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Questões de Concurso SME - SP – Aprova Concursos

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I. Art. 125 – Todo brasileiro que, não sendo proprietário rural ou

urbano, ocupar, por dez anos contínuos, sem oposição nem

reconhecimento de domínio alheio, um trecho de terra até

dez hectares, tornando-o produtivo por seu trabalho e tendo

nele a sua morada, adquirirá o domínio do solo, mediante

sentença declaratória devidamente transcrita.

Constituição Federal de 16 de julho de 1934

II. Art. 1 – Esta Lei regula os direitos e obrigações concernentes

aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma

Agrária e promoção da Política Agrícola.

§ 1° Considera-se Reforma Agrária o conjunto de medidas que

visem a promover melhor distribuição da terra, mediante

modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender

aos princípios de justiça social e ao aumento de

produtividade.

Estatuto da Terra, Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964.

Com base nos trechos citados, assinale a opção que interpreta

corretamente a legislação brasileira sobre a questão agrária,

entre 1934 e 1964

Na coletânea organizada por Leandro Karnal sobre a História na sala de aula, o medievalista José Rivair Macedo destaca a importância de repensar a Idade Média que é ensinada na escola, na medida em que os temas mais enfocados continuariam sendo os da Idade Média Ocidental e ainda serviriam para legitimar uma visão predominantemente ocidental sobre a experiência histórica passada. José Rivair Macedo propõe, então, uma “descolonização” do ensino da Idade Média, com o intuito de “repensar alguns pontos sobre o que ensinar de História Medieval no Brasil”.
Com base nas propostas de J. Rivair Macedo, podemos afirmar que esta descolonização consiste em

Em “Materialidade da experiência e materiais de ensino e aprendizagem”, Marcos Silva e Selva G. Fonseca discutem a respeito da cultura material e de suas relações com o ensino e o aprendizado da História, enfocando o exemplo de museus nacionais, como o Museu do Ipiranga (São Paulo).
À luz das considerações apresentadas pelos autores, assinale a opção que exemplifica corretamente ações educativas realizadas no espaço do museu.

Leia a manchete a seguir.


Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

Analise a tira a seguir


Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

The options below offer statements that agree with constructions of multiliteracies, as presented by Text 1, except:

The digital age has been disrupting the normative structures of education in many ways. According to Bohn (2013, p. 97), one of the challenges language educators now face is

The move from English as a Foreign Language (EFL) to English as a Lingua Franca (ELF) has promoted

The statement that best addresses a poststructuralist view of teaching English as an International Language in Brazilian public schools is:

Text 4 focuses on identity construction. Read the statements and mark them as TRUE (T ) or FALSE (F ).

( ) Professional identity results from a specific discursive model;
( ) Developing an identity is not a simple and effortless endeavor;
( ) Professional identities, including those of new English teachers, are in a constant flux.

The statements are, respectively:

From a Foucaultian perspective, classroom practice should consider as a key element

Os professores e a equipe de direção da Escola X estão reunidos,

analisando os seguintes resultados de seus alunos na última

edição da Prova Brasil.

Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir.

I.Os resultados dessas avaliações dizem respeito a todos os

professores da escola, uma vez que sintetizam o resultado de

uma testagem de conhecimentos desenvolvidos ao longo de

toda uma etapa de ensino.

II.Um dos objetivos da divulgação dos resultados dessas

avaliações em larga escala é o de estimular o maior

comprometimento das escolas e das redes com a melhora

dos indicadores escolares.

III.As iniciativas de avaliação da aprendizagem estão

relacionadas à qualidade do ensino, estabelecendo novos

parâmetros de gestão para os sistemas educacionais.

Está correto o que afirma em

“No período pós-ditadura, surgiram abordagens que fundamentaram cientificamente a Educação Física como prática pedagógica: a educação psicomotora de Le Boulch (1986) e a desenvolvimentista de Tani et al. (1988).” (Neira & Nunes, 2008) A respeito da educação psicomotora, assinale a afirmativa correta.

“Até a década de 1970, a legislação brasileira proibia que mulheres praticassem lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo aquático, rugby e halterofilismo. Apenas em 1979 essa legislação deixou de existir.” (Altman, 2015). Com base neste trecho, assinale a afirmativa incorreta.

Soares et al. (2012) destacam os princípios utilizados na seleção dos conteúdos a serem incluídos no currículo escolar. As opções a seguir indicam princípios apresentados pelos autores, à exceção de uma. Assinale-a.

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