Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é direito do enfermeiro:
No arquivo de um estabelecimento de ensino, as atas de resultados finais e o histórico escolar dos alunos são considerados documentos de caráter
Sabe-se que vários pesquisadores, como Emília Ferreiro, Celéstin Freinet, Paulo Freire e Howard Gardner, partem do princípio
de que é preciso compreender e valorizar a ação do sujeito em seu processo de aquisição do conhecimento. A partir deste
princípio, está correto afirmar:
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros
momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus
alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando
ler em voz alta
O conceito de número é elaborado por meio de um processo longo. Segundo Piaget, desde muito pequena, a criança tem percepções numéricas e os conhecimentos matemáticos não passam de um nível perceptivo a um nível conceitual de forma espontânea e imediata e sim gradativamente, conduzindo-se por sucessivos momentos de avanços e retrocessos. Com base nas investigações de Piaget, está correto afirmar que o conceito de número depende do desenvolvimento dos processos de
Leia o texto abaixo. No Rio de Janeiro do século XIX, a concentração de negros estendia-se desde o mal-afamado Valongo até a “cidade nova sobre o mangue”. Heitor dos Prazeres, um dos frutos mais ilustres daquela região, a ela se referiu como “pequena África”. Tal expressão foi tomada pela historiografia para identificar exatamente a unidade social e cultural afrobrasileira que se percebe nesses distritos e em muitos outros redutos semelhantes Brasil afora. (Adaptado de: Eduardo Silva. Dom Obá II D'África, o príncipe do povo. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 81) A análise desse texto permite afirmar que o estudo da África, dos africanos e de seus descendentes no Brasil
Ao término do ensino básico, espera-se que o estudo da História tenha contribuído para o aluno dominar inúmeras habilidades e competências, entre elas
Durante o período colonial, as câmaras municipais se constituíram em lugares privilegiados da administração e do exercício de poder, consolidando-se como espaços
A colonização do Brasil tomou o aspecto de uma vasta empresa comercial, destinada a explorar os recursos naturais de um
território virgem em proveito do comércio europeu.
(Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1979. p. 31)
Uma parte da renda real gerada pela produção da colônia era transferida pelo sistema de colonização para a metrópole e
apropriada pela burguesia mercantil.
(Fernando A. Novaes. Portugal e Brasil na crise do antigo Sistema Colonial (1777-1808). São Paulo: HUCITEC, 2009. p. 68)
Um dos mais importantes mecanismos que possibilitava a exploração e a apropriação a que os textos fazem referência era o
As leis sociais que se acumulavam desde 1930 e, às vezes, entravam em choque com a Constituição de 1937, foram atualizadas e codificadas na Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada em 1943. De forma geral, a política trabalhista de Vargas revelou os interesses das classes dominantes em estabilizar a camada operária e criar condições para a modernização industrial do País, buscando o reajuste das relações entre patrões e empregados. (Adaptado de: Francisco A. da Silva. História Integrada. São Paulo: Editora Sol, s/d) O texto permite afirmar que o trabalhismo de Vargas
A resposta imune tem papel fundamental na defesa contra agentes infecciosos e se constitui no principal impedimento para a
ocorrência de infecções disseminadas, habitualmente associadas com alto índice de mortalidade (…). A imunidade pode ser
compreendida como inata ou adaptativa, de acordo com os mecanismos, células e tecidos envolvidos.
(Adaptado de: Machado, Araújo, Carvalho & Carvalho. Mecanismos de resposta imune às infecções. An Bras Dermatol, Rio de Janeiro,
79(6):647-664, nov/dez. 2004.)
São característicos da resposta inata e da resposta adquirida, respectivamente,
Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam
A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado
no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da
saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas
também controlado e aperfeiçoado.
Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de
exercícios ginásticos,
Segundo a Proposta Curricular de Educação Física/MG, currículo é compreendido como um conjunto de experiências
organizadas sistematicamente em dada realidade concreta, historicamente situada... . Nessa perspectiva, o currículo em relação
aos alunos visa à formação de sujeitos
No Ensino Fundamental, espera-se que o aluno compreenda que o esporte corresponde a uma produção humana que se
encontra em constante construção e que a história do esporte, relacionada ao contexto de cada época, atende aos mais
diversos interesses políticos, econômicos e educacionais. Contar como foi esse processo implica que o aluno possa contar a
história