Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

“O Coordenador Pedagógico tem, na escola, a função mediadora de revelar/desvelar
os significados das propostas curriculares, para que os professores elaborem
seus próprios sentidos [...].” (PLACCO; ALMEIDA; SOUZA, 2011).

Acerca do papel desempenhado pelo Coordenador Pedagógico, está INCORRETO
o que consta em:

“Os processos de aprendizagem são múltiplos, contínuos, híbridos, formais e informais,
organizados e abertos, intencionais e não intencionais. O ensino regular
é um espaço importante, pelo peso institucional, anos de certificação e investimentos
envolvidos, mas convive com inúmeros outros espaços e formas de aprender
mais abertos, sedutores e adaptados às necessidades de cada um.” (MORAN,
2018).

No trecho acima, Moran faz uma reflexão sobre diferentes processos de aprendizagem,
destacando o ensino regular e a coexistência deste com outras instâncias
formativas.
Nesse sentido, as metodologias ativas se apresentam como alternativas pedagógicas
inovadoras, centradas nas necessidades dos alunos.

A respeito das metodologias ativas, avalie as afirmativas a seguir:

I. A combinação e compartilhamento de espaços, tempos, materiais, técnicas
e tecnologias são características das metodologias ativas.
II. Nas metodologias ativas o professor atua como orientador, que motiva,
questionar e ajuda o aluno para que ele possa ir além do que consegue
fazer sozinho.
III. As metodologias ativas têm foco no professor e nos conteúdos que ele
pode ensinar aos alunos, sempre de forma síncrona e presencial.
IV. As metodologias ativas permitem maior integração entre diversas áreas
do conhecimento e modelos curriculares mais flexíveis, inter e transdisciplinares.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

A verificação do rendimento escolar, na educação básica, nos níveis fundamental
e médio, conforme orienta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, deverá
observar os seguintes critérios, EXCETO:

“Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva
dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível,
interligada e híbrida.” (MORAN, 2018).

Partindo da concepção apresentada, NÃO consiste numa estratégia relacionada
às metodologias ativas:

As afirmações a seguir podem ser associadas à teoria Socioconstrutivista, defendida
por Lev Vygotsky, EXCETO:

Em 2017, foi aprovada a Lei n.º 13.415, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, estabelecendo mudanças na estrutura do ensino médio.
Sobre o que foi estabelecido, está INCORRETO afirmar:

“Para uma prática de avaliação na escola, o ideal, para o acompanhamento da
aprendizagem do educando, seria uma prática de ‘avaliação processual’. [...] Processual
quer dizer contínua, permanente, todos os dias e todas as horas. Esse
seria o ideal para a nossa prática diária de trabalho escolar.” (LUCKESI, 2021).

Ao realizar sua reflexão, o autor se refere à avaliação:

Para Piaget, o desenvolvimento da criança apresenta diferentes estágios denominados
fases de transição.

São fases de transição definidas pelo autor, EXCETO:

Em 2014, foi aprovado o Plano Nacional de Educação (PNE), por meio do qual
foram estabelecidas diretrizes para educação brasileira, em seus diversos níveis
de ensino.
Uma dessas diretrizes está apresentada de maneira INCORRETA em:

Autores como Tomaz Tadeu da Silva classificam as teorias do currículo em três
grandes grupos, de acordo com os conceitos que elas enfatizam, a saber:

(1) Teorias Tradicionais;
(2) Teorias Críticas;
(3) Teorias pós-críticas.

Partindo desta classificação, numere as assertivas a seguir.

( ) Educação Popular
( ) Tecnicismo educacional
( ) Multiculturalismo
( ) Escolanovismo

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282