O Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, ao regulamentar a Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 (que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e dá outras providências), considerou os seguintes conceitos em seu texto:
Em determinado atendimento, a assistente social Y teve acesso a dados que diziam respeito à vida privada do usuário, sendo que um desses dados envolvia questões de saúde do usuário. Em reunião de equipe multidisciplinar, a profissional revelou dados que seriam irrelevantes para a conduta, mas que expunham o usuário a situação vexatória.A situação descrita mostra que essa assistente transgrediu o seguinte princípio do código de ética profissional:
A orientação sobre uma perspectiva crítica frente à nova ordem econômico-social estabelecida e a defesa dos direitos dos trabalhadores se inscrevem num projeto que está em vigor e vem expresso claramente no Código de Ética do Assistente Social (Código de Ética vigente). Esse projeto tem como elementos constitutivos as dimensões de conhecimento no interior do Serviço Social e a dimensão jurídico-política e político-organizativa. A esse projeto denominamos
Podemos considerar que é uma das formas de violência doméstica e familiar contra a mulher
O fator norteador da constituição do fundo é o princípio da
O Decreto 4073 de 03/01/2002, que regulamenta os documentos relativos às atividades-fim dos órgãos da administração pública federal, determina que esses documentos serão avaliados e selecionados por quem?
Segundo o Decreto 1799 de 30/01/1996, que regulamenta a Lei 5433 sobre a microfilmagem de documentos oficiais, é vedada, tanto para a confecção do original como para a extração de cópias, a utilização de
Segundo a Lei de Acesso à Informação (12.527 de 18/11/2011), é dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação de informações de interesse coletivo por eles produzidas. Entre as informações explicitadas na Lei, podem servir de exemplo
Coesão refere-se ao grau em que os membros são atraídos entre si e motivados a permanecer como grupo. A coesão é importante porque está associada à produtividade do grupo e pode ser fortalecida quando os membros passam juntos uma grande parte do tempo. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um fator que aumenta a coesão grupal.
Organizações complexas contêm muitas subpartes que exigem coordenação e controle e, quanto mais complexa uma organização , mais difícil atingir a coordenação e o controle. Existem três elementos de complexidade mais comumentes identificados, um deles é a __________________________ que refere-se ao modo como as tarefas desempenhadas pela organização são subdivididas. A expressão que melhor completa a proposição acima é
Sistema de Informações Gerenciais (SIG) é um processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. Na Área Operacional um SIG deve contribuir como
Com base nos artigos 6º e 7º da Lei 5764/1971, Crúzio (2002, p. 14) exemplifica as classificações das cooperativas. Uma cooperativa formada por 21 trabalhadores ou profissionais que visa apenas à compra de bens de produção ou de consumo em grande quantidade e o repasse aos associados a preços e prazos melhores do que os oferecidos pelas grandes redes de lojas comerciais. Cooperativas dessa classificação são criadas para prestar serviços diretamente aos associados e atender a um único objetivo econômico, político ou social. Marque a alternativa com a classificação correspondente ao exemplo acima.
Considerando o artigo 4º da Lei 5764/71, entendem-se as características das sociedades cooperativas: são sociedades de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de natureza civil, não sujeitas a falência, constituídas para prestar serviços aos associados. Marque a alternativa que representa uma característica da sociedade cooperativa.
No livro intitulado “A Filosofia Cooperativista e o Cooperativismo no Brasil e no Mundo”, o autor define o Cooperativismo por ramo de atividade. Analise as quatro afirmações seguintes e escreva V ou F conforme elas sejam verdadeiras ou falsas. I.( ) Cooperativas Agropecuárias são compostas por produtores rurais ou agropastoris e de pesca, cujos meios de produção pertençam ao associado. II.( ) Cooperativas Agropecuárias são organizadas em regime de responsabilidade limitada e se destinam a promover a poupança e financiar as necessidades de consumo dos associados do ramo agropecuário. III.( ) Cooperativas de Produção são aquelas formadas por trabalhadores, de qualquer profissão, cujo objetivo é o de colocar a capacidade técnico-profissional dos seus associados à disposição do mercado de trabalho. IV.( ) Cooperativas de Pais são aquelas formadas com o propósito de oferecer ensino de qualidade a custos menores, aos filhos, cônjuges e demais dependentes de associados, através de ensino formal. Assinale a alternativa que reproduz, na ordem, as letras colocadas nas quatro afirmações.
Djalma Oliveira, no mesmo livro, também discorre sobre estruturação produtiva. Analise as quatro afirmações seguintes e escreva V ou F conforme elas sejam verdadeiras ou falsas. I.( ) Estrutura organizacional é o delineamento interativo das responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões dos executivos e profissionais em cada unidade organizacional, com suas funções e a relação de cada parte com as demais da cooperativa inteira. II.( ) A departamentalização por turno pode apresentar algumas vantagens – nos casos de trabalhos similares, repetidos e contínuos – e também nos processos produtivos simples e padronizados. III.( ) Rede de integração entre cooperativas é a cooperação estruturada em redes sociais virtuais. IV.( ) Governança corporativa é o modelo de gestão que, a partir da otimização das interações entre cooperados, conselhos e diretoria executiva, proporciona a adequada sustentação para o aumento da atratividade da cooperativa no mercado. Assinale a alternativa que reproduz, na ordem, as letras colocadas nas quatro afirmações.