Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 18 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A Educação Física escolar é uma importante possibilidade de construção e reconstrução de uma cultura relacionada aos aspectos corporais.

Fonte: DAOLIO J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

Sobre isso, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I As práticas corporais propostas nas aulas de Educação Física devem substituir todos os movimentos que o aluno aprendeu ao longo de sua trajetória de vida.

II Os movimentos corporais só possuem sentido por serem criados pelos homens como membros de uma sociedade e transmitidos através das gerações.

III Pensar o corpo como construído culturalmente implica considerar que a ênfase biológica que a Educação Física recebeu é também uma construção social, que atendeu a necessidades históricas e políticas particulares.

IV O professor de Educação Física deve considerar que sua intervenção se dá num ambiente profissional, com pessoas (alunos) que fazem parte de uma realidade social e cultural inferior à sua, portanto, passivos às suas orientações.

V Corpo e movimento, bem como o trabalho do professor de Educação Física correspondem a produtos culturais.

Na Proposta Curricular de Santa Catarina (1998, p. 219), “a Educação Física Escolar, por ser parte do conhecimento historicamente produzido, acumulado e transmitido às novas gerações, deve reunir o que for mais significativo ligado ao movimento humano, para ser vivida, compreendida e, via reelaboração, contribuir na formação do cidadão".

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

I No processo de desenvolvimento dos alunos como ser social, todos devem aprender exclusivamente através de seu próprio esforço e persistência na realização das tarefas.

II O movimento humano deve extrapolar os limites orgânicos e biológicos, reconhecendo-se sua força expressiva e de relação, pois o Homem é um ser eminentemente cultural e, no mundo de hoje, mesmo as necessidades biológicas são satisfeitas socialmente.

III Os conteúdos devem ser trabalhados a partir de uma teorização abstrata ou de um praticismo que nos remeta a antigas receitas ou regras imutáveis, geradas fora da escola.

IV Na produção histórica do conhecimento, tanto o aluno como o professor devem apropriar-se do conhecimento de forma dialética, para que possam compreender a reciprocidade entre as coisas (fenômenos).

V Todos os temas da Educação Física escolar devem ser entendidos em uma perspectiva histórica.

A aula de Educação Física deve enfatizar as brincadeiras populares, os jogos simbólicos e de regras, por meio do resgate dos conhecimentos prévios dos alunos, bem como, da resolução de problemas.

A qual abordagem de ensino se refere a frase acima?

Em relação a motricidade humana, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a participação de crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de Educação Física pode proporcionar o desenvolvimento das capacidades perceptivas, afetivas, de integração e inserção social. No que diz respeito a esse tema, é correto afirmar, exceto:

Considerando a Proposta Curricular de Santa Catarina assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

“A Proposta Curricular de Santa Catarina para a Educação Física não pretende eliminar o _____________ da escola, mas transformá-lo numa ______________, conscientizando os alunos das relações que existem entre o esporte e os fenômenos sociais, portanto, contextualizando-o e problematizando-o."

Assinale a alternativa correta que completa as lacunas no parágrafo a seguir.

Os conteúdos de aprendizagem da Educação Física no Ensino Fundamental devem ser apresentados dentro dos blocos (Conhecimentos sobre o corpo/ Esportes, jogos, lutas e ginásticas/ Atividades rítmicas e expressivas) em suas dimensões ______________, ________________ e ________________.

Assinale a alternativa correta que corresponde ao elemento pedagógico descrito a seguir.

“A sua localização no tempo/espaço possibilita o desvelar dos interesses e necessidades de suas origens, o que vai nos remeter a uma intervenção pedagógica mais consistente e adequada à intenção da proposta".

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina (1998 )

Analise os termos abaixo e identifique quais deles correspondem às características do movimento humano, conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998) e assinale a alternativa que contém todas as corretas.

A Educação Física é um componente curricular obrigatório do Ensino Fundamental ligada a qual área de conhecimento?

A avaliação, distante de ser um instrumento de pressão e punição, deve ser útil para as partes envolvidas: professores, alunos e escola. Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

I A avaliação em Educação Física deve considerar a observação, a análise e a conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana.

II Para o professor, a avaliação pode e deve oferecer elementos para uma reflexão contínua sobre sua prática.

III Para o estudante, a avaliação é um instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades.

IV Para a escola, a avaliação permite reconhecer prioridades e localizar ações educacionais que demandam maior apoio.

Qual dos itens abaixo é considerado componente da Aptidão Física relacionada à Saúde?

A educação para um estilo de vida ativo representa uma das tarefas educacionais que a Educação Física tem a realizar. Em relação a essa temática é correto afirmar, exceto:

Conforme a Proposta Curricular de Santa Catarina (1998) o jogo e o esporte são temas que devem integrar a ação educativa exercida pelo professor Educação Física. Assim, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Devido ao fim educativo do esporte escolar o professor deve ser crítico ao trabalhar a produção de seus valores enfatizando que não jogamos contra, jogamos com; e que, vitória e derrota são fatores interdependentes.

( ) O jogar de diferentes formas possibilita a elaboração e reelaboração do conhecimento, partindo do imaginário para o concreto.

( ) O esporte institucionalizado está fundamentado na competição e concorrência, sendo orientado pelos princípios da sobrepujança e das comparações objetivas, que padronizam o movimento humano e o limitam a locais e meios para a sua prática.

( ) O jogo/brincar enfatiza algumas particularidades como a criatividade, expressividade e a espontaneidade.

( ) O jogo deve contribuir para que os alunos se relacionem melhor, façam uma leitura crítica da realidade e se percebam como sujeitos históricos sendo, ao mesmo tempo, produtor e produto desta sociedade.

Considerando a ginástica conteúdo da Educação Física escolar, espera-se que, numa dimensão conceitual, os alunos:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282