Na prática, a Gestão do Conhecimento, que nada mais
é do que estimular e facilitar a troca, o uso e a criação
de conhecimento em toda a organização. Com a
Gestão do Conhecimento, as pessoas são incentivadas
a compartilhar aquilo que sabem, de forma a criar
um ambiente de trabalho no qual toda experiência
válida pode ser acessada pelos outros colaboradores
e aplicada em suas atividades a fim de elevar a
produtividade da organização. É possível distinguir
dois tipos de conhecimento:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva
da Educação Inclusiva, tem como objetivo de promover
respostas às necessidades educacionais especiais
garantindo:
I. Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até o nível superior.
II. Atendimento educacional especializado.
III. Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino.
IV. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e de mãos profissionais da educação para a inclusão escolar.
V. Participação da família e da comunidade.
VI. Acessibilidade urbanística, arquitetõnica, nos mobiliários e equipamentos, na comunicação e informação.
VII. Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
Considerando V (verdadeiro) e F (falso), I, II, III, IV, V, VI
e VII são respectivamente:
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para Idosos — SCFVI — tem como foco:
I. Desenvolvimento da capacidade de coordenação viso– motor e de comunicação.
II. Desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade III. No fortalecimento dos vínculos familiares.
IV. No convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
Das afirmações apresentadas:
A construção e execução do Projeto Pedagógico — PP, precisa ser sustentado por um acompanhamento contínuo e sistemático da equipe gestora. Fazem parte desse processo de acompanhamento as seguintes ações:
I. Reunião periódica com toda a escola e com os pais dos alunos para avaliação e replanejamento do projeto pedagógico e do plano de trabalho da escola.
II. Reunião em dia fixo, que faça parte da programação normal da escola, com os problemas, para estudo teórico e discussão de questões praticas.
III. Supervisão da qualidade dos recursos didáticos disponíveis, observando sua variedade, sua adequação ao número de alunos e dos objetivos e conteúdos curriculares da proposta pedagógica.
IV. Supervisão do uso do tempo e do espaço escolar, verificando sua adequação aos objetivos e conteúdos curriculares.
V. Acompanhamento do desenvolvimento de projetos pedagógicos pela comunidade.
Das afirmações apresentadas:
Leia as afirmações sob a luz das diretrizes da Política
de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva:
I. A Educação Especial é uma modalidade de ensino
que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades,
realiza os atendimento educacional, especializado,
disponibiliza os serviços e recursos próprios desse
atendimento e orienta os alunos e seus professores
quanto a sua utilização nos termos comuns do ensino
regular.
II. O atendimento educacional especializado identifica,
elabora e organiza recursos pedagógicos e de
acessibilidade que eliminem as barreiras para a
plena participação dos alunos, considerando as suas
necessidades especificas.
III. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional
especializado não diferenciam daqueles realizados na
sala de aula comum.
IV. Para atuar na educação especial, o professor deve
ter como base da sua formação, inicial e continua,
conhecimentos gerais para o exercício da docência e
conhecimentos específicos da área.
V. A formação do professor deve complementar
conhecimentos de gestão de sistemas educacionais
inclusiva, tendo em vista o desenvolvimento de projetos
em parceria com outras áreas, visando a acessibilidade
arquitetônica, aos atendimentos de saúde, a promoção
de ações de assistência social, trabalho e justiça.
Assinale a alternativa que apresenta a classificação
correta, onde V (verdadeiro) e F (falso).
I, II, III, IV e V são respectivamente:
As tendências pedagógicas liberais foram formadas pelos seguintes métodos de ensino.
I. Tradicional: Foi a primeira a ser instituída no Brasil por motivos históricos. Nesta tendência o professor é a figura central e o aluno o receptor passivo dos conhecimentos considerados com verdade absoluta. Há repetições de exercícios com exigências de memorização.
II. Renovadora Progressista: É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando–se mais com a parte psicológica do que a social ou pedagógica. E para aprender tem que estar significativamente ligado com suas percepções, modificando–as.
III. Escola Nova: Caracteriza–se por centralizar no aluno, considerados como ser ativo curioso. Dispõe da ideia que ele "somente irá aprender fazendo", valorizam–se as tendências experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Aprender a se tornar uma atividade de descoberta. É uma auto–aprendizagem. O professor neste contexto é um facilitador. –se ais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.
IV. Tecnicista: Neste método o aluno é visto como depositário passivo do conhecimento, que deve ser acumulado na mente através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é visto como um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática extremamente controlada.
Das afirmações apresentadas:
Pensar no processo de construção de um Projeto
Pedagógico — PP, requer uma reflexão inicial sobre
seu significado e importância. Os seguintes princípios
fazem parte na construção dos PP:
I. Ampla liberdade dos currículos.
II. Flexibilidade na composição dos conteúdos a serem
trabalhados.
III. Avaliação formativa ao longo do processo de
aprendizagem.
IV. Definir metas de avaliação na intenção de classificar a
aprendizagem dos alunos.
Das afirmações apresentadas:
Um Sistema Educacional só pode ser inclusivo quando abrange a definição ampla deste conceito nos seguintes termos: I. Reconhece que todas nem as crianças podem aprender.
II. Reconhece e respeita diferenças nas crianças: idades, sexo, etnia, língua eficiência/inabilidade, classe social, estado de saúde.
III. Permite que as estruturas, sistemas e metodologias de ensino atendam às necessidades de todas as crianças.
IV. Faz parte de uma estratégia menos abrangente de promover uma sociedade inclusiva.
V. E um processo dinâmico que está em evolução constante.
VI Deve ser restrito ou limitado por salas de aula numerosas e por falta de recursos materiais.
Das afirmações apresentadas, assinale a alternativa correta.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo para a criança de 6 (Seis) a 15 (Quinze) anos, que incorpora as atividades socioeducativas de convivência do PETI — Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, visa a (o):
Preencha a lacuna do texto com a resposta correta. O _______ deve se organizar não segundo padrões genéricos, mas em estrita observância às exigências locais. Tais exigências, definidas a partir de diagnósticos da sua área de abrangência, manifestam– se, mais diretamente, no conjunto de serviços demandados que ele deve oferecer e nas condições dessa oferta:
Responda a esta questão com base no passo–a–passo
no combate ao abandono escolar:
São os atores:
1– Professor.
2– Equipe Pedagógica.
3– Direção da Escola.
4– Acionamento do Conselho Tutelar.
5– Acionamento do Ministério Público.
São as ações:
A– Após o recebimento da comunicação de que há alunos
infrequentes, dará o ciente na ficha e arquivara, caso o
aluno tenha retomado as suas atividades escolares
B– Tomará as devidas providencias legais para o
combate do abandono escolar e responsabilização
dos pais/responsável por eventual prática da infração
administrativa e do crime de abandono intelectual
previsto no código penal.
C– Ao constatar a ausência do aluno, não justificada nos
casos previstos em lei do estudante, deverá comunicar
imediatamente para que as medidas necessárias
possam ser tomadas.
D– Comunicar oficialmente a escola sobre as medidas
tomadas para o combate do abandono escolar.
E– De posse do formulário de faltas injustificadas
preenchidos, cabe, investigar junto aos pais ou
responsáveis legais e adotar procedimentos que
possibilitem o seu retorno imediato a escola.
Estabeleça a correspondência entre atores e ações que
objetivam aperfeiçoar o trabalho dos estabelecimentos
de ensino no controle interno das faltas injustificadas,
bem como evidenciar que a permanência do aluno na
escola exige o planejamento de ações coletivas.
Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superação:
No sistema de Educação Corporativa, o desenvolvimento de competência se dá através do: