Diversos autores e mesmo a legislação educacional ressaltam a
importância da educação para cidadania, compreendida como a
possibilidade de o indivíduo usufruir de direitos e participar de
forma ativa da vida política. Esse objetivo coloca desafios para
o currículo escolar, que deve privilegiar o desenvolvimento de:
Na atualidade, especialistas assinalam que tecnologias como
computadores, televisões, rádios e jogos eletrônicos são
importantes ferramentas que merecem espaço nas salas de
aula. Entretanto, apesar da sua inserção ainda problemática
em muitas escolas, a presença dessas tecnologias desafia a
educação escolar, pois:
Maria estava abrindo uma escola privada de educação básica no município Q. No processo de construção do currículo escolar, ela descobriu, ao estudar a LDB, que o currículo deveria desenvolver:
A escola B, no processo de reconstrução de seu projeto político
pedagógico, ao prever atividades de Educação Patrimonial,
reportou-se aos PCN, quando neles a Pluralidade Cultural
aparece como tema transversal. Nesse documento, é disposto
que: “uma proposta curricular voltada para a cidadania deve
preocupar-se necessariamente com as diversidades existentes
na sociedade, uma das bases concretas em que se praticam os
preceitos éticos". Assim, segundo os PCN:
O Ministério da Educação publicou em 1997 os Parâmetros
Curriculares Nacionais para o ensino fundamental. Ao lado
das áreas ministradas no primeiro segmento, o MEC afirma
nesse documento a importância de a escola abordar questões
sociais relevantes, tais como ética, saúde, meio ambiente,
orientação sexual e pluralidade cultural, incorporando-as ao
currículo como temas transversais. Para desenvolver os temas
transversais, as escolas devem:
Em 1963, Paulo Freire desenvolveu, em uma cidade do
nordeste brasileiro, uma campanha de alfabetização de adultos.
Ele conseguiu, em pouco tempo, alfabetizar um grupo de
trabalhadores por meio de um método que dispensava o uso
da cartilha e partia de palavras coletadas entre os alunos: as
palavras geradoras. Esse método foi considerado inovador,
pois, além de obter sucesso, incentivava a reflexão política
sobre as condições de vida daquele povo. Pode-se afirmar que
orientavam sua prática pedagógica e conduziam as reflexões
desse educador os seguintes conceitos:
Na primeira metade do século atual, as esperanças depositadas
na reforma da escola resultaram frustradas. Nesse contexto,
disseminaram-se ideias pedagógicas que preconizavam a
racionalização do processo de ensino e a necessidade de afastar
as interferências subjetivas que poderiam comprometer a sua
eficiência. A proliferação de propostas pedagógicas tais como
o enfoque sistêmico, o microensino, o tele-ensino, a instrução
programada, são características da tendência denominada:
Nos anos de 1950 e de 1960, disseminou-se no Brasil uma concepção de educação fundamentada na “teoria do capital humano”. Nessa perspectiva, a educação passou a ser compreendida como:
Considere as seguintes infonnações sobre dois eventos de educação cOIlJOrativa A e B: A: ação de capacitação, promovida pela empresa, voltada para a aquisição de conhecimentos, com vistas à melhoria de desempenho no trabalho atual dos empregados; B: aprendizagem voltada para o crescimento individual, sem relação com um trabalho especifico, com vistas a promover aprendizagem nos empregados para o alcance de objetivos orgamzaclOnalS. Analisando-se a descrição de cada lllll desses eventos, concluise que:
Jean Piaget desenvolveu diversos estudos que buscaram
explicar o processo de aquisição do conhecimento pelo
indivíduo. Sua teoria, denominada epistemologia genética,
enfatizou a importância da interação da criança com o meio. A
obra de Piaget no campo educacional possibilitou compreender
que:
A educação a distância tem apresentado vertiginoso crescimento na sociedade atual, incluindo a área de educação corporativa. A seguir são apresentadas duas afirmativas ( A e B ), ambas relacionadas à educação a distância. AFIRMATIVA A - Com ou sem o uso das tecnologias, necessitamos de metodologias que compreendam o desenvolvimento e a aprendizagem como processos integrados que abrangem várias dimensões humanas. AFIRMATIVA B - Programas de treinamento, desenvolvimento e educação, com foco na educação a distância, contribuem para a formação e a qualificação profissional em larga escala, impulsionando o desenvolvimento das organizações de trabalho e do país. Com base na análise das duas afirmativas, pode-se afirmar que:
João Marcos é pedagogo e atua na área de educação corporativa de uma organização que está preocupada com a melhoria contínua e com a qualidade de seus processos. O responsável pelo departamento de gestão de pessoas pediu a ele para preparar um treinamento para trinta funcionários que seriam contratados no mês seguinte. Para atender à norma ABNT NBR ISO 10015:2001 Gestão da Qualidade - Diretrizes para treinamento, João Marcos deve contemplar em seu trabalho o monitoramento das seguintes etapas:
Claudio Soares trabalha na area de gestão de pessoas de mlla organização de médio porte e recebeu a inclUllbência de elaborar um projeto de educação cOIlJOrativa para a sua organização. Ele se preocupou em contemplar em seu projeto os sete principios de sucesso para a implantação bem-sucedida de sistemas de educação corporativa, definidos por Marisa Éboli, a saber: Competitividade, Perpenlidade, Conectividade, Disponibilidade, Cidadania, Parceria e Sustentabilidade. Sabendo que elencar os principios apenas não era suficiente, Claudio Soares elaborou mlla lista de prá.ticas para cada um deles. Se Claudio tiver feito a associação correta, ele terá. associado ao principio da Conectividade as seguintes prá.ticas:
A educação a distância é uma modalidade de ensino/ aprendizagem que rompe as barreiras do tempo e do espaço, promovendo diferentes formas de interação entre alunos e professores. Ana Silva, pedagoga de uma organização de pequeno porte, localizada na cidade de Petrópolis, apresentou um projeto de educação continuada para a sua empresa, em que definia a realização de um conjunto de capacitações na modalidade a distância, com cursos mediados pelo computador. Para fundamentar seu projeto, levando em conta o contexto no qual estava inserida, Ana Silva elencou vantagens características dessa modalidade. As vantagens que poderiam adequadamente ser apontadas por ela são:
Um aluno do ensino médio teve acesso, na biblioteca de sua
escola, ao livro “A Reprodução", de Pierre Bourdieu e Jean
Claude Passeron. Depois de ler o livro, ele começou a dizer a
todos que tinha sofrido violência simbólica em seu processo de
escolarização, pois a escola lhe: