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No ensino de física é fundamental trabalhar os conceitos de calor e temperatura. A respeito desses conceitos, considere as afirmativas. I – Calor é energia, por esse motivo, microscopicamente, o calor contido em um corpo é defi nido como sendo a energia cinética mais a energia potencial de suas moléculas.
II – A temperatura de um corpo está ligada ao grau de agitação molecular, porque ela é proporcional ao valor médio da energia cinética das moléculas de um corpo.
III – Nas mudanças de estado físico, as trocas de calor ocorrem sempre à temperatura constante.
IV – Para que haja troca de calor entre dois corpos, é sempre necessário que esses corpos possuam temperaturas diferentes.
É correto APENAS o que se afirma em

Em sala de aula, a leitura desse texto pode ser ponto de partida para o estudo da linguagem figurada, em que as palavras e expressões dependem da extensão do significado original, como ocorre em “aqueles dois ovos de fogo” para se referir aos olhos da onça.
Outro exemplo de linguagem figurada nesse texto é

As variações que a língua apresenta dependem de muitos fatores como: profissão, grupo social, região geográfica, nível de escolaridade. Nos trechos a seguir, são observados exemplos de linguagem técnica, própria de determinadas profissões, com EXCEÇÃO de:

O cientista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Miguel

Nicolelis, promete que o chute inicial do Mundial de Futebol

de 2014 será dado por uma criança portadora de paralisia

através de uma interface cérebro-máquina-cérebro.

Um avanço nesse objetivo foi mostrado num trabalho

realizado por seu grupo em 2011 . Nele um macaco opera

um braço virtual através de microfios implantados em seu

cérebro, como mostra a figura ao lado. Através desses

fios, o macaco sentiu as texturas dos objetos virtuais e

pôde movê-los na tela do computador.

Embora tecnicamente complexo, esse método baseia-se

diretamente em que propriedade fundamental e de qual

sistema faz uso para que esse movimento seja possível?


O processo de abertura da economia brasileira, diante do processo de globalização, foi muito rápido e muitas empresas não conseguiram uma adaptação a essa nova realidade de mercado, o que culminou em venda de empresas nacionais às grandes corporações transnacionais. Sobre a relação entre a situação brasileira no contexto da globalização e o papel das transnacionais, analise as afirmativas abaixo.
I - As transnacionais, nas últimas décadas, aumentaram em muito sua participação na economia brasileira.
II - As grandes corporações transnacionais investem maciçamente em tecnologia e isso gerou, na década de 1990, muitos cortes no setor de empregos no Brasil.
III - As empresas transnacionais que operam no Brasil, no contexto da economia global, deixaram de ter seus centros de decisão fora das fronteiras do país sede e o Estado brasileiro passou a comandar o funcionamento dos mercados a elas associados .
É correto APENAS o que se afirma em

Ainda que um processo de globalização seja incontestável, há quem considere esse processo carregado de um conteúdo perverso. É fundamental o fortalecimento da cidadania em todos os seus aspectos. O uso do território deveria contemplar todos os cidadãos em seus diferentes modos de vida. O social deveria ser prioridade dos governantes. Dessa forma, somente com a participação de todos os setores sociais será possível tomar as melhores decisões para fazer frente aos processos fragmentadores dos agentes hegemônicos, que caminham junto com a globalização.
Nesse contexto, relacionando-se essas ideias à situação brasileira, há muitos críticos à forma como a globalização se inseriu e se processa no país.
Esses críticos consideram que é necessária a construção de um projeto nacional que priorize, antes de tudo, o(a)

Uma professora do 5° ano do Ensino Fundamental apresentou aos seus alunos o seguinte texto: Nos dias atuais, grande parte dos trabalhadores recebe um salário, o que deve garantir, entre outras coisas, um lugar para sua família morar e o alimento necessário. Mas, nem sempre foi assim. Durante muito tempo da nossa história, havia trabalhadores que não recebiam salários.
Com esse texto, a professora procurou iniciar uma discussão importante com os alunos sobre a formação da sociedade brasileira, ressaltando a(o)

Observe o paralelepípedo reto retângulo abaixo, de dimensões

4 cm, 6 cm e 10 cm.


Para construir um paralelepípedo igual a esse, Maria

desenhou a sua planificação em uma folha de cartolina,

como mostra o modelo abaixo. Os pontos A, B, C e D

identificam quatro dos oito vértices do paralelepípedo.


