terem condutas em prol do ambiente escolar que favoreçam:

A organização escolar no ensino fundamental tem como foco principal o processo de aprendizagem dos alunos. Por esta razão, o som, sob a forma de ruído e barulho intenso, pode se tornar um fator perturbador do ambiente escolar. Uma brincadeira ruidosa nos corredores das salas de aulas pode atrapalhar os demais alunos que estão tendo aula, porque o som ruidoso pode interferir no processo cognitivo por provocar:

De acordo com as fases de desenvolvimento infantil de Piaget, no estágio de desenvolvimento infantil de operações concretas, as crianças ficam menos egocêntricas, dominam uma linguagem mais elaborada, passam a apreciar mais a amizade, sendo capazes de se colocarem no lugar de outro aluno. Têm uma lógica interna que os auxilia a solucionarem problemas concretos. Portanto, nos momentos livres e de recreação na escola, nesse estágio de desenvolvimento, as crianças se interessam mais por:

Por volta dos três anos de idade, a criança entra na fase de desenvolvimento em que deseja agradar o outro por ter necessidade de aprovação, pois só consegue agradar a si mesma se tem a sensação que consegue agradar o outro, e se admira à medida que consegue admirar o outro. Assim, vai construindo sua identidade na interação do contexto em que se insere, o que torna a creche e o coletivo escolar importantes no seu processo de seu desenvolvimento. A criança, ao querer imitar e agradar o outro, espelha uma evidente relação de:

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