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De acordo com a LDB (Lei n° 9394/96), a organização do currículo superou as disciplinas estanques. Pretende integração e articulação dos conhecimentos num processo permanente de interdisciplinaridade e contextualização.

Analise os fragmentos I e II a seguir.

I. A interdisciplinaridade do conteúdo traz importância ao cotidiano do aluno, mostra que aquilo que se aprende, em sala de aula, tem aplicação prática. A contextualização utiliza conhecimentos de várias disciplinas para a compreensão de uma situação problema. É uma integração de saberes.

II. A interdisciplinaridade e a contextualização permitem ao aluno sentir que o saber não é apenas um acúmulo de conhecimentos técnico-científicos, mas sim uma ferramenta que os prepara para enfrentar o mundo, permitindo-lhe resolver situações até então desconhecidas, em várias áreas do conhecimento.

Considerando-se os fragmentos apresentados, pode-se afirmar que

A avaliação educacional é uma tarefa didático-pedagógica permanente no trabalho do professor e deve acompanhar todos os passos do processo de ensino-aprendizagem. É através dela que vão sendo comparados os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos, conforme os objetivos propostos, a fim de verificar progressos, dificuldades e orientar o trabalho para as correções necessárias.

De acordo com o conceito de avaliação apresentado e com base em leituras a respeito do tema, a primeira fase do processo de avaliação consiste em

A globalização é um processo que se acentuou ao longo da segunda metade do século XX, tendo como características marcantes a instantaneidade das informações, das comunicações, a padronização dos meios técnicos e a interconexão das economias de diferentes países. Sobre a globalização, é correto afirmar:

Piaget considera que cada fase do desenvolvimento prepara a fase seguinte de tal forma que as aquisições ocorridas em uma fase ou período constituem pré-condição para a seguinte.

Em relação à teoria de Piaget, analise as afirmativas a seguir e assinale V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O primeiro período é designado de pré-operatório e nele a criança é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.

( ) No estágio sensório-motor, mais ou menos de zero a 2 anos, a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. A principal característica desse período é a ausência da função semiótica, isto é, a criança não representa mentalmente os objetos.

( ) No estágio das operações concretas, que engloba mais ou menos dos 5 aos 6 anos de idade, a criança já possui uma organização mental integrada, os sistemas de ação reúnem-se em todos integrados, entretanto a criança ainda não é capaz de ver a totalidade de diferentes ângulos.

( ) No estágio das operações formais, mais ou menos dos 12 anos em diante, ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato, a criança se liberta inteiramente do objeto, inclusive o representado, operando agora com a forma (em contraposição a conteúdo).

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A incorporação do termo letramento no campo da educação brasileira, associada com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, gerou uma série de dúvidas entre os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente entre os que se dedicam ao trabalho com turmas de primeiro ano. Muitas dessas dúvidas se referem ao conceito e à proposta de letramento.

Sobre alfabetização e letramento, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.

( ) Saber ler e escrever é para o indivíduo uma possibilidade de existência política e cultural.

( ) A leitura e a escrita deixam de se associar à mera habilidade de reconhecimento e de manipulação das

letras do alfabeto, alicerçadas na diversidade de situações de vida e na pluralidade de circunstâncias

comunicativas, em mais de um tipo de demanda e em mais de um espaço social.

( ) Ler e escrever são habilidades estabelecidas em torno da mera decodificação e interpretação dos símbolos e sinais.

( ) O conceito de letramento envolve um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, como sistema simbólico e como tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A Proposta Política Pedagógica introduz mudanças compartilhadas que pressupõem, de um lado, ruptura com a cultura da exclusão e da reprovação e, de outro, compromisso com a aprendizagem do aluno. Nesse sentido, a Proposta Pedagógica ____________.

I. é um recurso de fortalecimento de aprendizagem de todos os alunos.

II. prioriza a avaliação quantitativa e a memorização de conhecimento.

III. observa o ritmo da aprendizagem e respeita as diferenças.

IV. busca a avaliação e a recuperação ao longo do processo, eliminando dificuldades da aprendizagem.

Completam corretamente a lacuna os itens:

Ao juntar as suas três dimensões, o Projeto Político - Pedagógico pode contribuir para transformar a escola, sinalizando a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias.

A dimensão política do PPP se caracteriza por

Por ser um tema polêmico, a avaliação da aprendizagem aponta quais novos sentidos e orientações vêm sendo sugeridas para a sua transformação prática, de modo que, como instrumento educacional, seja inclusivo, formativo e pedagógico.

Sobre esse tema, é correto afirmar:

A educação está atrelada às atitudes sociais, por isso ensinar as crianças a serem sustentáveis é fundamental para torná-las indivíduos conscientes e preocupados com os problemas ambientais. Promover a sustentabilidade é uma tarefa dos pais e educadores, que com atitudes simples cultivam essa consciência.

Com base nos conhecimentos sobre o tema e considerando-se a importância de a escola promover o estabelecimento de relações ecológicas entre o homem e meio ambiente, marque V ou F, conforme sejam as afirmativas verdadeiras ou falsas.

( ) A sustentabilidade ambiental consiste em várias ações, diretas e indiretas, que buscam o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, o bem-estar social e a preservação do meio ambiente.

( ) Reutilizar materiais escolares, utilizar materiais reciclados, apresentar os sebos para as crianças e cultivar hortas orgânicas são propostas de atividades de sustentabilidade que podem ser desenvolvidas na escola.

( ) A educação ambiental é tarefa exclusiva da escola, uma vez que o governo e a sociedade precisam se preocupar com o desenvolvimento do país.

( ) Diminuir o elevado nível de consumo e exploração dos recursos naturais pelos países ricos e garantir que os países pobres também se modernizem, mas sem atingir os padrões de agressão ao meio natural promovidos pelas principais potências econômicas do planeta são estratégias asseguradas pelo processo de globalização.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Sobre as teorias que fundamentam a prática pedagógica e tendo como referência os conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A Pedagogia Progressista incentiva a participação ativa dos alunos na sua própria formação, privilegiando técnicas didáticas que estimulam essa atitude.

II. A Pedagogia Tradicional prioriza a racionalidade, a objetividade e a memorização, e, nessa prática, o professor repassa o conhecimento para um aluno participativo.

III. A mudança de paradigmas na ciência e na sociedade refletiu na relação educador e educandos, exigindo que o professor transforme sua prática docente e sua relação com o aluno e com o conhecimento, buscando, por meio da educação, formar um sujeito crítico, criativo e questionador.

IV. A Pedagogia defendida por Paulo Freire implica a concepção do ser humano como “histórico e inacabado" e, consequentemente, sempre pronto a aprender, e isso se reflete na necessidade da formação continuada dos professores.

A alternativa em que todas as afirmativas são corretas é a

Analise as informações acerca da evolução do número de casos suspeitos da microcefalia, no Brasil.

Com base nos dados apresentados, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.

( ) Existe uma relação diretamente proporcional entre o estado com o maior número de registros da microcefalia e o número de óbitos de bebês com microcefalia e suspeita de infecção pelo Zika vírus.

( ) O crescimento do número de casos suspeitos de 2014 para 2015 foi, aproximadamente, 11 vezes maior.

( ) A Bahia está situada entre os três estados com maior ocorrência de casos suspeitos da enfermidade.

( ) O percentual de óbitos notificados em relação à ocorrência total de casos suspeitos até 5/12/2015 é de, aproximadamente, 1%.

( ) Observa-se um crescimento ascendente contínuo em relação aos casos suspeitos de microcefalia entre os anos de 2010 e 2014.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

O Construtivismo é uma posição compartilhada por tendências de pesquisa psicológica e educativa com foco em como a inteligência é construída. Considera que mais importante do que uma resposta pronta é a reflexão sobre como todo esse conhecimento ajuda o professor a compreender seu aluno e a planejar suas aulas. Sobre o Construtivismo, é correto afirmar:

Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Com base na Pedagogia de Paulo Freire, analise os fragmentos a seguir.

I. O método de alfabetização elaborado por Paulo Freire reflete sua abordagem sobre educação. Nesse método, a codificação inicial consiste numa espécie de figura, um desenho representativo de uma situação existencial real ou constituída pelos alunos. Ao elaborar essa representação, os alunos realizam uma operação de distanciamento do objeto cognoscível. Dessa forma, professor e alunos poderão refletir conjuntamente de forma crítica sobre os objetos que os mediatizam.

II. A prática didática defendida por Paulo Freire fundamenta-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante.

Com base nos fragmentos apresentados, identifique a alternativa correta:

Considere que uma determinada escola da Prefeitura de Ilhéus iniciou as matrículas para o ano letivo de 2016 com uma nova proposta pedagógica: o ensino em tempo integral através do Projeto Mais Tempo na Escola. Com a abertura de mais duas salas de aula, a escola ainda aumentou de 460 para 520 a quantidade de vagas para alunos do 4° ao 9° anos do Ensino Fundamental, no período diurno.

Com base nos dados apresentados, o percentual de aumento do número de vagas para alunos do 4° ao 9° anos do Ensino Fundamental, no período diurno, foi de, aproximadamente,

O uso dos jogos e das brincadeiras na educação escolar tem sido defendido por diferentes abordagens sobre educação e sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.

Em relação a essa temática, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo Cipriano Luckesi, toda atividade que permite que o indivíduo vivencie sua inteireza e sua autonomia em um espaçotempo que gera autoconhecimento pode ser considerada lúdica.

II. Para Vygotski, a brincadeira se configura como uma situação privilegiada de aprendizagem infantil, à medida que fornece uma estrutura básica para mudanças das necessidades e da consciência.

III. Piaget, Vigotski e Wallon possuem a mesma concepção acerca do papel do jogo, o que implica uma mesma categorização seguindo as idades e papéis sociais: jogos de exercício, jogos simbólicos e jogos de regras.

IV. Ao utilizar o jogo como recurso pedagógico, o professor deve considerar a organização do espaço físico, a escolha dos objetos e dos brinquedos e o tempo que o jogo irá ocupar em suas atividades diárias.

A alternativa em que todas as afirmações são corretas é a

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