Na planificação desenhada por Maria, CD = 16 cm e

AB = 18 cm. Então, depois que o sólido estiver montado,

a distância entre os vértices identificados pelas letras C e

D será, em cm, igual a

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, as competências e habilidades a serem desenvolvidas por meio do ensino das Ciências Humanas no Ensino Médio fundamentam-se na

Durante o século XVII, a Inglaterra passou por grandes transformações: foi Monarquia Absolutista, República, Ditadura e Monarquia Constitucional.
Esse último regime foi inaugurado pela

Ao avaliar as consequências das revoluções liberais no sé- culo XIX europeu, o historiador Eric Hobsbawm escreveu: A segunda onda revolucionária ocorreu entre 1829- 1834, e afetou toda a Europa a oeste da Rússia […] De fato, ela marca a derrota definitiva dos aristocratas pelo poder burguês na Europa Ocidental. A classe governante dos próximos 50 anos seria a “grande burguesia” de banqueiros, grandes industriais e, às vezes, altos funcionários civis. HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções: Europa 1789-1484
Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997, p. 128-129 Adaptado. Um evento que desencadeou a onda revolucionária apontada pelo historiador foi a

Apesar de os Estados Unidos serem o principal país importador de café brasileiro, a Inglaterra até a década de 1870-1880 figurou em primeiro lugar entre os países de destino das mercadorias exportadas pelo Brasil. Entre 1870 e 1873, correspondem à Inglaterra 39,4% do valor das exportações brasileiras, vindo a seguir os Estados Unidos com 28,8%. FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2010, p. 239 Adaptado.
Durante o II Reinado, o Brasil consolidou-se como um dos maiores exportadores de café do mundo, mas também diversificou sua pauta de exportações. No período analisado pelo historiador Bóris Fausto no texto acima, os itens que, além do café, tiveram aumento significativo de sua participação no comércio externo do Brasil com a Inglaterra e os Estados Unidos, respectivamente, foram

A federação de 1891 abriu as portas do paraíso para o coronel. [...] Surgiu o coronelismo como sistema [...]. O coronel municipal apoiava o coronel estadual que apoiava o coronel nacional, também chamado de presidente da República, que apoiava o coronel estadual, que apoiava o coronel municipal. [...] Aumentou também o dá-cá-toma-lá entre coronéis e governo. As nomeações de funcionários se faziam sob consulta aos chefes locais. Surgiram o “juiz nosso” e o “delegado nosso”, para aplicar a lei contra os inimigos e proteger os amigos. O clientelismo, isto é, a troca de favores com o uso de bens públicos, sobretudo empregos, tornou-se a moeda de troca do coronelismo. [...] O coronelismo, como sistema nacional de poder, acabou em 1930, mais precisamente [...] em 1937 CARVALHO, José Murilo de. Metamorfoses do coronel. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 maio 2001 Adaptado.
De acordo com o texto acima, ainda há clientelismo e coronéis no Brasil, mas o coronelismo, como sistema político nacional, já deixou de existir há décadas. Ele surgiu na Primeira República e não sobreviveu à Era Vargas. Com base na definição apresentada no texto acima, que mecanismo político, presente na “federação de 1891” e extinto em 1937, era responsável por articular os três níveis de governo do país num sistema coronelista?

A implantação do projeto político centralizador do Estado imperial brasileiro, defendido pelo bloco de poder a que se refere o texto acima, estendeu-se por mais de uma dé- cada. O auge desse processo costuma ser identificado com a ascensão ao ministério do grupo do Partido Conservador liderado pela “Trindade Saquarema”, em fins da década de 1840
Uma das medidas centralizadoras desse ministério foi a

Analise o depoimento do general Osvaldo Cordeiro de Farias, que foi ministro do Governo Castelo Branco, acerca das causas do golpe civil-militar de 1964
Havia uma mentalidade revolucionária! Jango, nos últimos dias de seu governo, fez tudo o que era preciso para levantar o Exército contra ele, com as atitudes que tomou. Em primeiro lugar, a rebeldia dos marinheiros. Oficiais da Marinha, naquele dia, procuraram-me em prantos, chocados com a subversão hierárquica. Em seguida, o Comício da Central e a reunião de Jango com os sargentos, no Automóvel Clube. [...] A indignação militar era enorme! [...] Quem fez a revolução militar não fomos nós, foi Jango, com sua política, com suas atitudes. Não há exagero nenhum nisso. Ele colocou o Exército num dilema trágico: rendição à anarquia ou reação! CAMARGO, Aspásia; GÓES, Walder de (orgs.). Meio século de combate: diálogo com Cordeiro de Farias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981 Adaptado.
De acordo com a interpretação reproduzida acima, o principal motivo da mobilização dos militares brasileiros para destituir o presidente João Goulart em 1964 teria sido a percepção de que a

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