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A educação é um processo de transformação do ser humano o qual faz com que o aluno desenvolva suas potencialidades de acordo com o ambiente em que vive. Para que isto ocorra o ser humano precisa considerar como principais, as referências:

Na escola pública é fundamental que o pedagogo e os demais profissionais envolvidos com o processo ensino e aprendizagem, estabeleçam:

Ao discutir sobre a importância dos projetos de trabalho a SE Marilda preocupou-se em atender uma das definições postas no PPP elaborado na perspectiva crítica da educação. Essa modalidade de articulação dos conhecimentos escolares é uma forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem, que implica em considerar que tais conhecimentos não se ordenam para sua compreensão de uma forma rígida, nem em função de algumas referências disciplinares preestabelecidas ou de uma homogeneização dos alunos, deve sim exercer a função de:

Os documentos expedidos pelo MEC, nos dias atuais, apresentam uma orientação curricular para o Ensino Fundamental nos anos iniciais que devem possibilitar:

Na perspectiva inclusiva, recomendada pelo MEC, valoriza-se tanto a comunicação oral, quanto a sinalizada e demais formas alternativas de expressão, levando as crianças a:

O profissional do ensino deve fundamentar a sua prática:

Quando se transforma a vida de aula e da escola, de modo que se possa vivenciar práticas sociais e intercâmbios acadêmicos que induzam à solidariedade, à colaboração, à experimentação compartilhada, assim como a outro tipo de relações com o conhecimento e com a cultura que estimulem a busca, a comparação, a iniciativa e a criação, identifica-se as características de uma Pedagogia:

Se cabe ao professor fazer uma re-seleção dos conteúdos a partir do que lhe é sugerido na programação oficial que tem como base o Projeto Político Pedagógico (PPP) escolar, é preciso que ele tenha:

Como profissional da educação, que tem a função de coordenar, organizar, promover, articular, mediar o processo educativo e pedagógico, o pedagogo deve refletir sobre:

O SE Reinaldo possibilita aos professores o relato, das suas experiências que tem como fundamento a avaliação mediadora, contida no PPP, de acordo com Jussara Hoffmann. Nesta perspectiva, os professores ingressantes na escola solicitaram o significado do “acompanhar” nessa tendência pedagógica, o que deve ser explicitado que o acompanhamento sistemático às atividades requer:

Conforme os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC o currículo é considerado como um produto histórico-cultural, norteador dos conhecimentos, pois ao mesmo tempo em que reflete as relações pedagógicas da organização escolar, possibilita que o professor possa:

De acordo com a lei n° 13.005/2014, a articulação entre as áreas da educação infantil e da educação especial é condição indispensável para assegurar:

A didática é tratada nesta avaliação, como um ramo de estudo da Pedagogia partindo dos vínculos entre finalidades sócio-políticas e pedagógicas e as bases teórico-científicas e técnicas da direção do processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva o estudo sistemático da didática como teoria do processo de ensino, deve levar em conta:

Os conteúdos de ensino devem retratar a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em:

- A supervisora escolar Maria cria situações de aprendizagem que favorecem a participação dos professores e familiares na construção dos saberes escolares. Essa atitude deve levar em conta:

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