De acordo com a Teoria das Expectativas de Vroom, assinale a afirmativa INCORRETA.
A ergonomia trabalha numa orientação multidisciplinar que envolve diferentes profissionais. A esse respeito, analise.
I. Os engenheiros orientam-se por uma perspectiva de aperfeiçoamento de rendimento do homem no trabalho.
II. Os médicos pesquisam a higiene do trabalho.
III. Os psicólogos estudam o comportamento do homem no trabalho.
Assinale
O conceito de avaliação de desempenho está relacionado aos seus objetivos. Pode-se citar a avaliação de desempenho como um processo com as seguintes características:
I. É um processo para estimar ou julgar o valor, a excelência e as qualidades de algum indivíduo.
II. Está centrada no ocupante do cargo.
III. Colabora no desenvolvimento de uma política organizacional adequada às necessidades da empresa.
Assinale
Quanto ao processo de seleção de pessoal, analise.
I. A seleção é uma comparação e uma escolha de candidatos.
II. O processo de seleção envolve uma função de staff e uma responsabilidade de linha.
III. O órgão de staff procede à escolha final dos candidatos.
IV. As técnicas de seleção são aplicadas pela gerência requisitante.
Assinale
Os fatores psicossociais da DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) estão relacionados aos aspectos subjetivos da organização do trabalho e como eles são percebidos pelos trabalhadores. Como exemplos desses fatores, pode-se citar:
I. ausência de autonomia e pressões cotidianas.
II. aspectos relativos à carga e ao ritmo de trabalho.
III. percepção do ambiente social e técnico do trabalho.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que
As estatísticas de acidentes são feitas por meio de coeficientes utilizados internacionalmente. A esse respeito, utilizam-se os seguintes coeficientes:
I. de frequência.
II. de inteligência.
III. de gravidade.
Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas o(s) item(ns)
A respeito da qualidade de vida no trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA.
A respeito de Kurt Lewin e suas ideias, assinale a afirmativa INCORRETA.
O documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/1997) propõe um desenvolvimento curricular em quatro níveis de concretização. O primeiro nível de concretização do currículo corresponde aos próprios PCNs que se constituem em uma referência nacional; o segundo diz respeito às propostas curriculares dos
A organização deve estar atenta à formação e qualificação de seu pessoal, com o enfoque no desenvolvimento profissional e satisfação pessoal. Para tal, a aprendizagem organizacional não pode acontecer no formato de treinamento, mas ser pensada como educação continuada. O novo papel do pedagogo na empresa, portanto, tem sido o de
Observe as seguintes características
1. parte do diálogo entre diferentes formas de conhecimento.
2. busca a ousadia e o exercício da pesquisa.
3. a diferença é parte do trabalho.
4. parte do paradigma emergente do conhecimento.
Essas características se referem a uma prática que
A partir de uma perspectiva psicológica cognitivista, para que a aprendizagem aconteça é necessário que se provoque uma
A forma como o ensino é concebido, o entendimento do que é aprender, do que é ensinar, do papel da escola está intimamente relacionado com a forma de avaliar. Portanto, uma mudança na avaliação dos processos de aprendizagem numa perspectiva da construção do conhecimento, exige que o professor tenha as seguintes concepções, EXCETO aquela na qual
O início do ano é a época de revisão e reelaboração do Projeto Político Pedagógico. Partindo-se do pressuposto que o projeto deve expressar tanto a cultura da organização, e também ser uma oportunidade para a sua recriação e desenvolvimento, expressando os valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que o elaboram/concebem, tal revisão deve considerar os seguintes princípios:
I. Discussão dos problemas organizacionais, determinação de metas e formas de controle que orientem o trabalho educacional.
II. Reflexão sobre um conjunto de princípios e práticas que podem recriar a cultura da organização, visando a intervenção e transformação da realidade.
III. Estabelecimento de políticas e diretrizes educacionais que orientem a definição de objetivos, estratégias, atividades e a avaliação.
IV. A determinação de objetivos, atividades, estratégias e formas de avaliação que fixam a programação dos conteúdos.
Assinale
Os sistemas de ensino definem as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica em conformidade com