Em relação à Proposta Curricular de Santa Catarina para a Educação Física, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) É no convívio entre os seres humanos das diferentes classes sociais e suas relações de produção que a cultura de movimento vai sendo produzida.
( ) Falar do processo ensino/aprendizagem e na produção do conhecimento, sem nos referimos à corporeidade é permanecermos no reducionismo da dualidade corpo e mente. Portanto, propiciar a vivência da corporeidade é de fundamental importância para a Educação Física escolar.
( ) A Educação Física como componente curricular deve promover, de forma sistematizada, a socialização dos alunos em relação a sua cultura, determinando padrões de movimentar-se, expressar-se e sentir-se, socialmente reconhecidos e dependentes das tendências atuais.
( ) A Educação Física deve propiciar, de forma sistematizada, vivências em que o aluno participe, em sua totalidade, do processo de elaboração e reelaboração do conhecimento via movimento.
A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno que:
(Redação dada pela Lei nº 10.793, de 1º.12.2003)
Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) para a Educação Física no terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O bloco conhecimento sobre o corpo diz respeito aos conhecimentos e conquistas individuais que subsidiam as práticas corporais e que fornecem recursos para o indivíduo gerenciar sua atividade corporal de forma autônoma.
( ) Consideram-se os jogos como práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo.
( ) As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter coletivo com finalidades diversas.
( ) O bloco de conteúdos atividades rítmicas e expressivas inclui as manifestações da cultura corporal que têm como característica comum a intenção explícita de expressão e comunicação por meio dos gestos, na presença de ritmos, sons e da música na construção da expressão corporal.
( ) Os conteúdos são abordados principalmente a partir da percepção do próprio corpo, isto é , o aluno poderá ser estimulado por suas sensações e de posse de informações conceituais sistematizadas, analisar e compreender as alterações que ocorrem em seu corpo durante e depois de fazer atividades.