Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 44 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Quanto ao Regimento Interno do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2.ª Região (CONRERP‐2/SP‐PR), julgue o item.  

Os recursos do CONRERP têm natureza privada, estando sujeitos à prestação de contas e à transparência.

As relações públicas são mais eficazes quando o profissional identifica os públicos estratégicos e desenvolve uma rede de relacionamentos que beneficie a organização e seus públicos, apresentando resultados que são mensuráveis. A respeito da função estratégica e das ferramentas para o desenvolvimento dessa área, julgue o item.  

A ferramenta da pesquisa aplicada às relações públicas pode auxiliar na construção de diagnósticos para conhecer a opinião dos públicos, para conhecer a organização em profundidade e para fazer análise ambiental tanto interna quanto externa.

Acerca da organização de eventos em relações públicas, julgue o item.  

Em um evento corporativo, o cerimonial e o protocolo têm o papel de se aproximar do público presente para avaliar suas demandas e percepções, bem como mensurar se os objetivos foram atingidos.

Acidentes em ambiente de trabalho em geral, com perdas de vidas ou agressões ao meio ambiente, por exemplo, afetam diretamente o maior patrimônio de uma organização: sua reputação. Mesmo que as perdas econômicas diretamente envolvidas não sejam significativas de imediato aos negócios da empresa, é necessário avaliar o peso disso na imagem institucional. Com base nessas informações, julgue o item.  

A identidade de uma instituição é uma manifestação tangível de sua personalidade e se desenvolve por um conjunto de comportamentos (seus atos), de comunicação desses atos, de simbolismo capaz de expressar essa personalidade e da manifestação da autopercepção, que engloba as intenções da organização e como esta reage a estímulos externos.

Relativos à opinião pública e aos instrumentos para sua aferição, Julgue o item.  

Entre as técnicas e os instrumentos mais conhecidos para o desenvolvimento de pesquisas de opinião em relações públicas, estão: a análise ECCO; a análise de redes de comunicação; e a análise das experiências críticas de comunicação.

Os processos de comunicação contribuem para a construção da realidade social e, por esse motivo, requerem uma reflexão dos profissionais da área sobre a responsabilidade dessa atividade. A partir dessa informação, julgue o item.  

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, é vedada aos profissionais da área a utilização de qualquer método, meio ou técnica para criar motivações inconscientes, como campanhas que possam privar o público visado de seu livre arbítrio.

A área de relações públicas, cada vez mais, é reconhecida por sua função estratégica em organizações dos diferentes setores. Considerando essa informação, julgue o item.

Para o desenvolvimento de um planejamento estratégico em relações públicas, é necessário conhecer a organização a fundo, a partir de uma análise dos ambientes interno e externo, com suas ameaças e oportunidades.

A respeito do relacionamento de organizações com a imprensa, julgue o item.  

O clipping é uma ferramenta indispensável no relacionamento com a imprensa, por reunir os contatos dos principais veículos e jornalistas com os quais a organização tem o interesse de se relacionar.

Quanto ao Regimento Interno do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas da 2.ª Região (CONRERP‐2/SP‐PR), julgue o item.

Compete ao secretário geral propor ao Plenário a admissão, a promoção, a remoção, a requisição e a dispensa de funcionários.

Em relação ao Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, julgue o item.  

O profissional de relações públicas só poderá promover publicamente a divulgação de seus serviços com exatidão e dignidade, limitando‐se a informar, objetivamente, suas habilidades, qualificações e condições de atendimento.

As relações públicas são mais eficazes quando o profissional identifica os públicos estratégicos e desenvolve uma rede de relacionamentos que beneficie a organização e seus públicos, apresentando resultados que são mensuráveis. A respeito da função estratégica e das ferramentas para o desenvolvimento dessa área, julgue o item.  

Ao desenvolver um plano em comunicação organizacional e relações públicas, o esboço das estratégias gerais deve ser apresentado na fase de pesquisa e construção de diagnóstico estratégico, com a previsão das metas a serem alcançadas.

Acerca da organização de eventos em relações públicas, julgue o item.

Para as organizações, eventos são acontecimentos programados e provocados que têm por finalidade aumentar as vendas, tais como convenções, inaugurações, concursos, lançamentos de produtos, entre outros

Acidentes em ambiente de trabalho em geral, com perdas de vidas ou agressões ao meio ambiente, por exemplo, afetam diretamente o maior patrimônio de uma organização: sua reputação. Mesmo que as perdas econômicas diretamente envolvidas não sejam significativas de imediato aos negócios da empresa, é necessário avaliar o peso disso na imagem institucional. Com base nessas informações, julgue o item.  

Na comunicação organizacional integrada, a gestão da imagem corporativa é um instrumento da comunicação mercadológica, por trabalhar diretamente para a geração de valor da marca e para a prospecção ou manutenção de clientes.

Relativos à opinião pública e aos instrumentos para sua aferição, Julgue o item.  

As relações públicas trabalham, no âmbito institucional, com dois tipos de pesquisa: a de opinião, junto aos públicos; e a institucional, para conhecer a organização como um todo, dos aspectos estruturais e administrativos aos sociais e históricos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282