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Folha de respostas:

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De acordo com a Deliberação CEE/MS n° 10.814, de 10 de março de 2016 que estabelece normas para a educação básica no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A Proposta Pedagógica é um documento obrigatório da instituição de ensino que norteia e orienta as ações planejadas.
II. A Proposta Pedagógica será elaborada pela comunidade escolar e apresentada à comunidade local.
III. A Proposta Pedagógica deve definir as metas que se pretende alcançar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do estudante.
IV. Na implementação da Proposta Pedagógica, as instituições devem assegurar a formação continuada de seus profissionais.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a proposta pedagógica das unidades escolares que ofertam o ensino médio deve considerar, entre outros:

( ) a problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo.
( ) a capacidade permanente de aprender a fazer, desenvolvendo a autonomia dos estudantes.                                                                     ( ) a produção de mídias nas escolas a partir da promoção de atividades que favoreçam as habilidades de leitura e a análise do papel cultural, político e econômico dos meios de comunicação na sociedade.
( ) práticas desportivas e de expressão corporal que contribuam para a promoção de eventos competitivos e aprendizagens para a inserção no mundo do trabalho.

Há um certo consenso em organizar as habilidades socioemocionais em cinco grandes domínios: os chamados “Big 5”, Nesse sentido, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Abertura a experiências.
2. Conscienciosidade.
3. Extroversão.
4. Amabilidade – Cooperatividade.
5. Estabilidade emocional.
( ) Demonstrar previsibilidade e consistência nas reações emocionais – autocontrole, calma, serenidade.
( ) Atuar em grupo de forma cooperativa e colaborativa – tolerância, simpatia, altruísmo.
( ) Estar disposto e interessado pelas experiências – curiosidade, imaginação, criatividade, prazer pelo aprender.
( ) Ser organizado, esforçado e responsável pela própria aprendizagem – perseverança, autonomia, autorregulação, controle da impulsividade.
( ) Orientar os interesses e energia para o mundo exterior – autoconfiança, sociabilidade, entusiasmo.

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, referente à organização curricular, assinale a alternativa INCORRETA.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
De acordo com o Currículo de referência de Mato Grosso do Sul: educação infantil e ensino fundamental,

I. a avaliação no ensino fundamental requer o diagnóstico individual das crianças e dos adolescentes para que o professor organize o trabalho pedagógico de modo a ampliar os conhecimentos de todos os sujeitos.

II. a avaliação no ensino fundamentalimplica essencialmente a realização de testes, provas, atribuição de notas ou conceitos.

III. na avaliação no Ensino Fundamental, o docente deve utilizar instrumentos avaliativos que o favoreçam na coleta do maior número de informações que traduzam os conhecimentos apreendidos, não apreendidos e os ainda não adquiridos.

IV. a avaliação no ensino fundamental exige do docente reconhecer variáveis que interferem no processo avaliativo; e conhecer os processos de aprendizagem nas crianças e nos adolescentes. Além disso, ter clareza na relação direta entre objetos de conhecimentos, habilidades, metodologias e instrumentos avaliativos

Um dos critérios de mediação, em consonância com as ações apoiadas nas competências socioemocionais, que pode ser transposto para a sala de aula, é o de intencionalidade e reciprocidade, ou seja, o educador deve

As redes públicas de educação básica contarão com serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e às prioridades definidas pelas políticas de educação por meio de equipes multiprofissionais. Nesse caso, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão remunerar os portadores de diploma de curso superior na área de psicologia ou de serviço social, desde que integrantes de equipes multiprofissionais que atendam aos educandos, com a parcela

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

São metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul – Lei nº 4.621/2014:

I. universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, progressivamente, 80% das crianças de até 3 anos até o final da vigência desse PEE.

II. universalizar o ensino fundamental de nove anos para toda a população de 6 a 14 anos e garantir que, pelo menos, 85% dos estudantes concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência desse PEE.

III. universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência desse PEE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85%.

IV. universalizar, para a população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

Quanto à avaliação Institucional, assinale a alternativa INCORRETA.

Sobre metodologias ativas e integradoras, é correto afirmar que

De acordo com a Lei nº 14.113/2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para efeito da distribuição dos recursos dos Fundos, será admitida a dupla matrícula dos estudantes

A Deliberação CEE/MS nº 10.814, de 10 de março de 2016, que estabelece normas para a educação básica no Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, em relação à classificação, que é o posicionamento do estudante em ano escolar equivalente a seus conhecimentos, experiências e desempenhos adquiridos por meios formais e informais, determina que

O Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul, em consonância com a BNCC, reconhece e preconiza a educação integral. Sobre a educação integral, assinale a alternativa correta.

Sobre estratégias de metodologias ativas, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Aprendizagem Baseada em Problemas.
2. Aprendizagem Baseada em Projetos.
3. Sala de Aula Invertida.
4. Grupos Cooperativos.
5. Role Playing.
6. Experimentação Investigativa.

( ) Tem seu início ao apresentar um problema aos alunos, promovendo os questionamentos iniciais e as primeiras formulações de hipótese. Em seguida, há o momento do experimento.
( ) O aluno estuda previamente o assunto e, durante a aula, o professor media discussões, esclarece as dúvidas e propõe atividades práticas.
( ) Caracteriza-se por ser um processo ativo, cooperativo, integrado e interdisciplinar e orientado para a aprendizagem dos alunos que tomam decisões, agem sozinhos e em equipe.
( ) Permite que os estudantes se relacionem com seus pares e possam referenciar-se no outro, diferenciar-se, opor-se e, assim, transformar e ser transformado na construção do próprio conhecimento.
( ) O método consiste em construir situações de ensino que promovam uma aproximação crítica do aluno com a sua realidade.
( ) Trata-se de um jogo de interpretação de papéis em que um responsável (narrador ou mestre) conta uma história e os personagens são interpretados pelos alunos, criando um texto espontâneo em que não há vencedores ou perdedores.

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