Em uma grande central de atendimento, 40% das reclamações recebidas são relacionadas à serviços de internet e telefonia. Se em um dia a empresa recebe 3.750 ligações, qual a probabilidade de que pelo menos 1.452 delas sejam relacionadas à serviços de internet e telefonia?
Um dado desonesto é construído de tal forma que, em um lançamento, a probabilidade de rolar a face marcada com 6 é 25% maior que qualquer outra face. Seja X a variável aleatória que representa a face obtida ao se lançar esse dado, então, o valor esperado de X é:
Uma repartição pública conta com 80 servidores públicos concursados, com diferentes tempos de serviço que são parcialmente apresentados na tabela abaixo:
v
Quais estão corretas?
As Regras de Bangkok foram aprovadas na Assembleia Geral da ONU em 1957. Sobre o referido documento, é correto afirmar que:
A educação brasileira atualmente está organizada em níveis, etapas e modalidades educativas. Nesse sentido, é correto afirmar que:
As Regras de Bangkok – Regras das Nações Unidas para o tratamento de mulheres presas e medidas não privativas de liberdade para mulheres infratoras apresentam alguns pontos importantes.
Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o estabelecido no referido documento.
A avaliação pode ser um momento que incide sobre a ação prevista em uma determinada atividade de aprendizagem como, por exemplo, a simulação da resolução de um problema. A avaliação compõe uma parte importante do processo de aprendizagem, mas para muitos, ela pode provocar um desconforto.
A relação do sujeito com a avaliação precisa ser processada e, para que isso aconteça, é necessário considerar que:
Para responder às questões 1 a 5, considere o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física.
A construção do referido Código de Ética foi desenvolvida através do estudo da historicidade da sua existência, da experiência de um grupo de profissionais brasileiros da área e da resposta da comunidade específica de profissionais que atuam com esse conhecimento em nosso país. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:
I. É um dos 12 itens norteadores da aplicação do referido Código de Ética que o Profissional de Educação Física registrado no Sistema CONFEF/CREFs e, consequentemente, aderente ao presente Código de Ética, na qualidade de interventor social, deve assumir compromisso ético para com a sociedade, colocando-se a seu serviço primordialmente, independentemente de qualquer outro interesse, sobretudo de natureza corporativista.
II. Está disposto no referido Código de Ética, no capítulo das responsabilidades e deveres do profissional da educação física, que, tendo como referências a experiência histórica e internacional dos Profissionais de Educação Física no trato com questões técnicas, científicas e educacionais, típicas de sua profissão e de seu preparo intelectual, condições que lhes conferem qualidade, competência e responsabilidade, entendidas como o mais elevado e atualizado nível de conhecimento que possa legitimar o seu exercício, é fundamental que desenvolvam suas atuações visando
sempre preservar a saúde de seus beneficiários nas diferentes intervenções ou abordagens conceituais.
III. Está disposto no referido Código de Ética, no capítulo princípios e diretrizes, que deve-se manter o beneficiário informado sobre eventuais circunstâncias adversas que possam influenciar o desenvolvimento do trabalho que lhe será prestado.
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 sobre as responsabilidades, deveres, princípios e diretrizes do profissional de Educação Física.
Coluna 1
1. Responsabilidades e deveres do profissional de educação física.
2. Princípios e diretrizes para exercício da profissão do profissional de educação física.
Coluna 2
( ) A atuação dentro das especificidades do seu campo e área do conhecimento, no sentido da educação e desenvolvimento das potencialidades humanas, daqueles aos quais presta serviços.
( ) Elaborar o programa de atividades do beneficiário em função de suas condições gerais de saúde.
( ) Zelar pelo prestígio da profissão, pela dignidade do Profissional e pelo aperfeiçoamento de suas instituições.
( ) A valorização da identidade profissional no campo das atividades físicas, esportivas e similares.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que apresenta as habilidades de movimento fundamental desenvolvidas e refinadas na infância.
Para responder às questões 11 a 15, considere (MCARDLE; KATCH; KATCH, 2019).
Analise as assertivas abaixo:
I. A atividade física afeta o consumo de oxigênio e a produção de dióxido de carbono mais do que qualquer outro estresse fisiológico. Com o exercício, o O2 difunde-se dos alvéolos para o sangue venoso ao retornar aos pulmões, enquanto quase a mesma quantidade de dióxido desloca-se do sangue e penetra nos alvéolos pulmonares. Simultaneamente, a estimulação alveolar aumentada mantém as concentrações gasosas apropriadas para facilitar a troca gasosa rápida.
II. O termo limiar ventilatório descreve o ponto no qual a ventilação pulmonar aumenta desproporcionalmente em relação ao consumo de oxigênio durante o exercício gradativo. Nesse ponto, a ventilação seguirá intimamente ligada à demanda de oxigênio no nível celular. De fato, a ventilação “excessiva”, provém diretamente da liberação de dióxido de carbono devido ao tamponamento do ácido lático que começa a se acumular em virtude de glicólise aumentada.
III. O termo limiar de lactato descreve o consumo mais alto de oxigênio ou a intensidade do exercício alcançada com o aumento inferior a 1,0 mM (milimoles) na concentração sanguínea de lactato acima do nível pré-exercício.
Enumere os parênteses em ordem cronológica dos eventos na ativação, contração e relaxamento dos músculos.
( ) O potencial de ação muscular despolariza os túbulos transversos na junção A-I do sarcômero.
