Em relação ao comportamento sedentário, é correto afirmar: I- Representa atividades de pequena movimentação, que ocorrem com o corpo na posição sentada ou recli-nada. II- Tem gasto energético próximo ao observado no estado de repouso (> 2,5MET). III- Em estudos direcionados a crianças e adolescentes, o comportamento sedentário tem sido usualmente representado pela exposição aos comportamentos de tela. Assim sendo, é/são correta(s):
“A atividade de ensino na Educação Física é uma categoria explicativa da prática de ensino na Educação Fí-sica”. (FERREIRA, 2017). Ao encontro dessa temática, é correto afirmar:
“O nosso poder pedagógico exprime-se na clareza da linguagem que usamos na tessitura da teia de relações que estabelecemos com os outros, principalmente com os nossos alunos.” (SANTOS, 2017)
O poder não se origina nunca de uma decisão arbitrária no vértice, mas vive de mil formas moleculares de intervenção social. O nosso poder assiste-nos o direito e o dever de sermos lúcidos, corajosos e determinados. (SANTOS, 2017) I- Podemos acreditar no poder transformador absoluto do professor. II- O nosso poder emerge, fundamentalmente, do exemplo que somos. III- Subjacente ao programa de Educação Física, que orienta a nossa práxis pedagógica, está um conceito bá-sico de Homem, de Sociedade, de Educação. É/são correta(s):
Em relação à Atividade Física (AF), afirma-se: ( ) É um complexo comportamento humano e diversos são os aspectos que influenciam a adoção da sua prática. ( ) Compreende variáveis individuais e ambientais. ( ) Apresenta efeito de proteção contra doenças crônicas. Ao analisar V às assertivas verdadeiras e F às falsas, obtém-se a correta sequência em:
“A localização semântica e axiológica do conceito de Educação Física impõe a necessidade de escavar profundamente no fundamento dos conceitos.” (SANTOS, 2017) Diante dessa temática, considerando-se V às assertivas verdadeiras e F às falsas, afirma-se: ( ) O termo Educação Física deve romper com sua compreensão tradicional e intelectualista, que ficou mar-cado com o estigma pecaminoso que a Idade Média carreou para o corpo e para as condições do corpo. ( ) A Educação Física é a parte da educação geral que utiliza como meios específicos os exercícios físicos desportivos e sua finalidade se limita à cultura corporal e à performance. ( ) As atividades propostas no âmbito da Educação Física devem ter, na vida social, uma finalidade histórica determinada, desenvolvendo um percurso de progressiva consciencialização crítica acerca dos valores estabelecidos pela própria sociedade. A correta sequência é encontrada em:
Considere o desenvolvimento da Atividade: “Alongamento e jogos teatrais” Descrição: A partir de uma contação de história, os/as alunos/as devem realizar movimentos correspondentes à situação apresentada, de acordo com a compreensão que eles/elas têm da história contada pelo/a professor/a. Considerando-se CF para Competência Física, CP para Competência Pessoal e CT para Competência Técnica: - Capacidade de articular os fatos e os diferentes gêneros à interpretação corporal. - Incentivar a agilidade e a orientação espacial. - Desenvolver a criatividade nas expressões. Estabelece-se, assim, as seguintes habilidades:
As evidências científicas demonstram que características do ambiente estão associadas com a prática de Atividade Física. Analise a(s) característica(s) associada(s) positivamente: I- Densidade de destinos. II- Facilidade de acesso. III- Número de intersecções de ruas. Assim sendo, é/são correta(s):
Considere o desenvolvimento da Atividade: “Verdadeiro ou falso” Descrição: a atividade consiste em fazer com que as crianças respondam às afirmações feitas pelo/a professor/a. Os/as alunos/as poderão utilizar movimentos para dizer se a afirmação é falsa ou verdadeira. Os movimentos poderão ser alternados, modificados de acordo com a criatividade do/a professor/a e das sugestões dos/as alunos/as. Considerando-se HF para Habilidade Física, HP para Habilidade Pessoal e HT para Habilidade Técnica: - Desenvolver o aprendizado com ludicidade. - Realizar a sequência de movimentos de forma coordenada. - Corrigir eventuais erros de compreensão. Estabelece-se, assim, as seguintes habilidades:
Ao que compete às características do sistema ATP-CP, é correto afirmar:
“O comportamento sedentário é reconhecido como uma questão de saúde pública e está relacionada com efeitos deletérios para a saúde” (RIBEIRO, 2018). Frente ao exposto, é correto afirmar:
Considerando-se Resistência, Diferenciação Cinestésica, Força, Equilíbrio e Orientação espacial. Pontue, respectivamente, 1, para Competências motoras condicionais, e 2, para Competências motoras coordenativas. A sequência correta é encontrada em:
Em relação à amplitude de movimento funcional:
Ao que compete ao desenvolvimento motor, é correto afirmar:
Afirma-se: I- No que compete ao campo da promoção da atividade física, apesar de suas ações visarem modificar o com-portamento de base populacional, pouco progresso tem sido documentado. pois II- Em geral, os esforços, no campo da promoção da atividade física, concentram-se nos comportamentos indi-viduais. Isto posto, é correto afirmar que: