Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 9 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d

Quanto aos aspectos relacionados aos estudos de gênero e Educação Física no contexto atual, é INCORRETO afirmar que:

“Historicamente, na ambiência escolar, a Educação Física tem se configurado um componente curricular que enfatiza em suas práticas pedagógicas o ‘saber fazer’, o qual capacita os alunos para a realização com eficiência as atividades e habilidades motoras, por meio da execução repetida, em um processo de tentativa e erro. Nessa perspectiva, esse ‘saber fazer’ constitui a dimensão _____________ do conhecimento a ser ensinado nas aulas de Educação Física.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

“Logo após as Grandes Guerras, começa a surgir o modelo _______________ na Educação Física escolar, sendo que os principais aspectos abordados pelos professores eram o rendimento esportivo, recordes, competição ao extremo e vitória no esporte como sinônimo de sucesso pessoal. Neste momento da história, a pedagogia tecnicista era a que mais permeava as aulas dos professores de Educação Física.” Assinale a alternativa que completa corretamente
a afirmativa anterior.

“No trato com os conteúdos nas aulas de Educação Física, na categoria de conhecimentos de natureza _______________, encontram-se inseridos fatos e princípios, sintetizando aquilo que o aluno, ao passar pelo processo de formação básica, deve ‘saber sobre’. Estas concepções que devem ser aprendidas nas aulas de Educação Física devem fundamentar a realização dos movimentos necessários ao ser humano, na escola ou fora dela.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Em relação aos aspectos relacionados ao crescimento e desenvolvimento humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A principal medida do crescimento físico com base na massa corporal é, naturalmente, o peso corporal.

( ) Espessuras de dobras cutâneas são medidas antropométricas que também podem oferecer importantes informações sobre o crescimento físico de crianças e adolescentes.

( ) Quando se deseja obter informações sobre a estimativa do crescimento de ossos específicos, deve-se, também, incluir medidas de comprimento e diâmetro das extremidades dos ossos envolvidos.

( ) O crescimento físico relacionado ao tamanho corporal também pode ser analisado com indicadores da largura do corpo. Trata-se, neste caso, de medidas realizadas no plano perpendicular ao eixo longitudinal.

( ) Para o profissional de Educação Física, o crescimento físico pode ser visualizado e analisado com base em um grupo restrito de medidas antropométricas que apresentam alguma relação entre si, considerando a similaridades de seus aspectos biológicos.

( ) Em relação ao tamanho corporal, aquelas dimensões obtidas com base no eixo longitudinal do corpo são as mais indicadas, considerando-se a estatura como principal medida, apesar de outras medidas antropométricas serem também frequentemente utilizadas, como é o caso da altura de diferentes segmentos; sobretudo, a altura tronco-cefálica.

A sequência está correta em

Sobre o papel do profissional de Educação Física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O papel do profissional de Educação Física situa-se em: planejar, promover, orientar, controlar e avaliar a prática de esportes e atividades físicas com a intencionalidade explícita de educar e promover a saúde dos cidadãos que lhe confiaram esta missão.

( ) No trabalho educativo a partir do movimento, o profissional de Educação Física deve estabelecer relações também com o lazer, a cultura, o esporte, a ciência, executando, por vezes, a função médica.

( ) O profissional de Educação Física encontra-se intimamente ligado às grandes questões contemporâneas da humanidade como a inclusão dos idosos e das pessoas portadoras de necessidades especiais, o combate à exclusão social, a promoção da paz, a defesa do meio ambiente e a educação para a cidadania, democracia e convivência com a diversidade.

( ) O profissional da Educação Física deverá lançar mão de todos os meios formais e não formais (exercícios, ginásticas, esportes, danças, atividades de aventura, relaxamento, etc.) para educar o ser humano para a saúde e para um estilo de vida ativo.

A sequência está correta em

Sobre a avaliação em Educação Física na ambiência escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Entre as críticas frequentes ao modelo clássico de avaliação adotado nas aulas, uma aponta o fato de este restringir-se ao domínio cognitivo, como se a Educação Física implicasse somente a dimensão conceitual e não as relações procedimentais e atitudinais subjacentes.

( ) Pode-se afirmar que a avaliação em Educação Física deve considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos.

( ) O impasse que parece predominar nas aulas de Educação Física não reside na escolha dos instrumentos e sim na concepção que sustenta a utilização destes. Sobretudo, se faz necessário que o professor compreenda que, no processo avaliativo, provas teóricas, trabalhos, seminários, gravação em videoteipe, observações sistemáticas, fichas e, inclusive, testes de capacidades físicas podem ser utilizados.

( ) Especificamente quanto às habilidades motoras e as capacidades físicas, é possível avaliar o aluno pelo seu progresso nos testes físicos, sempre comparando o seu resultado com os colegas que estejam em uma mesma faixa de habilidade motora. Essa prática irá minimizar grandes distorções no processo avaliativo de um determinado conteúdo.

A sequência está correta em

Sobre os aspectos relacionados às questões de gênero no âmbito da escola e das aulas de Educação Física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Pode-se afirmar que os primeiros estudos da área focalizaram as questões de gênero na Educação Física, especificamente os estereótipos e papéis sexuais e a distribuição dos alunos nas aulas mistas e separadas por sexo.

( ) Desde o seu surgimento até os dias atuais, os estudos de gênero na Educação Física, no Brasil, se estruturam basicamente em duas correntes predominantes: a Marxista, baseada na preocupação em relação às desigualdades sociais, especificamente na opressão de classe entre homens e mulheres; e, a Culturalista, que tem investigado a diversidade cultural e as múltiplas identidades como temas centrais.

( ) Infelizmente, os estudos de gênero na Educação Física ainda se encontram longe de uma plenitude, apresentando equívocos de ordem epistemológica, analítica, conceitual e política, não retratando a produção acadêmica da área, nem se referindo ao gênero como construto social, cultural, histórico e relacional.

( ) O conceito de gênero ainda tem sido utilizado como sinônimo do termo sexo dos sujeitos estudados. O uso equivocado é identificado, sobretudo, em estudos baseados nas Ciências Biológicas, que apresentam diferenças entre homens e mulheres, sem considerar as questões de gênero.

A sequência está correta em

“A abordagem denominada _______________ é o primeiro movimento a se articular como uma abordagem da Educação Física escolar, seus princípios extrapolam a ordem biológica e de rendimento corporal, inserindo, na prática, o conhecimento de ordem psicológica. Trata-se de uma abordagem que visa ao
desenvolvimento integral do aluno, estimulando os aspectos motores, cognitivos e afetivos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282