A Educação Física escolar é uma importante possibilidade de construção e reconstrução de uma cultura relacionada aos aspectos corporais.
Fonte: DAOLIO J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
Sobre isso, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
I As práticas corporais propostas nas aulas de Educação Física devem substituir todos os movimentos que o aluno aprendeu ao longo de sua trajetória de vida.
II Os movimentos corporais só possuem sentido por serem criados pelos homens como membros de uma sociedade e transmitidos através das gerações.
III Pensar o corpo como construído culturalmente implica considerar que a ênfase biológica que a Educação Física recebeu é também uma construção social, que atendeu a necessidades históricas e políticas particulares.
IV O professor de Educação Física deve considerar que sua intervenção se dá num ambiente profissional, com pessoas (alunos) que fazem parte de uma realidade social e cultural inferior à sua, portanto, passivos às suas orientações.
V Corpo e movimento, bem como o trabalho do professor de Educação Física correspondem a produtos culturais.
Na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, p. 219), “a Educação Física Escolar, por ser parte do conhecimento historicamente produzido, acumulado e transmitido às novas gerações, deve reunir o que for mais significativo ligado ao movimento humano, para ser vivida, compreendida e, via reelaboração, contribuir na formação do cidadão".
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
I No processo de desenvolvimento dos alunos como ser social, todos devem aprender exclusivamente através de seu próprio esforço e persistência na realização das tarefas.
II O movimento humano deve extrapolar os limites orgânicos e biológicos, reconhecendo-se sua força expressiva e de relação, pois o Homem é um ser eminentemente cultural e, no mundo de hoje, mesmo as necessidades biológicas são satisfeitas socialmente.
III Os conteúdos devem ser trabalhados a partir de uma teorização abstrata ou de um praticismo que nos remeta a antigas receitas ou regras imutáveis, geradas fora da escola.
IV Na produção histórica do conhecimento, tanto o aluno como o professor devem apropriar-se do conhecimento de forma dialética, para que possam compreender a reciprocidade entre as coisas (fenômenos).
V Todos os temas da Educação Física escolar devem ser entendidos em uma perspectiva histórica.
A aula de Educação Física deve enfatizar as brincadeiras populares, os jogos simbólicos e de regras, por meio do resgate dos conhecimentos prévios dos alunos, bem como, da resolução de problemas.
A qual abordagem de ensino se refere a frase acima?
Em relação a motricidade humana, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a participação de crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de Educação Física pode proporcionar o desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social. No que diz respeito a esse tema, é correto afirmar, exceto:
Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.
“A Proposta Curricular de Santa Catarina para a Educação Física não pretende eliminar o _____________ da escola, mas transformá-lo numa ______________, conscientizando os alunos das relações que existem entre o esporte e os fenômenos sociais, portanto, contextualizando-o e problematizando-o."
Assinale a alternativa correta que completa as lacunas no parágrafo a seguir.
Os conteúdos de aprendizagem da Educação Física no Ensino Fundamental devem ser apresentados dentro dos blocos (Conhecimentos sobre o corpo/ Esportes, jogos, lutas e ginásticas/ Atividades rítmicas e expressivas) em suas dimensões ______________, ________________ e ________________.
Assinale a alternativa correta que corresponde ao elemento pedagógico descrito a seguir.
“A sua localização no tempo/espaço possibilita o desvelar dos interesses e necessidades de suas origens, o que vai nos remeter a uma intervenção pedagógica mais consistente e adequada à intenção da proposta".
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina (1998 )
Analise os termos abaixo e identifique quais deles correspondem às características do movimento humano, conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998) e assinale a alternativa que contém todas as corretas.
A Educação Física é um componente curricular obrigatório do Ensino Fundamental ligada a qual área de conhecimento?
A avaliação, distante de ser um instrumento de pressão e punição, deve ser útil para as partes envolvidas: professores, alunos e escola. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I A avaliação em Educação Física deve considerar a observação, a análise e a conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana.
II Para o professor, a avaliação pode e deve oferecer elementos para uma reflexão contínua sobre sua prática.
III Para o estudante, a avaliação é um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades.
IV Para a escola, a avaliação permite reconhecer prioridades e localizar ações educacionais que demandam maior apoio.
Qual dos itens abaixo é considerado componente da Aptidão Física relacionada à Saúde?
A educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais que a Educação Física tem a realizar. Em relação a essa temática é correto afirmar, exceto:
Conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998) o jogo e o esporte são temas que devem integrar a ação educativa exercida pelo professor Educação Física. Assim, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Devido ao fim educativo do esporte escolar o professor deve ser crítico ao trabalhar a produção de seus valores enfatizando que não jogamos contra, jogamos com; e que, vitória e derrota são fatores interdependentes.
( ) O jogar de diferentes formas possibilita a elaboração e reelaboração do conhecimento, partindo do imaginário para o concreto.
( ) O esporte institucionalizado está fundamentado na competição e concorrência, sendo orientado pelos princípios da sobrepujança e das comparações objetivas, que padronizam o movimento humano e o limitam a locais e meios para a sua prática.
( ) O jogo/brincar enfatiza algumas particularidades como a criatividade, expressividade e a espontaneidade.
( ) O jogo deve contribuir para que os alunos se relacionem melhor, façam uma leitura crítica da realidade e se percebam como sujeitos históricos sendo, ao mesmo tempo, produtor e produto desta sociedade.
Considerando a ginástica conteúdo da Educação Física escolar, espera-se que, numa dimensão conceitual, os alunos: