I. Art. 125 – Todo brasileiro que, não sendo proprietário rural ou
urbano, ocupar, por dez anos contínuos, sem oposição nem
reconhecimento de domínio alheio, um trecho de terra até
dez hectares, tornando-o produtivo por seu trabalho e tendo
nele a sua morada, adquirirá o domínio do solo, mediante
sentença declaratória devidamente transcrita.
Constituição Federal de 16 de julho de 1934
II. Art. 1 – Esta Lei regula os direitos e obrigações concernentes
aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma
Agrária e promoção da Política Agrícola.
§ 1° Considera-se Reforma Agrária o conjunto de medidas que
visem a promover melhor distribuição da terra, mediante
modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender
aos princípios de justiça social e ao aumento de
produtividade.
Estatuto da Terra, Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964.
Com base nos trechos citados, assinale a opção que interpreta
corretamente a legislação brasileira sobre a questão agrária,
entre 1934 e 1964
Na coletânea organizada por Leandro Karnal sobre a História na
sala de aula, o medievalista José Rivair Macedo destaca a
importância de repensar a Idade Média que é ensinada na escola,
na medida em que os temas mais enfocados continuariam sendo
os da Idade Média Ocidental e ainda serviriam para legitimar uma
visão predominantemente ocidental sobre a experiência histórica
passada. José Rivair Macedo propõe, então, uma
“descolonização” do ensino da Idade Média, com o intuito de
“repensar alguns pontos sobre o que ensinar de História Medieval
no Brasil”.
Com base nas propostas de J. Rivair Macedo, podemos afirmar
que esta descolonização consiste em
Em “Materialidade da experiência e materiais de ensino e
aprendizagem”, Marcos Silva e Selva G. Fonseca discutem a
respeito da cultura material e de suas relações com o ensino e o
aprendizado da História, enfocando o exemplo de museus
nacionais, como o Museu do Ipiranga (São Paulo).
À luz das considerações apresentadas pelos autores, assinale a
opção que exemplifica corretamente ações educativas realizadas
no espaço do museu.
Leia a manchete a seguir.

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática
educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a
educação é ideológica.
Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a
atuação defendida por Freire.
The options below offer statements that agree with constructions of multiliteracies, as presented by Text 1, except:
The digital age has been disrupting the normative structures of education in many ways. According to Bohn (2013, p. 97), one of the challenges language educators now face is
The move from English as a Foreign Language (EFL) to English as a Lingua Franca (ELF) has promoted
The statement that best addresses a poststructuralist view of teaching English as an International Language in Brazilian public schools is:
Text 4 focuses on identity construction. Read the statements and mark them as TRUE (T ) or FALSE (F ).
( ) Professional identity results from a specific discursive model;
( ) Developing an identity is not a simple and effortless endeavor;
( ) Professional identities, including those of new English teachers, are in a constant flux.
The statements are, respectively:
From a Foucaultian perspective, classroom practice should consider as a key element
Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,
analisando os seguintes resultados de seus alunos na última
edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.
I.Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os
professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de
uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de
toda uma etapa de ensino.
II.Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas
avaliações em larga escala é o de estimular o maior
comprometimento das escolas e das redes com a melhora
dos indicadores escolares.
III.As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão
relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos
parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.
Está correto o que afirma em
“No período pós-ditadura, surgiram abordagens que fundamentaram cientificamente a Educação Física como prática pedagógica: a educação psicomotora de Le Boulch (1986) e a desenvolvimentista de Tani et al. (1988).” (Neira & Nunes, 2008) A respeito da educação psicomotora, assinale a afirmativa correta.
“Até a década de 1970, a legislação brasileira proibia que mulheres praticassem lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo aquático, rugby e halterofilismo. Apenas em 1979 essa legislação deixou de existir.” (Altman, 2015). Com base neste trecho, assinale a afirmativa incorreta.
Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar. As opções a seguir indicam princípios apresentados pelos autores, à exceção de uma. Assinale-a.