O Programa Estadual de Aprendizagem foi criado a partir de decreto da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná e sancionado pela Lei nº 20.597/2021. No decreto são evidenciados o público-alvo, parcerias e principais objetivos do Programa.
Sobre o Programa Estadual de Aprendizagem, assinale a alternativa INCORRETA.
No acompanhamento da prática pedagógica, cabe ao pedagogo considerar, entre outras dimensões, que o estudante é capaz de realizar sem o suporte de um colega ou adulto mais experiente.
Essa capacidade do estudante denomina-se nível de desenvolvimento:
Segundo Perrenoud (2002), “só um formador reflexivo pode formar professores reflexivos, não só porque ele representa como um todo o que preconiza, mas porque ele utiliza a reflexão...”. Os excertos a seguir expressam, segundo Perrenoud (2002), dimensões inerentes ao trabalho do formador reflexivo, EXCETO:
No contexto intraescolar, cabem à equipe pedagógica os seguintes encaminhamentos, EXCETO:
Tardif (2014), no livro “Saberes docentes e formação profissional”, discute a importância das fases iniciais da carreira e a experiência de trabalho na constituição da profissionalidade docente.
Segundo as análises apresentadas por Tardif sobre as fases iniciais da carreira e da experiência do professor, assinale a afirmativa INCORRETA.

se refere à Instrução Normativa nº 006/2022 (DEDUC/SEED) sobre o Novo Ensino Médio (NEM).
De acordo com a Instrução Normativa nº 006/2022, sobre os itinerários formativos do NEM, caberá aos Coordenadores da Educação Profissional e/ou Técnicos Pedagógicos, representantes da Educação Profissional nos Núcleos Regionais de Educação, EXCETO:
No início de sua obra, Imbernón (2010) apresenta algumas questões centrais para a formação continuada e apresenta uma breve reflexão sobre cada uma. Identifique, dentre as alternativas a seguir, aquela que apresenta uma acepção NÃO REFLEXIVA sobre a formação continuada.
De acordo com os princípios básicos para a educação infantil expressos no Referencial Curricular do Estado do Paraná, por seu caráter educativo atrelado à exigência de formação mínima e específica dos profissionais e ao fato de estarem submetidas a legislações que regulam seu credenciamento e funcionamento, a educação infantil como primeira etapa da educação básica deve seguir os princípios estabelecidos nas suas diretrizes, definidos no Art. 6º, cujas propostas pedagógicas devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos. Assinale, a seguir, a alternativa cujos conceitos se referem aos princípios éticos e políticos, respectivamente.
Qualidade na educação é um conceito complexo que pode se modificar conforme o contexto, os valores, a cultura e a identidade de cada local. O assunto está sempre presente nas discussões sobre as políticas públicas da educação no país. Isso ocorre porque uma educação de qualidade é fundamental para promover mudanças significativas. Sabemos que sem ela não haverá condições de alcançar avanços fundamentais em nosso país. A educação de qualidade perpassa todos os âmbitos da escola, mas certamente é o professor o profissional de papel fundamental nesse ambiente, em razão de sua responsabilidade na disseminação, na mediação e na transmissão dos conteúdos historicamente construídos pela humanidade. Considerando os fatores relacionados à gestão da sala de aula com impacto no sucesso ou no fracasso escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A interação do professor com seus alunos é fundamental para a aprendizagem, uma vez que ela torna possível estabelecer novas ações que influenciem no desenvolvimento, agindo na zona de desenvolvimento potencial. Essa interação possibilita ao aluno a apropriação dos instrumentos cognitivos/culturais para desenvolver os processos psicológicos cognitivos superiores.
( ) Para que as estratégias de aprendizagem modifiquem as estruturas cognitivas, é preciso cuidar tanto do planejamento quanto da execução das situações de ensino-aprendizagem.
( ) A organização didática docente confere clareza aos conteúdos, mas torna a sala de aula rígida, em alguns momentos impedindo o estabelecimento de objetivos e a organização de procedimentos que garantam a aprendizagem, inclusive para os alunos com maior risco de fracasso escolar, que devem ter experiência de êxito escolar.
( ) O estabelecimento de rotinas dificulta a aprendizagem, pois impede que o aluno ouse e se lance em direção ao desconhecido, além disso, a configuração de uma rotina dificulta que o professor escute seus alunos sobre as eventuais dificuldades individuais observadas no cotidiano.
( ) A tensão entre a prática pedagógica e as necessidades dos alunos é um dos fatores para a ocorrência das dificuldades de aprendizagem.
( ) Na prática pedagógica e no atendimento das necessidades dos alunos, destaca-se a importância do professor como mediador que privilegia mais a forma e menos o conteúdo, estabelecendo vínculos de amizade com seus alunos.
A sequência está correta em
Uma dimensão praticamente consensual entre os pesquisadores sobre o papel do trabalho do pedagogo na escola é sua dimensão como atividade:
Gauthier et al, no Livro “Por uma Teoria da Pedagogia”, apresentam uma série de elementos relacionados à gestão da matéria (ou dos aprendizados) e seu planejamento pelo professor.
NÃO apresenta uma especificidade de gestão da classe relacionada à escola eficaz:
Perrenoud (1993), no livro “Práticas pedagógicas e profissão docente: três facetas”, discute o contrato didático que se estabelece entre professor e aluno. Segundo o autor, “o contrato didático regula o estatuto dos saberes na sala de aula”. As alternativas a seguir caracterizam o contrato didático, EXCETO:
Tardif (2014), no livro “Saberes docentes e formação profissional”, explicita que “o saber docente é plural, formado pelo amálgama, mais ou menos coerente, de saberes oriundos...”.
Segundo o autor, são constitutivos da profissionalidade docente os: