O documento “Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil” (volumes 1 e 2) busca responder com uma ação efetiva aos anseios da área, da mesma forma que cumpre com a determinação legal do Plano Nacional de Educação, que exige a colaboração da União para atingir o objetivo de “Estabelecer parâmetros de qualidade dos serviços de Educação Infantil, como referência para a supervisão, o controle e a avaliação, e como instrumento para a adoção das medidas de melhoria da qualidade” (Brasil, 2001, cap. II, item 19 do tópico Objetivos e Metas da Educação Infantil).
Em síntese, para propor parâmetros de qualidade para a Educação Infantil, é imprescindível levar em conta que as crianças desde que nascem são, EXCETO:
De acordo com o documento “Brinquedos e Brincadeiras nas Creches”, analise as afirmativas a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – As crianças gostam de ouvir outros tipos de histórias, sempre relacionadas a pessoas de seu âmbito de convivência.
II – Brinquedos na forma de monstros devem ser sempre evitados.
III – É importante que a criança tenha um tempo individual para “pensar” sozinha, para falar com o amigo imaginário, ou explorar um brinquedo.
Segundo o Parecer CNE/CEB n.º 20/2009, de 11/11/2009 do Conselho Nacional de Educação, são compromissos a serem perseguidos pelos sistemas de ensino e pelos professores também na Educação Infantil:
Ainda sobre o Art. 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), a educação escolar se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias e deverá vincularse:
Nos “Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil”, (BRASÍLIA, 2006) em seu volume 1, os autores apresentam algumas formas de intervenção que contribuem para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças. Assinale a alternativa que não corresponde a essas sugestões, segundo o título citado:
Segundo a Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 (BRASIL, 2010), “É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil:”
Segundo o Parecer CNE/CEB n.º 20/2009, de 11/11/2009 do Conselho Nacional de Educação, “O atendimento em creches e pré-escolas como um direito social das crianças se concretiza” no Brasil a partir:
Os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) são diretrizes elaboradas para orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais concernentes a cada disciplina. Os PCNs servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que podem adaptá-los às peculiaridades locais. Para compreender a natureza dos Parâmetros Curriculares Nacionais, é necessário situá-los em relação a quatro níveis de concretização curricular considerando a estrutura do sistema educacional brasileiro, que são:
No livro “A importância do ato de Ler” o filósofo brasileiro Paulo Freire retoma à sua própria história, relembrando sua vivência: “Fui alfabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo maior dos meus pais. O chão foi o meu quadro-neqro; gravetos, o meu giz” (FREIRE, 1989). Para Paulo Freire:
O Ministério Da Educação, juntamente a Secretaria de Educação Básica, publicaram em 2009, os “Critérios Para Um Atendimento Em Creches Que Respeite Os Direitos Fundamentais Das Crianças”. Assinale abaixo a alternativa que não corresponde a um desses direitos
A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009 Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estabelecendo suas Diretrizes Curriculares e definindo-a como “Primeira etapa da ______________, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como _____________________ que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças _______________ de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social” (BRASIL, 2010).
No Manual “Brinquedos e Brincadeiras” (Brasil, 2012), lê-se que “Bebê é a denominação para a primeira fase da vida da criança e abrange o período de 0 a 18 meses (um ano e meio) de idade. O bebê é um ser vulnerável que precisa de muito carinho, atenção e acolhimento, mas sabe tomar decisões, escolhe o que quer, gosta de explorar novas situações, é criativo e muito curioso”. Refletindo sobre isso, aliste a segunda coluna de acordo, com a primeira, relacionando o tipo de brinquedos ou brincadeiras ideais para cada tipo de bebê, segundo o que propõe a publicação citada:
(1) Bebes que ficam deitados
(2) Bebes que sentam.
(3) Bebes que engatinham.
(4) Bebes que andam.
(_) Mobiles coloridos, sonoros, que se movimentam e criam cintilações.
(_) Brinquedos para empilhar, empurrar, puxar, bolas, pinturas em azulejos com tinta.
(_) Caixas de papelão com tampa, brinquedos estruturados com espuma, túnel com cadeiras ou mesas.
(_) Mordedores, canecas durante o banho, tapetes sensoriais, brinquedos de encaixar.
Com relação ao documento “Critérios para um Atendimento em Creche” (...), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Não é relevante descobrir o motivo de tristeza das crianças, já que tal tarefa compete exclusivamente aos pais.
II – A transição da mamadeira para colher e copo é estimulada.
III – Crianças podem assistir televisão por longos períodos, já que contribui para sua imaginação.
Quanto a Organização da Educação Nacional, a LDB normatiza que “Art. 8º A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração” (BRASIL, 1996) os sistemas de ensino, sendo uma das incumbências da União:
Segundo os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil” (BRASÍLIA, 2006), a partir do debate mais geral sobre a qualidade na educação e mais especificamente em relação ao atendimento na Educação Infantil, é possível extrair algumas conclusões. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO e, em seguida, assinale a alternativa correta.
(_) a qualidade é um conceito socialmente construído, sujeito a constantes negociações.
(_) é absoluta.
(_) baseia-se em direitos, necessidades, demandas, conhecimentos e possibilidades.
(_) depende do contexto.
(_) a definição de critérios de qualidade está constantemente tensionada por essas diferentes perspectivas acima.