“O Coordenador Pedagógico tem, na escola, a função mediadora de revelar/desvelar
os significados das propostas curriculares, para que os professores elaborem
seus próprios sentidos [...].” (PLACCO; ALMEIDA; SOUZA, 2011).
Acerca do papel desempenhado pelo Coordenador Pedagógico, está INCORRETO
o que consta em:
“Os processos de aprendizagem são múltiplos, contínuos, híbridos, formais e informais,
organizados e abertos, intencionais e não intencionais. O ensino regular
é um espaço importante, pelo peso institucional, anos de certificação e investimentos
envolvidos, mas convive com inúmeros outros espaços e formas de aprender
mais abertos, sedutores e adaptados às necessidades de cada um.” (MORAN,
2018).
No trecho acima, Moran faz uma reflexão sobre diferentes processos de aprendizagem,
destacando o ensino regular e a coexistência deste com outras instâncias
formativas.
Nesse sentido, as metodologias ativas se apresentam como alternativas pedagógicas
inovadoras, centradas nas necessidades dos alunos.
A respeito das metodologias ativas, avalie as afirmativas a seguir:
I. A combinação e compartilhamento de espaços, tempos, materiais, técnicas
e tecnologias são características das metodologias ativas.
II. Nas metodologias ativas o professor atua como orientador, que motiva,
questionar e ajuda o aluno para que ele possa ir além do que consegue
fazer sozinho.
III. As metodologias ativas têm foco no professor e nos conteúdos que ele
pode ensinar aos alunos, sempre de forma síncrona e presencial.
IV. As metodologias ativas permitem maior integração entre diversas áreas
do conhecimento e modelos curriculares mais flexíveis, inter e transdisciplinares.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
A verificação do rendimento escolar, na educação básica, nos níveis fundamental
e médio, conforme orienta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, deverá
observar os seguintes critérios, EXCETO:
“Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva
dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível,
interligada e híbrida.” (MORAN, 2018).
Partindo da concepção apresentada, NÃO consiste numa estratégia relacionada
às metodologias ativas:
As afirmações a seguir podem ser associadas à teoria Socioconstrutivista, defendida
por Lev Vygotsky, EXCETO:
Em 2017, foi aprovada a Lei n.º 13.415, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, estabelecendo mudanças na estrutura do ensino médio.
Sobre o que foi estabelecido, está INCORRETO afirmar:
“Para uma prática de avaliação na escola, o ideal, para o acompanhamento da
aprendizagem do educando, seria uma prática de ‘avaliação processual’. [...] Processual
quer dizer contínua, permanente, todos os dias e todas as horas. Esse
seria o ideal para a nossa prática diária de trabalho escolar.” (LUCKESI, 2021).
Ao realizar sua reflexão, o autor se refere à avaliação:
Para Piaget, o desenvolvimento da criança apresenta diferentes estágios denominados
fases de transição.
São fases de transição definidas pelo autor, EXCETO:
Em 2014, foi aprovado o Plano Nacional de Educação (PNE), por meio do qual
foram estabelecidas diretrizes para educação brasileira, em seus diversos níveis
de ensino.
Uma dessas diretrizes está apresentada de maneira INCORRETA em:
Autores como Tomaz Tadeu da Silva classificam as teorias do currículo em três
grandes grupos, de acordo com os conceitos que elas enfatizam, a saber:
(1) Teorias Tradicionais;
(2) Teorias Críticas;
(3) Teorias pós-críticas.
Partindo desta classificação, numere as assertivas a seguir.
( ) Educação Popular
( ) Tecnicismo educacional
( ) Multiculturalismo
( ) Escolanovismo
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: