Julgue o item que se segue, a respeito dos conceitos da auditoria em enfermagem.
A realização adequada das anotações de enfermagem demonstra o cuidado prestado e, assim, consiste em importante meio de assegurar o recebimento do valor gasto durante a assistência de enfermagem prestada, evitando glosas.
No que tange à área de atuação do profissional enfermeiro-auditor, julgue o próximo item.
Em hospitais, os enfermeiros-auditores analisam o prontuário médico, verificando se está completo e corretamente preenchido nos seus diversos campos tanto por médicos quanto por enfermeiros.
No que concerne à importância da auditoria para a enfermagem, julgue o item subsecutivo.
A auditoria em saúde não tem a função de fiscalizar, mas de orientar, pacificar, gerir mudanças relativas à garantia de efetividade, economicidade e eficiência.
A origem das técnicas de auditoria é remota, sendo elas existentes desde o início da atividade econômica do homem. Com relação a esse assunto, julgue o item a seguir.
Na auditoria de contas médicas, o auditor deve preservar o prontuário médico de suas observações; para isso, anotações poderão ser feitas na folha de faturamento ou nos impressos da contratante de serviços, mas não no prontuário médico.
Julgue o item seguinte, no que tange à auditoria em saúde.
Somente o médico, na função de auditor, poderá́ solicitar ao diretor-médico da unidade a disponibilização de prontuários selecionados de pacientes internados, sendo-lhe vedada a retirada dos prontuários da instituição.
Julgue o item seguinte, no que tange à auditoria em saúde.
O sistema nacional de auditoria do Sistema Único de Saúde brasileiro utiliza diferentes sistemas e redes de informações como ferramentas para obtenção de dados, análise e suporte à realização de auditorias analíticas e auditorias operacionais (in loco). Falta, no entanto, a definição de orientações técnicas sobre auditoria na assistência ambulatorial e hospitalar no SUS.
Julgue o próximo item, relativo ao Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS).
Um dos princípios do SUS refere-se a tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é menor.
Julgue o item a seguir, concernente a custas hospitalares.
Entre as estratégias de administração e controle de custos da organização está a dispensa de orçamento hospitalar.
Julgue o item seguinte, no que se refere a aspectos políticos, sociais e econômicos no Brasil.
Nas últimas décadas, ocorreram mudanças nos padrões de mortalidade, com acentuadas quedas nas taxas de mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias no Brasil, em particular nos estados das regiões Norte e Nordeste. Esses estados, no entanto, ainda são detentores das mais elevadas taxas de mortalidade do país.
Julgue o item subsequente, acerca do sistema de saúde no Brasil.
No Brasil, os desafios da assistência hospitalar incluem o controle de custos, o aumento da eficiência, a garantia da qualidade da atenção e da segurança do paciente, a provisão de acesso a cuidados abrangentes e a coordenação com a atenção básica.
A respeito de danos causados a particular por agente público de fato (necessário ou putativo), julgue o item a seguir.
O Estado terá o dever de indenizar no caso de dano provocado a terceiro de boa-fé por agente público necessário.
Julgue o seguinte item, a respeito dos poderes da administração pública.
O poder hierárquico se manifesta no controle exercido pela administração pública direta sobre as empresas públicas.
Considerando o que dispõe o Código Civil acerca de negócios jurídicos e contratos, julgue o item a seguir.
Nos contratos de adesão, as cláusulas que estipulem renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio serão consideradas abusivas, sendo, portanto, nulas.
Considerando o que dispõe o Código Civil acerca das obrigações e dos institutos da prescrição e da decadência, julgue o item que se segue.
Em regra, aplicam-se à decadência, no que couberem, as normas de suspensão e interrupção da prescrição.
A respeito das regras do atual Código de Processo Civil acerca da resposta do réu, julgue o item que se segue.
O réu que não contestar tempestivamente os fatos a ele imputados pelo autor na inicial será considerado revel e os referidos fatos serão presumidos verdadeiros, ainda que o litígio verse sobre direitos indisponíveis.