Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 38 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A SE Matilde desempenha as ações pedagógicas com base no Projeto Político Pedagógico (PPP escolar), coletivamente construído na perspectiva crítica da educação, a qual destaca a importância do plano de ensino, efetivamente utilizado como uma das ferramentas que considerar:

Ao ingressar em uma escola pública o SE deve propiciar momentos formativos, conforme as demandas manifestadas pelos professores. Ao solicitarem sugestões de aprendizagens que propiciam a interligação dos saberes prévios do aluno com os conhecimentos científicos o SE deve fornecer os elementos necessários que vão ao encontro dos objetivos traçados por ano de escolaridade, de modo a contribuir para:

Os atuais desafios da Educação Inclusiva brasileira centramse na necessidade de desenvolver instrumentos de monitoramento sistemáticos, realização de pesquisas qualitativas e quantitativas que possam evidenciar:

À luz dos preceitos legais, em vigor, a resolução nº 5/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), adotando os pressupostos da educação inclusiva. Assim, as creches e pré-escolas passaram a se constituir em estabelecimentos educacionais, públicos ou privados, destinados à educação das crianças de 0 a 5 anos de idade, por meio da implementação de proposta pedagógica elaborada e desenvolvida por professores habilitados, superando:

O saber pertence à classe social que o produz pelo seu trabalho e deve ser por ela reapropriado, recuperando:

O professor Waldir utiliza os jogos pedagógicos conforme definido no PPP escolar, com base nas orientações dos PCN. Assim sendo, ele deve planejar as atividades lúdicas, oferecendo aos estudantes as condições para as aprendizagens significativas, advindas de situações pedagógicas intencionais. É importante ressaltar que essas aprendizagens, de natureza diversa, devem ocorrer:

A Escola que tem uma proposta pedagógica elaborada e acompanhada coletiva e sistematicamente, a fim de favorecer o envolvimento ativo dos colegas professores nas atividades de planejamento e avaliação escolar, deve levar em conta:

A conquista da profissionalidade do SE exige deste pedagogo, uma tomada de consciência diante da realidade. Essa tomada de consciência deve ocorrer:

A Educação para crianças com necessidades educacionais especiais é contemplada no Plano Nacional de Educação (PNE), no sentido de universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado:

O Ensino Fundamental nos anos finais deve estar em consonância com as mudanças de interesse próprias à faixa etária dos estudantes, devendo:

A pedagoga Fernanda apoiada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais considera que o ato de planejar coletivamente requer a reflexão contínua para:

As expectativas de aprendizagem definem o que se espera que:

O processo didático caracterizado como mediação escolar, perpassado pelos objetivos-conteúdos-métodos, apoiado no processo de ensino e aprendizagem, deve ter em vista as finalidades da educação em nossa sociedade. Assim sendo os objetivos devem:

A professora Magda planeja e executa situações de ensino que motivam os alunos a estudarem sistematicamente. Assim sendo ela deve sempre retomar as atividades de casa identificando os acertos, ressignificando os erros e os considerando como algo:

As referências norteadoras da educação brasileira são elaboradas por educadores que pesquisam e produzem para o Ministério de Educação. Nos documentos que circulam nas escolas são dadas ênfases aos saberes profissionais, necessários à educação crítica os quais enfatizam a importância dos professores administrarem a progressão das aprendizagens. Isto revela a necessidade:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282