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A respeito de saneamento, julgue o próximo item.

Demanda bioquímica de oxigênio, sólidos em suspensão e vazão afluente são parâmetros básicos para o dimensionamento das unidades de tratamento de esgoto.


O diagrama de ocorrências apresentado na figura precedente mostra, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de construção de uma nova rodovia federal, com extensão de 80 km e projetado número N = 5 × 107. Foram indicados no projeto executivo diversos empréstimos concentrados lateralmente na faixa de domínio da rodovia; três areais distintos, com DT menor que 10 km do eixo da rodovia; uma pedreira do lado esquerdo, a 9,30 km da estaca 425; a usina e o canteiro de obras posicionados na estaca 240, do lado esquerdo; e uma única jazida de cascalho, a 25,50 km do início do trecho, caracterizada com expansão de 1% e ISC = 75%. Quanto à drenagem de águas pluviais, o projeto em questão prevê, entre outras soluções, a instalação de drenos profundos em alguns pontos da rodovia.

Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.

A ocorrência com a maior distância de transporte em relação ao eixo da pista indicada no projeto é a pedreira P-1.


O diagrama de ocorrências apresentado na figura precedente mostra, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de construção de uma nova rodovia federal, com extensão de 80 km e projetado número N = 5 × 107. Foram indicados no projeto executivo diversos empréstimos concentrados lateralmente na faixa de domínio da rodovia; três areais distintos, com DT menor que 10 km do eixo da rodovia; uma pedreira do lado esquerdo, a 9,30 km da estaca 425; a usina e o canteiro de obras posicionados na estaca 240, do lado esquerdo; e uma única jazida de cascalho, a 25,50 km do início do trecho, caracterizada com expansão de 1% e ISC = 75%. Quanto à drenagem de águas pluviais, o projeto em questão prevê, entre outras soluções, a instalação de drenos profundos em alguns pontos da rodovia.

Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.

Eventuais patologias no pavimento detectadas depois de finalizada a construção, na fase pericial, podem ser atribuídas a não realização de ensaios triaxiais com brita na caracterização da pedreira P-1, em desacordo com a norma estabelecida para dimensionamento de pavimentos asfálticos novos, o que configura uma possível causa do bombeamento de finos manifestada no CBUQ.

Ao analisar um projeto ferroviário, o engenheiro responsável constatou que foi adotado dormente de concreto com intervalo mínimo de 30 cm entre eles, sendo que os espaçamentos variavam de acordo com a velocidade e o tipo de via e que, nos trechos com plataforma rígida, a aplicação desses dormentes foi dispensada.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.

A dispensa da aplicação de dormentes em trechos com plataforma rígida só será aceitável se houver justificativa técnica.

Durante o pleito contratual de uma obra pública em que não houve acréscimo de serviços, a contratada solicitou dilação de prazo com acréscimo de valores de administração local. As justificativas apresentadas para alteração do cronograma atendiam às exigências legais. Entretanto, ao justificar o acréscimo de valor, a contratada alegou que, independentemente da classificação de custos, toda dilação de prazo gera o acréscimo da administração local.

Nessa situação hipotética,

a administração local deve ser classificada como custo indireto.

Na fase de terraplenagem da construção de uma estrada, as camadas de aterro foram executadas com uma espessura máxima de 30 cm após a compactação. Durante a execução, as condições climáticas mudaram, pois havia risco de chuvas para as próximas horas. O engenheiro responsável adotou como medida preventiva o selamento da camada de aterro recém-executada.

Nessa situação hipotética,

a espessura adotada na compactação é considerada excessiva, o que encarece desnecessariamente o serviço de terraplenagem.

Considerando que, ao se orçar uma obra rodoviária, foram levantados, entre outros, os custos com administração local e os custos com mobilização e desmobilização, julgue o item subsequente, a respeito da classificação desses custos de acordo com o SICRO 2.

A construção dos arruamentos e caminhos de serviço é considerada custos com administração local.

