Com relação à administração, julgue os itens subsecutivos.
Na estrutura funcional, uma das vantagens apontadas é a máxima utilização das capacidades técnicas e uma das limitações, a falta de adaptação e flexibilidade a mudanças externas.
Com relação à administração, julgue os itens subsecutivos.
Entre as tarefas compreendidas pela gestão de processos, destacam-se a implementação de processos e mudanças e a comparação do desempenho com referências internas e externas.
Com base nos conceitos e nas normas a respeito de orçamento público no Brasil, julgue os próximos itens.
O Poder Judiciário, por ser independente e dispor de iniciativa em matéria orçamentária, tem ciclo orçamentário autônomo e exclusivo.
Com relação a administração de recursos humanos (ARH) e suas relações, julgue os itens a seguir.
A sobrevivência de uma organização depende de que os
incentivos que ela proporciona sob a forma de
pagamentos aos seus participantes excedam as
contribuições que ela recebe por meio do trabalho de
seus colaboradores.
Com relação a proporcionalidade, regras de três e divisão de grandezas, julgue os itens que se seguem.
Supondo-se que x = 30, y = 15 e x = cy, a constante de
proporcionalidade c será igual a 2.
As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica definem a oferta do atendimento educacional especializado (AEE) em todos os níveis e em todas as etapas e modalidades, preferencialmente no atendimento à rede pública de ensino. Com base nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, julgue os itens seguintes.
O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e para o desenvolvimento de sua aprendizagem.
Pelo simples fato de descrever sentimentos, relações
e condições que não haviam sido descritas anteriormente, o
artista canaliza-os de seu EU isolado para um NÓS. [...] A arte
pode elevar o homem de um estado de fragmentação a um
estado de ser íntegro, total. Ela capacita o homem para
compreender a realidade e o ajuda não só a suportá-la, como
a transformá-la.
Ernst Fischer. A necessidade da arte. Rio de Janeiro,
Editora Zahar, 1983 (com adaptações).
À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino
da arte como maneira de ampliar o horizonte de
possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade
de expressão e de interpretação da realidade, julgue os
seguintes itens.
A construção de práticas pedagógicas por meio da criação de formas artísticas nos espaços bi e tridimensional desenvolve um percurso de criação, individual ou coletivo, capaz de articular percepção, imaginação e ideias dos alunos.
Os resultados das decisões compositivas determinam o objetivo e o significado da manifestação visual e têm fortes implicações com relação ao que é recebido pelo espectador.
A partir do fragmento de texto e das obras apresentadas, julgue os itens a seguir com relação à arte moderna e aos elementos de uma composição visual.
Na Figura 2, foram utilizadas linhas geométricas suaves, fluidas e sem muita rigidez para definir as formas das rosas.
A Fundação Nacional de Artes – Funarte/Ministério da
Cultura, inaugurou em Brasília (DF), no dia 5 de novembro
de 2016, a mostra permanente Natureza viva Artes
Visuais/Ambiente Cerrado. Ela reúne obras de nove artistas
convidados da Capital Federal que desenvolvem pequenos
espaços arborizados, com esculturas em forma de bancos, na
área externa do Complexo Cultural Funarte.
Com base nas imagens e no texto apresentados, julgue os
itens que se seguem no que se refere à arte, cultura e
sociedade.
A arte contemporânea tem como característica ser direcionada a público mais específico, ou seja, outros artistas e uma classe que possua conhecimento acerca dos objetos artísticos.
Com o fim da Galáxia de Gutenberg, o texto escrito e
o livro estão novamente em questão. O modo de percepção
desloca-se: a percepção simultânea e multifocal substitui a
linear-sucessiva; uma percepção ao mesmo tempo mais
superficial e mais abrangente tomou o lugar da percepção
centrada, mais profunda, cujo paradigma era a leitura do
texto literário.
H. Lehmann. 2007, p. 17 (com adaptações).
Em relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
A plateia foi emancipada no teatro contemporâneo, que
passou a considerar a sua autonomia na produção de
sentidos.
As mudanças paleoambientais no Brasil,
influenciadas pelas oscilações climáticas, proporcionaram,
gradativamente, com climas mais úmidos, a expansão de
cerrados e a retração de caatingas, configurando o quadro
fitogeográfico atual.
Márcio Luiz da Silva. Revista Brasileira de Geografia Física 01 (2011).
Internet:
Considerando o texto como referência inicial, julgue os itens
subsecutivos acerca do quadro físico brasileiro.
No Brasil, o Período Quaternário, que inclui o Pleistoceno e o Holoceno, caracterizou-se, em uma análise fitogeográfica, pela extrema estabilidade, sem ocorrência de significativas mudanças na paleovegetação.
As mudanças paleoambientais no Brasil,
influenciadas pelas oscilações climáticas, proporcionaram,
gradativamente, com climas mais úmidos, a expansão de
cerrados e a retração de caatingas, configurando o quadro
fitogeográfico atual.
Márcio Luiz da Silva. Revista Brasileira de Geografia Física 01 (2011).
Internet:
Considerando o texto como referência inicial, julgue os itens
subsecutivos acerca do quadro físico brasileiro.
Segundo a classificação de Arthur Strahler, os climas tropical, alternadamente úmido e seco, semiárido, pela irregularidade das massas de ar, e tropical de altitude relacionam-se, respectivamente, no território brasileiro, a formações de caatinga, cerrado e mata atlântica.
O IBGE publicou, em 2016, no Diário Oficial da União,
uma estimativa da população brasileira, que apontava que o
Brasil tinha 206.081.432 habitantes. Em agosto de 2015, o
mesmo levantamento estimou a população, à época, em
204.450.649
Internet:
A partir das informações constantes no texto e de
conhecimentos acerca de temas correlatos, julgue os itens a
seguir.
Apenas na década de 1960, o Brasil passou a apresentar população majoritariamente urbana.
A euforia da globalização acompanhou a década de
1990, alimentada pela “revolução da informação" e pela
implosão da União Soviética. Prosperidade permanente. O
fim das recessões. Leite e mel. Essa euforia não se justifica. O
crescimento econômico global foi decepcionante e as
desigualdades sociais ampliaram-se. No mundo
subdesenvolvido, a única “história de sucesso" foi a expansão
das economias da Ásia/Pacífico, associada às necessidades da
indústria da informática nos Estados Unidos e no Japão. A
ideologia da globalização está em retrocesso. A prova mais
palpável dessa situação encontra-se nas manifestações
populares contra as políticas e as instituições internacionais
ligadas à integração global dos mercados.
Demetrio Magnoli. Globalização: Estado nacional e espaço mundial.
1.ª ed. São Paulo: Moderna, 1997 (com adaptações).
Tendo o texto como referência inicial, julgue os itens
subsequentes.
No momento em que se vive a descentralização industrial, a América Latina vem se tornando a área mais atrativa para o capital internacional. Na década 2000-2010, os governos da Venezuela, da Bolívia e do Equador empenharam-se firmemente em abrir seus países a investimentos externos.
Considerando as figuras como referências iniciais, julgue os
itens subsecutivos acerca da situação política contemporânea
mundial.
Estados Unidos e Rússia têm revivido, nas questões da guerra civil na Síria e no combate ao Estado Islâmico, um certo clima de Guerra Fria. No primeiro caso, enquanto Washington apoia os rebeldes, Moscou fornece apoio militar e diplomático ao regime de Damasco.