“A arte de interrogar não é tão fácil como se pensa. É mais uma arte de mestres do que discípulos; é preciso já ter aprendido muitas coisas para saber perguntar o que não se sabe.”
A frase abaixo que mostra uma interrogação, ainda que indireta, é:
“Também leio livros, muitos livros: mas com eles aprendo menos do que com a vida. Apenas um livro me ensinou muito: o dicionário. Oh, o dicionário, adoro-o. Mas também adoro a estrada, um dicionário muito mais maravilhoso.”
Depreende-se desse pensamento que seu autor:
Maria, servidora pública federal, foi aposentada por incapacidade permanente. Após algum tempo, junta médica oficial declarou insubsistentes os motivos da aposentadoria.
Como Maria estava plenamente apta ao exercício das funções que sempre desempenhou, deve ocorrer o(a) seu/sua:
A Lei nº 11.697/2008, que dispõe sobre a Organização Judiciária do Distrito Federal e dos Territórios, estabelece que aos juízes de direito cabe, além de processar e julgar os feitos de sua competência:
Os seguintes exemplos de documentos:
I – Balancete
II – Nota de empenho
III – Documento filmográfico
Referem-se, respectivamente, a:
Em um arquivo de cartas, organizado pelo método alfabético, devem ser incluídos os seguintes correspondentes:
I – Cláudia de Santana Sanchez;
II – Jonas de Sampaio Filho;
III – Beatriz de Almeida Santos;
IV – Tiago Conceição Salgado;
V – Joaquim de Sampaio Neto.
A ordem em que eles devem constar no arquivo é:
O diagnóstico do cenário com o qual se vai lidar antecede qualquer trabalho arquivístico. É importante conhecer a situação da instituição, de uma forma geral, e dos arquivos, em especial. Alguns fatores que devem ser observados são:
I. Histórico de existência: aspectos relacionados à criação, estrutura organizacional, mudanças estatutárias, missão, atividades;
II. Quantificação dos documentos e características diplomáticas;
III. Acondicionamento e mobiliário utilizado.
O diagnóstico para cada fator, respectivamente, é:
Cada método de arquivamento é identificado por um código. Analise a lista de códigos, considerando os métodos a seguir:
I – dígito-terminal
II – duplex
III – decimal
P – 1.12.1
Q – 3050
R – 19.72.59
S –103.321
A correlação correta entre os códigos e tais métodos é:
Para descrever uma atividade de entidade coletiva associada à produção e manutenção de arquivos, fator importante na explicação da proveniência dos documentos, e para ajudar a situá-los no contexto de sua produção e uso, deve-se usar a Norma:
Documentos que podem pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população podem ser classificados em algum grau de sigilo, dependendo da gravidade do risco ou dano à segurança da sociedade.
Os graus de sigilo que possuem prazos diferentes de restrição de acesso são:
A informação necessária para a preservação de longo prazo dos documentos arquivísticos digitais, referentes às condições de acesso, contexto de produção e ações de preservação, que descrevem e permitem encontrar, gerenciar e compreender os documentos, está estruturada em:
Analise os exemplos de documentos a seguir.
I – Atos de ajuste: contrato, convênio e outros acordos em que o respectivo órgão do Poder Judiciário for parte;
II – Atos normativos: ato, regimento, resolução, portaria e outras normas expedidas.
Em relação à sua destinação final, são considerados documentos de guarda:
“Não há nada que demonstre tão bem a grandeza e a potência da inteligência humana, nem a superioridade e a nobreza do homem, como o fato de ele poder conhecer, compreender por completo e sentir fortemente a sua pequenez.”
Os termos desse pensamento mostram paralelismo perfeito nos seguintes segmentos:
Em um setor de Recursos Humanos, encontramos grande volume e diversidade de documentos, tais como registro de pagamento de salários, registro de frequência dos funcionários, de férias, dos encargos sociais, manual de RAIS, manual de CLT, Diário Oficial, Coleção IOB, entre outros.
Dentre eles, são considerados documentos com relação orgânica, ou seja, com caráter arquivístico:
O trecho de um instrumento de gestão exposto acima constitui um exemplo de: