Espera-se que, ao final do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de:
( ) Solucionar problemas de ordem corporal especificamente em contexto escolar, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e que devem ocorrer de modo saudável e equilibrado.
( ) Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade do ser humano e um direito do cidadão, em busca de uma melhor qualidade de vida.
( ) Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, aceitando-as para si e para os outros.
( ) Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais e étnicos.
Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, indique se alternativas acima são verdadeiras V ou falsas F:
“[...] é aquela que, como o nome sugere, ocorre junto ao processo de ensino e aprendizagem, fornecendo dados importantes para o ajustamento das ações educativas, possibilitando a tomada de decisões quanto à continuidade do programado ou da necessidade de alterações. Poderá, além disso, tornar-se em si um objeto de ensino, pois dela derivam as reflexões sobre os valores e conceitos envolvidos e sobre a validade do próprio instrumento [...]". (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física).
A que tipo de avaliação a definição acima se refere?
“A teoria _______________ – que historicamente é a que mais vem impregnando as representações sobre o que é ensinar, quem é o aluno, como ele aprende e o que e como se deve ensinar – se expressa em um modelo de aprendizagem conhecido como de “estímulo-resposta". Esse modelo define a aprendizagem como “a substituição de respostas certas"". (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 47).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Em consonância com o livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, a gênese da atividade de planejar se deu com o(a):
Os instrumentos de avaliação estão diretamente relacionados com o grau de abordagem dos conteúdos em função dos objetivos propostos. Assim, os professores poderão construir inúmeros instrumentos de avaliação para cada conteúdo e para cada objetivo específico, como por exemplo:
I. Ficha de avaliação do professor quanto à capacidade do grupo de aplicar as regras de um determinado jogo, reconhecendo as transgressões e atuando com autonomia.
II. Relatório de uma atividade em grupo ou fichas de observação com critérios definidos sobre a participação e
a contribuição no desenvolvimento de algumas atividades em grupo.
III. Relatórios para avaliação das etapas em trabalhos sobre projetos.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, está correto o que se afirma em:
Com a preocupação de garantir a coerência com a concepção exposta e de efetivar os objetivos, foram eleitos alguns critérios para a seleção dos conteúdos propostos:
I. Especificidades do conhecimento da área.
II. Relevância social.
III. Afinidade com a área.
IV. Características dos alunos.
V. Política escolar.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física, está incorreto o que se afirma em:
Com base no livro Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade, é incorreto o que se afirma em:
Segundo Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro intitulado Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias, a saber:
I. Conceituais.
II. Políticos.
III. Latitudinais.
Está correto o que se afirma em:
Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que “Ao analisarmos a história da educação escolar, percebemos diferentes concepções do processo de planejamento, de acordo com cada contexto sócio-político-econômico-cultural. A Profª. Margot Ott (1984) aponta três grandes concepções que vão se manifestando em diferentes momentos da história do planejamento [...]".
As três grandes concepções apontadas pela Profª. Margot Ott são:
Em primeiro lugar, no que se refere ao currículo, além de controlar – [...] – a transposição didática, de cuidar que o objeto apresentado na escola conserve as características essenciais que tem fora dela e de velar para que as atividades e as intervenções que eventualmente se sugerem ao professor tornem possível a formação de leitores e escritores competentes, em vez de atrapalhar, devem ser levadas em conta – entre outras – as seguintes questões:
I. A importância de atribuir aos objetivos específicos prioridade absoluta sobre os objetivos gerais.
II. A necessidade de estabelecer objetivos por grau, em vez de estabelece-los por ciclo.
III. A necessidade de separar a “alfabetização em sentido estrito" da “alfabetização em sentido amplo.
IV. A necessidade de evitar o estabelecimento de uma correspondência termo a termo entre objetivos e atividades.
Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, de Delia Lerner, está correto o que se afirma em:
Jussara Hoffmann, em seu livro Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade, afirma que avaliar, na concepção mediadora, significa:
I. Evitar realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas.
II. Transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção de conhecimento.
III. Oportunizar discussão entre os alunos a partir de situações problematizadoras.
Está incorreto o que se afirma em: