Assinale a alternativa que apresenta a ideia básica presente na maioria das definições de administração.
Muitas organizações desenvolvem várias medidas
para acompanhar resultados financeiros, custos
de produção, quantidade e qualidade dos bens
produzidos, desempenho individual das pessoas e
satisfação dos clientes. A seguir são apresentados
alguns aspectos do desempenho organizacional,
numerados de 1 a 4 e, também, algumas medidas
utilizadas para avaliar cada um dos aspectos.
Relacione as colunas e assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.
1- Eficiência.
2- Eficácia.
3- Produtividade.
4- Competitividade.
( ) Toneladas por homem-hora esperadas e
reais.
( ) Recursos aplicados por unidade de saída.
( ) Número de clientes que retornam.
( ) Percentagem da fatia de mercado.
( ) Volume total de vendas para um certo
produto, como percentagem do volume
total de vendas de todos os produtores.
( ) Atendimento às necessidades da
sociedade.
( ) Tempo médio de manutenção das máquinas
e equipamentos.
( ) Produção por operário-dia.
As pessoas tendem a desenvolver certas forças
motrizes da motivação como resultado do
ambiente cultural no qual vivem, e essas forças
afetam a forma como elas vêem seus empregos
e compreendem suas vidas. A seguir são
apresentadas as três forças motrizes enfocadas
por David McClelland, numeradas de 1 a 3 e as
características de pessoas relacionadas a cada
força motriz. Relacione as forças motrizes com as
características pessoais e assinale a alternativa
que apresenta a sequência correta.
1- Motivação para a realização.
2- Motivação para a afiliação.
3- Motivação para o poder.
( ) Assumem a responsabilidade por suas ações e resultados.
( ) Tendem a selecionar colegas e a se cercarem de pessoas amigáveis.
( ) Querem criar um impacto sobre suas organizações.
( ) Podem tornar-se excelentes gerentes.
( ) Controlam seu destino.
( ) Trabalham melhor quando são elogiadas por suas atitudes favoráveis e por sua cooperação.
O gerenciamento estratégico da qualidade gera vantagem competitiva. Assinale a alternativa que apresenta a mudança necessária de enfoque das especificações de uma organização voltada para a gestão da qualidade.
O trabalho coletivo ou em equipe nem sempre é visualizado de forma sistêmica por seus integrantes. Assinale a alternativa que apresenta somente algumas das condições essenciais para a obtenção do status de equipe, ou seja, que exista um trabalho em equipe.
Segundo Max Weber o poder está relacionado ao uso da força ou da coerção e a autoridade pressupõe o exercício da obediência às regras e às normas devido à crença de que as mesmas devem ser acatadas. Weber identificou três tipos de autoridade que são exercidas nas organizações sociais com base em fontes legítimas. Assinale a alternativa que apresenta a autoridade que tem seu apogeu com o modelo burocrático de organização e é reconhecido através da hierarquia, pois os diferentes níveis representam a posição ocupada pelo indivíduo e determina o grau de autoridade que pode ser exercido por direito pelo ocupante do cargo.
O controle tático tem por objetivo avaliar o desempenho ou garantir que os resultados estejam dentro dos limites previstos pelos padrões, a fim de assegurar o alcance dos objetivos traçados para cada departamento. Assinale a alternativa que apresenta o que ocorre com a frequência de avaliação na medida em que ocorre a descentralização administrativa.
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma definição de liderança.
Assinale a alternativa que apresenta o componente para a conquista da eficiência e da integração de esforços em uma organização que compreende a criação de níveis de autoridade e unidades funcionais.
Ao atuar como assistente administrativo na EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, você poderá ter que lidar com tarefas, pessoas, órgãos e relações. Assinale a alternativa que apresenta a função administrativa que você estará desempenhando ao lidar com estes componentes.
Nenhum modelo de comportamento organizacional
é suficiente para descrever tudo o que acontece
em uma organização, mas a identificação de
um modelo ajudará a distinguir um tipo de vida
organizacional de outro. A seguir são apresentados
alguns modelos de comportamento organizacional,
numerados de 1 a 5 e as características de cada um
destes modelos. Relacione as colunas e assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
1- Modelo autocrático.
2- Modelo protecionista.
3- Modelo apoiador.
4- Modelo colegiado.
5- Modelo sistêmico.
( ) A base do modelo são os recursos
econômicos; a orientação gerencial é o
dinheiro; a orientação para os funcionários
é a segurança e os benefícios; os resultados
psicológicos para os funcionários é
a dependência da organização; as
necessidades dos funcionários que são
satisfeitas são as de segurança; e o
resultado do desempenho é cooperação
passiva.
( ) A base do modelo é a parceria; a orientação
gerencial é o trabalho em equipe; a orientação
para os funcionários é o comportamento
responsável; os resultados psicológicos
para os funcionários é a autodisciplina; as
necessidades dos funcionários que são
satisfeitas são as auto-atualizações; e o
resultado do desempenho é entusiasmo
moderado.
( ) A base do modelo são a confiança,
comunidade e sentido; a orientação
gerencial é cuidado e compaixão; a
orientação para os funcionários são a
independência psicológica; os resultados
psicológicos para os funcionários é a
auto-motivação; as necessidades dos
funcionários que são satisfeitas são de
ampla variedade; e os resultados do
desempenho são paixão e compromisso
com as metas organizacionais.
( ) A base do modelo é o poder; a orientação
gerencial é a autoridade; a orientação
para os funcionários é a obediência;
os resultados psicológicos para os
funcionários é a dependência do chefe;
as necessidades dos funcionários que
são satisfeitas são as de subsistência; e o
resultado do desempenho é mínimo.
( ) A base do modelo é a liderança; a
orientação gerencial é o apoio; a orientação
para os funcionários é o desempenho
no cargo; os resultados psicológicos
para os funcionários é a participação;
as necessidades dos funcionários
que são satisfeitas são as de status
e reconhecimento; e o resultado do
desempenho são desejos despertados.
Assinale a alternativa que apresenta somente alguns tipos de planejamento operacional.
Assinale a alternativa que apresenta uma definição de comportamento de cidadania organizacional.
Assinale a alternativa que tem por características regras e regulamentos formalizados por escrito e por estruturas de posições e hierarquia que ordenam as relações entre os indivíduos ou órgãos componentes.
O padrão total das ações explícitas e implícitas dos líderes conforme visto pelos funcionários é chamado estilo de liderança. Assinale a alternativa que apresenta o estilo de liderança caracterizado pela descentralização da autoridade.