( ) A remoção de Ca2+ restaura a ação inibitória de troponina-tropomiosina. Na presença de ATP, actina e a miosina permanecem no estado dissociado e relaxado.
( ) O Ca2+ liga-se ao complexo troponina tropomiosina nos filamentos de actina. Isso elimina a inibição que impedia a combinação de actina com miosina.
( ) Quando cessa a estimulação muscular, a concentração intracelular de Ca2+ cai rapidamente à medida que o Ca2+ retorna aos sacos laterais do retículo sarcoplásmico por meio do transporte ativo que depende da hidrólise do ATP.
( ) A geração de um potencial de ação no neurônio motor induz as pequenas vesículas saculares no axônio terminal a liberar acetilcolina. Esta difunde-se através da fenda sináptica e fixa-se aos seus receptores especializados sobre o sarcolema. Existe uma simetria quase perfeita entre a “impressão” das vesículas pré-sinápticas que contém acetilcolina e a impressão dos receptores pós-sinápticos que capturam acetilcolina.
( ) Durante a contração muscular, a actina combina-se com a miosina ATP. A actina ativa também a enzima miosina ATPase, que a seguir fende o ATP. A energia da reação produz a movimentação das pontes cruzadas de miosina e gera atenção.
( ) A ativação das pontes cruzadas continua quando a concentração de Ca2+ é suficientemente alta, por causa da despolarização da membrana, para inibir o sistema troponina-tropomiosina.
( ) A despolarização do sistema de túbulos T acarreta a liberação de Ca2+ pelos sacos laterais (cisternas laterais) do retículo sarcoplásmico.
( ) O ATP liga-se à ponte cruzada de miosina, o que rompe a conexão actina-miosina e faz com que a ponte cruzada possa dissociar-se da actina. Isso torna possível o deslizamento dos filamentos espessos e finos uns sobre os outros, com o encurtamento do músculo estriado esquelético.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com Darido e Souza Júnior (2007), em relação às finalidade e objetivos atuais da educação física, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os objetivos e as propostas educacionais de educação física foram se modificando ao longo dos últimos anos e todas essas tendências, de algum modo, ainda hoje influenciam a formação do profissional e suas práticas pedagógicas. Na educação física, assim como em outros componentes curriculares, não existe uma única forma de pensar e implementar a disciplina na escola.
( ) No Brasil, a educação física na escola recebeu influências da área médica, com ênfase nos discursos pautados na higiene, na saúde e na eugenia, dos interesses militares e também, a partir do final da década de 1960, dos grupos políticos dominantes, que viam no esporte um instrumento complementar de ação. Nesse contexto, a educação física passou a ter a função de selecionar os mais aptos para representar o país em diferentes competições. O governo militar apoiou a educação física na escola objetivando tanto a formação de um exército composto por uma Juventude forte e saudável, como a desmobilização das forças oposicionistas. Assim, estreitaram-se os vínculos entre esporte e nacionalismo.
( ) A prática de “dar a bola” é bastante aceitável, pois desconsidera a importância dos procedimentos pedagógicos dos professores. Num paralelo, poderíamos questionar se os alunos são capazes de aprender o conhecimento histórico, geográfico ou matemático, sem a intervenção ativa dos professores
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação aos artefatos utilizados no Processo Unificado (PU), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um diagrama de sequência do sistema é uma figura que mostra, para um cenário específico de um caso de uso, a identificação do fluxo de mensagens entre objetos identificados durante a fase de projeto do sistema.
( ) Modelos de domínio podem ser desenhados utilizando notação UML para diagramas de classes.
( ) Casos de uso resumidos podem ser representados na forma de diagramas de casos de uso da UML.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando-se as etapas da engenharia de requisitos, já é possível construir casos de uso após a fase de:
Considere os seguintes comandos para criação de tabelas executados no MySQL Community 5.0:
Assinale a alternativa correta quanto ao comando SQL que retorne o número de capítulos de novelas do horário das 06:00.
As pessoas privadas de liberdade, apesar da perda do direito de ir e vir conservam seus demais direitos fundamentais, que deverão ser protegidos e garantidos pelo Estado, especialmente pelo fato de essas pessoas estarem legalmente sob sua custódia. O direito à saúde está garantido pela Constituição Federal, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo marco legal que regulamenta este. Referente à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A PNAISP oferece ações de promoção da saúde e prevenção de agravos no sistema prisional, em todo o itinerário carcerário para toda a população privada de liberdade, e também, para os profissionais destes serviços penais, familiares e outras pessoas relacionadas ao sistema, como voluntários.
( ) Os serviços e equipes de saúde no sistema prisional serão definidos de acordo com os seguintes critérios: número de pessoas privadas de liberdade por unidade prisional; existência de demandas referentes à saúde de doenças crônicas.
( ) O cartão nacional de saúde deve ser emitido para todas as pessoas privadas de liberdade, e os que não possuem toda a documentação para emissão deste cartão, poderá ser utilizado o número de seu cadastro criminal para confecção definitiva do referido cartão de saúde.
( ) A atenção integral à saúde da população privada de liberdade é de responsabilidade dos três níveis de gestão, de acordo com as competências de cada um, previstas na Lei nº 8.080/1990, no Decreto nº 7.508/2011 e na Portaria Interministerial nº 1/2014.
( ) O atendimento à saúde da população privada de liberdade deverá nortear-se pelo respeito a todas as diferenças, sem discriminação de qualquer espécie e sem imposição de valores e crenças pessoais por parte dos profissionais de saúde.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: