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A avaliação da aprendizagem é parte das etapas pedagógicas as quais são desenvolvidas nas escolas. Acerca da avaliação, suas finalidades e conceito, é correto afirmar:

Desde o início da vigência da Lei nº 10.639/2003, a temática afro-brasileira se tornou obrigatória nos currículos do ensino fundamental e médio. As escolas públicas e particulares da educação básica devem ensinar aos  alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileiras. Sobre a Lei n° 10.639/2003, é correto afirmar: 

Segundo a perspectiva conceitual de Tomaz Tadeu da Silva (1999), o currículo escolar deve ser entendido como parte fundamental da ação da escola no processo de formação estudantil. A respeito do currículo, é correto afirmar:

Seguindo as orientações da Lei n° 10.639/2003, a crítica da charge enfatiza a necessidade de 

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é caracterizado como um documento 

Dadas as afirmativas sobre a estrutura e os objetivos do ensino fundamental, 

I. É objetivo do ensino fundamental a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

II. Os anos finais do ensino fundamental serão caracterizados pela formação preparatória para o trabalho e suas funções, assegurando o caráter de aprendiz em situações formais de trabalho em ambientes não-insalubres.

III. É objetivo do ensino fundamental o fortalecimento dos vínculos familiares, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca, em que se assenta a vida social

IV. O acréscimo de um ano no ensino fundamental poderá ser realizado no início ou no final da formação, obedecendo a disponibilidade do aluno e a oferta da formação nas instituições escolares.

verifica-se que estão corretas

Dadas as afirmativas acerca do recreio,

I. É obrigatório adotar como referência o limite de um sexto das atividades (10 minutos para 60, ou 20 para 120, ou 30 para 180 minutos). 

II. Não poderá ser considerado o tempo do recreio no cômputo da carga horária do ensino fundamental e médio, sem o controle da frequência e a participação do corpo docente.

III. Na legislação, não há exigência explícita de carga horária para a educação infantil.

verifica-se que está/ão correta/s

Dadas as afirmativas referentes às pedagogias de combate ao racismo, descritas nas diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileiras e africana

I. Professores têm que desfazer a mentalidade racista e discriminadora secular, superando o etnocentrismo europeu.

II, Ser negro, no Brasil, não se limita às características físicas, trata-se, também, de uma escolha política.

II. Professores devem se abster de designar seus alunos negros como negros ou como  pretos, é ofensivo.

verifica-se que está/ão correta/s

Martineau (2014) descreve uma das principais ideias do filósofo Jean-Jacques Rousseau, na qual discutia sobre a educação negativa. As contribuições do referido filósofo à época foram de grande importância para a educação.

É correto afirmar que a educação negativa se define por 

O conselho escolar, o grêmio estudantil e o conselho de classe, em relação ao princípio da gestão democrática da escola, devem ser vistos como

Os cursos de qualificação profissional técnica e os cursos técnicos, na forma articulada integrada com o ensino médio na modalidade de EJA, devem assegurar o mínimo de quantas horas para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

Dadas as afirmativas sobre a questão da carga horária no ensino fundamental e médio,

I. A Lei nº 9.394/1996 orienta que os estabelecimentos de ensino devem oferecer aos seus alunos, quer no ensino fundamental, quer no ensino médio, o mínimo de 180 dias de efetivo trabalho escolar.

II. Os alunos podem, no ensino médio e na educação profissional, em regime não seriado, assumir número de dias inferior ao indicado na legislação, arcando, contudo, com a dilação proporcional do prazo de integralização de seu curso.

III. A flexibilidade na organização curricular no ensino médio e na educação profissional (como também na educação superior) implica em que se permita ao aluno, em regimes curriculares, como os de crédito, ou modulares, assumir unidades curriculares que se efetivem em números de dias inferior a 180.

verifica-se que está/ão correta/s

A APMF pode receber recursos financeiros de órgãos públicos, para tanto, entre vários documentos, deve apresentar

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