Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
Restringir um programa de treinamento a uma grade de cursos a que as pessoas tenham de, obrigatoriamente, se submeter é uma prática pouco recomendável, porque se baseia no pressuposto de que as pessoas têm iguais motivações, aspirações profissionais, objetivos de carreira, competências e experiências.
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
A análise pessoal tem como objetivo precípuo a identificação do nível de desempenho individual de tarefas e de habilidades exigidas no trabalho, com a finalidade de orientar ações de aperfeiçoamento funcional.
A respeito da avaliação de programas educacionais organizacionais,
julgue os itens seguintes.
A essência da avaliação colaborativa consiste na reunião de colaboradores que comunguem das mesmas convicções.
A respeito de conhecimento tácito e conhecimento explícito e da
sua relação com a construção do conhecimento, julgue os itens
subsequentes.
A socialização é a conversão de partes do conhecimento explícito da organização em conhecimento tácito do indivíduo.
Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.
A gestão do conhecimento aplica-se apenas a empresas de grande porte, uma vez que, para a efetividade desse tipo de gestão, requerem-se a criação de novos modelos organizacionais (estruturas, processos, sistemas gerenciais) e novas posições a respeito do aproveitamento da capacidade intelectual de cada funcionário.
Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.
Componentes essenciais dessa concepção, o planejamento, a organização, a direção e o controle, denominados funções administrativas, constituem o método racional para a obtenção dos melhores resultados para as organizações.
Julgue os próximos itens, acerca da concepção tradicional de
organização e gestão do trabalho.
Os instrumentos gerenciais desenvolvidos de acordo com essa concepção objetivam a substituição de uma estrutura funcional verticalizada por uma horizontalizada, orientada para a obtenção de resultados.
Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como
à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho,
julgue os itens subsequentes.
De acordo com o conceito de politecnia, a interdisciplinaridade na construção do conhecimento consiste, basicamente, na inter-relação entre conteúdos diversos, sem a ultrapassagem dos limites da divisão e da organização formal das áreas do conhecimento.
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
A organização curricular caracteriza-se pela segmentação do conhecimento em áreas e disciplinas autônomas e pela divisão entre tomada de consciência e ação.
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
A pedagogia influenciada por esses sistemas de produção caracteriza-se pela defesa de rígido controle externo sobre o aluno e pela indissociabilidade entre o tempo de aprender a teoria e o de repetir procedimentos práticos.
Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.
Grupo focal e action learning são processos utilizados na resolução de problemas situacionais que ocorrem na equipe.
Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.
De acordo com a teoria da aprendizagem significativa, a relação entre a informação e a estrutura cognitiva do aprendiz não deve ser linear.
Julgue os itens a seguir, referentes às teorias de aprendizagem.
De acordo com a abordagem cognitivista, aprendizagem é definida como mudança de comportamento que, a partir da interação do indivíduo com o meio, resulta na aquisição de capacidades.
Julgue os itens que se seguem, acerca de pedagogia do trabalho.
A definição dos objetivos organizacionais não influencia diretamente o desenvolvimento profissional dos empregados.
Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os
próximos itens, referentes ao desenvolvimento de pessoas.
Denomina-se cultura de aprendizagem a concepção acerca da importância do permanente processo de aprendizagem da equipe como forma de tornar a organização apta a enfrentar constantes mudanças.