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Folha de respostas:

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Assinale a alternativa que apresenta a ideia básica presente na maioria das definições de administração.

Muitas organizações desenvolvem várias medidas para acompanhar resultados financeiros, custos de produção, quantidade e qualidade dos bens produzidos, desempenho individual das pessoas e satisfação dos clientes. A seguir são apresentados alguns aspectos do desempenho organizacional, numerados de 1 a 4 e, também, algumas medidas utilizadas para avaliar cada um dos aspectos. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1- Eficiência.
2- Eficácia.
3- Produtividade.
4- Competitividade.
( ) Toneladas por homem-hora esperadas e reais.
( ) Recursos aplicados por unidade de saída.
( ) Número de clientes que retornam.
( ) Percentagem da fatia de mercado.
( ) Volume total de vendas para um certo produto, como percentagem do volume total de vendas de todos os produtores.
( ) Atendimento às necessidades da sociedade.
( ) Tempo médio de manutenção das máquinas e equipamentos.
( ) Produção por operário-dia.

As pessoas tendem a desenvolver certas forças

motrizes da motivação como resultado do

ambiente cultural no qual vivem, e essas forças

afetam a forma como elas vêem seus empregos

e compreendem suas vidas. A seguir são

apresentadas as três forças motrizes enfocadas

por David McClelland, numeradas de 1 a 3 e as

características de pessoas relacionadas a cada

força motriz. Relacione as forças motrizes com as

características pessoais e assinale a alternativa

que apresenta a sequência correta.

1- Motivação para a realização.

2- Motivação para a afiliação.

3- Motivação para o poder.

( ) Assumem a responsabilidade por suas ações e resultados.

( ) Tendem a selecionar colegas e a se cercarem de pessoas amigáveis.

( ) Querem criar um impacto sobre suas organizações.

( ) Podem tornar-se excelentes gerentes.

( ) Controlam seu destino.

( ) Trabalham melhor quando são elogiadas por suas atitudes favoráveis e por sua cooperação.

O gerenciamento estratégico da qualidade gera vantagem competitiva. Assinale a alternativa que apresenta a mudança necessária de enfoque das especificações de uma organização voltada para a gestão da qualidade.

O trabalho coletivo ou em equipe nem sempre é visualizado de forma sistêmica por seus integrantes. Assinale a alternativa que apresenta somente algumas das condições essenciais para a obtenção do status de equipe, ou seja, que exista um trabalho em equipe.

Segundo Max Weber o poder está relacionado ao uso da força ou da coerção e a autoridade pressupõe o exercício da obediência às regras e às normas devido à crença de que as mesmas devem ser acatadas. Weber identificou três tipos de autoridade que são exercidas nas organizações sociais com base em fontes legítimas. Assinale a alternativa que apresenta a autoridade que tem seu apogeu com o modelo burocrático de organização e é reconhecido através da hierarquia, pois os diferentes níveis representam a posição ocupada pelo indivíduo e determina o grau de autoridade que pode ser exercido por direito pelo ocupante do cargo.

O controle tático tem por objetivo avaliar o desempenho ou garantir que os resultados estejam dentro dos limites previstos pelos padrões, a fim de assegurar o alcance dos objetivos traçados para cada departamento. Assinale a alternativa que apresenta o que ocorre com a frequência de avaliação na medida em que ocorre a descentralização administrativa.

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma definição de liderança.

Assinale a alternativa que apresenta o componente para a conquista da eficiência e da integração de esforços em uma organização que compreende a criação de níveis de autoridade e unidades funcionais.

Ao atuar como assistente administrativo na EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, você poderá ter que lidar com tarefas, pessoas, órgãos e relações. Assinale a alternativa que apresenta a função administrativa que você estará desempenhando ao lidar com estes componentes.

Nenhum modelo de comportamento organizacional é suficiente para descrever tudo o que acontece em uma organização, mas a identificação de um modelo ajudará a distinguir um tipo de vida organizacional de outro. A seguir são apresentados alguns modelos de comportamento organizacional, numerados de 1 a 5 e as características de cada um destes modelos. Relacione as colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 1- Modelo autocrático.
2- Modelo protecionista.
3- Modelo apoiador.
4- Modelo colegiado.
5- Modelo sistêmico.
( ) A base do modelo são os recursos econômicos; a orientação gerencial é o dinheiro; a orientação para os funcionários é a segurança e os benefícios; os resultados psicológicos para os funcionários é a dependência da organização; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de segurança; e o resultado do desempenho é cooperação passiva.
( ) A base do modelo é a parceria; a orientação gerencial é o trabalho em equipe; a orientação para os funcionários é o comportamento responsável; os resultados psicológicos para os funcionários é a autodisciplina; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as auto-atualizações; e o resultado do desempenho é entusiasmo moderado.
( ) A base do modelo são a confiança, comunidade e sentido; a orientação gerencial é cuidado e compaixão; a orientação para os funcionários são a independência psicológica; os resultados psicológicos para os funcionários é a auto-motivação; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são de ampla variedade; e os resultados do desempenho são paixão e compromisso com as metas organizacionais.
( ) A base do modelo é o poder; a orientação gerencial é a autoridade; a orientação para os funcionários é a obediência; os resultados psicológicos para os funcionários é a dependência do chefe; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de subsistência; e o resultado do desempenho é mínimo.
( ) A base do modelo é a liderança; a orientação gerencial é o apoio; a orientação para os funcionários é o desempenho no cargo; os resultados psicológicos para os funcionários é a participação; as necessidades dos funcionários que são satisfeitas são as de status e reconhecimento; e o resultado do desempenho são desejos despertados.

Assinale a alternativa que apresenta somente alguns tipos de planejamento operacional.

Assinale a alternativa que apresenta uma definição de comportamento de cidadania organizacional.

Assinale a alternativa que tem por características regras e regulamentos formalizados por escrito e por estruturas de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes.

O padrão total das ações explícitas e implícitas dos líderes conforme visto pelos funcionários é chamado estilo de liderança. Assinale a alternativa que apresenta o estilo de liderança caracterizado pela descentralização da autoridade.

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