Um engenheiro recebeu um orçamento da obra de construção de um prédio público para analisar se havia sobrepreço em algum serviço. Com pouco tempo disponível para análise, ele adotou o princípio de Pareto na escolha dos serviços que teriam suas composições examinadas com maior rigor e, além disso, solicitou a cotação de preços de insumos de serviços não previstos no SINAPI adotada pelo orçamentista, bem como as condições de fornecimento constantes na consulta.

A respeito dos procedimentos adotados nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O cuidado do engenheiro na análise de sobrepreço em obras públicas é importante, pois, caso esses valores sejam pagos durante a execução da obra, ficará caracterizado o superfaturamento.

Na construção de um edifício de dois pavimentos em concreto armado, a fiscalização verificou que alguns cuidados não foram tomados na execução da estrutura de concreto. Foi observado que o concreto preparado na obra era seco em excesso, o que prejudicava o seu adensamento; e o cimento utilizado no preparo do concreto era o portland da classe 40, inadequado para o referido tipo de obra. Além disso, a armadura longitudinal das vigas era demasiadamente grossa, o que não permitia dobrá-las nas extremidades com um raio de curvatura adequado.

A respeito das observações do fiscal dessa obra, julgue o item subsequente.

A adoção de armaduras longitudinais de diâmetros excessivos oferece poucas dificuldades para a armação das vigas, pois, nesse caso, sua dobra pode ser facilitada mediante seu amolecimento com o uso de maçarico, de modo a garantir o raio de curvatura adequado.

Julgue o item a seguir, acerca das pontes em concreto armado.

Os estados limites de serviço (ELS) estão relacionados com a durabilidade e a boa utilização funcional das estruturas, com sua aparência e com o conforto dos usuários.

A NBR 14653 – 2:2011 define vários métodos para a avaliação de imóveis urbanos. Como não existe hierarquia entre os métodos, cabe ao avaliador identificar o método adequado ao caso em estudo. Acerca do levantamento e tratamento de dados e da seleção do método de avaliação em imóveis urbanos, julgue o próximo item.

O método evolutivo é indicado para a avaliação do valor de mercado no caso de inexistência de dados amostrais semelhantes ao objeto avaliado.

Com relação a aspectos diversos pertinentes a sistemas de abastecimento de água, saneamento e drenagem de água pluvial, julgue o item subsequente.

Extensos períodos de seca e estiagem associados ao lançamento de esgotos nos corpos hídricos superficiais causam eventos extremos de poluição, prejudicando a qualidade de vida dos cidadãos.

A respeito de saneamento, julgue o próximo item.

Os custos de implantação dos reatores anaeróbios podem ser considerados altos, mas é na operação que reside a principal desvantagem desse tipo de reator, que é a necessidade de aeração.


O diagrama de ocorrências apresentado na figura precedente mostra, esquematicamente, as ocorrências de materiais de um projeto hipotético de construção de uma nova rodovia federal, com extensão de 80 km e projetado número N = 5 × 107. Foram indicados no projeto executivo diversos empréstimos concentrados lateralmente na faixa de domínio da rodovia; três areais distintos, com DT menor que 10 km do eixo da rodovia; uma pedreira do lado esquerdo, a 9,30 km da estaca 425; a usina e o canteiro de obras posicionados na estaca 240, do lado esquerdo; e uma única jazida de cascalho, a 25,50 km do início do trecho, caracterizada com expansão de 1% e ISC = 75%. Quanto à drenagem de águas pluviais, o projeto em questão prevê, entre outras soluções, a instalação de drenos profundos em alguns pontos da rodovia.

Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.

Situação hipotética: Ao se fazer a perícia no trecho em análise, identificou-se uma nova pedreira — P-2 — não indicada no projeto, que está mais próxima do canteiro de obras que P-1, fato que poderá acarretar economia potencial de até 40% ao erário público. Contudo, após a realização de estudos para o traço de CBUQ com a pedra britada de P-2, verificou-se adesão não satisfatória desse material ao ligante asfáltico. Assertiva: Nessa situação, a pedreira P-2 deverá ser descartada, mantendo-se a opção por pedra britada apenas da P-1.

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